Publicidade Topo

notícias

Irati sediará Encontro Estadual das Benzedeiras

Evento será realizado nos dias 13 e 14 de agosto no Pavilhão João Wasilewski, no Parque Aquático, e terá como tema “Práticas e saberes das mulheres da floresta de araucárias”/Paulo Henrique Sava, com reportagem de Rodrigo Zub
Encontro Estadual das Benzedeiras será realizado nos dias 13 e 14 de agosto, no Pavilhão do Parque Aquático, em Irati. Foto: Divulgação

Nos próximos dias 13 e 14 de agosto, Irati sediará o Encontro Estadual das Benzedeiras. O evento será realizado no Pavilhão João Wasilewski, no Parque Aquático, e terá como tema “Práticas e saberes das mulheres da floresta de araucárias”. O evento está sendo organizado pelo Movimento Aprendizes da Sabedoria (MASA).

A programação começa no sábado, dia 13, às 08 horas, com o credenciamento dos participantes. Logo após, será realizada uma mística. Em seguida, haverá a apresentação das caravanas e grupos presentes. Às 11 horas, será feita a mesa de abertura. Em seguida, será servido o almoço.

No período da tarde, a partir das 14 horas, acontecerá uma roda de conversa sobre experiências, saberes e práticas. Depois, serão feitas oficinas de trocas de experiências. Das 19h às 21 horas, será feita uma noite cultural, com apresentações artísticas, feira de produtos e artesanatos e exposições.

No domingo, 14, a programação começa às 09 horas com uma mística. Em seguida, será apresentado o documentário “Benzedeiras e pandemia”. Depois, será feita a exposição do mapeamento elaborado em 2016, que contabilizou mais de 180 mulheres e homens que benzem em Irati. A partir das 11 horas, serão feitos trabalhos em grupos entre benzedeiras e movimentos. Logo após, será elaborada a carta final e serão feitos os encaminhamentos do evento, que tem previsão de término às 12 horas com almoço.

Os interessados podem se inscrever através do QR Code abaixo, ou através de um formulário disponibilizado no Instagram @movimentoaprendizesdesabedoria.

QR Code para inscrição no evento. Foto: Divulgação

Em contato com nossa reportagem, a agente regional de cultura da Secretaria Estadual de Comunicação Social e Cultura e da UEPG e assessora do MASA, Milene Aparecida Padilha Galvão, detalhou os objetivos do evento, que vem sendo organizado há pelo menos um ano e meio. “Este evento é para juntar e somar a prática tradicional de cura das mulheres e homens, benzedeiras e benzedores, aqui da região centro sul do Paraná. Estaremos recebendo benzedeiras de outras cidades do Paraná e de outros estados. É um encontro que estamos organizando com muita alegria e amor há pelo menos um ano e meio”, contou.


Milene exaltou a satisfação do grupo em poder realizar o encontro após dois anos seguidos de isolamento por conta da pandemia de Codiv-19. Ela ressaltou que, durante este período, as benzedeiras tiveram papel fundamental em suas comunidades, ouvindo, benzendo, orando e ajudando as pessoas a reforçarem a fé, mesmo dentro de casa. O momento de isolamento foi importante para que as benzedeiras reforçassem seus conhecimentos, segundo Milene.

“Está vindo uma mulherada muito forte, com um conhecimento muito bom sobre ervas medicinais, orações e simpatias. Todas as benzedeiras que quiserem, se ainda não fizerem parte do MASA, podem participar do nosso evento e trazer suas práticas. Inclusive, se alguma benzedeira quiser ofertar uma oficina de práticas tradicionais de cura, sinta-se à vontade, este evento é para a região como um todo”, pontuou.

A expectativa do grupo é de conseguir disseminar, através do encontro, o conhecimento popular, as práticas tradicionais de cura e fé e a manifestação cultural e religiosa disponibilizada pelo MASA. As informações sobre o evento estão sendo disponibilizadas aos participantes através de um grupo de WhatsApp.

“Todas as informações estamos passando neste grupo, vendo alojamentos, os melhores restaurantes e hotéis, e deixamos a cidade de Irati avisada de que virá um pessoal bastante grande nos dias 13 e 14 para participar do nosso encontro, então que os hotéis e restaurantes vão se preparando para receber este pessoal que está vindo de fora”, finalizou.
Foto: Divulgação