Publicidade Topo

notícias

ExpoIrati 2022 conta com quase 200 expositores

Primeira edição da feira acontece até domingo (07), com shows gratuitos no CT Willy Laars. A abertura oficial aconteceu na quinta-feira (04)/Texto de Karin Franco, com reportagem de Jussara Harmuch

Espaço da empresa Verdes Plantas na ExpoIrati. Foto: Jussara Harmuch

A ExpoIrati 2022 começou na quinta-feira (4) com uma abertura oficial com a presença de diversas autoridades regionais. Com quase 200 expositores, o evento tem o objetivo de fomentar a economia local, com novos negócios e proporcionar um espaço de interação entre compradores e fornecedores. O evento ocorre até domingo (7) no CT Willy Laars, em Irati.

São diversas atrações gratuitas ao público. O evento conta com exposição do comércio e indústria, palestras, shows, eventos esportivos e exposição de animais.

Uma das atrações é a exposição de carros, motos e maquinários durante os quatro dias. “Além dos veículos novos e seminovos, nós temos os caminhões, o maquinário agrícola e maquinário pesado também que estará aqui se apresentando dentro das exposições. Também das motos, que estarão aqui das concessionárias que revenda em Irati estarão presentes na ExpoIrati”, conta o secretário de Indústria e Comércio, Marcelo Rodrigues (Marcelinho). 

    Quer receber conteúdo local da Najuá? Confira a descrição do grupo

Quem gosta de esportes automotivos também aproveitará algumas atrações como o Velocross e a possibilidade de experimentar a sensação de estar em um veículo da Stockcar, principal categoria do automobilismo brasileiro. “Uma novidade são os carros simuladores da StockCar que estarão também presentes. Três unidades estarão presentes aqui, dando um implemento a mais dentro da ExpoIrati”, explica Marcelinho. 

A programação da ExpoIrati tem um espaço dedicado para palestras e exposição de animais de diversas espécies. “Em torno de 80 ovinos e caprinos. As pessoas vão ver muito borrego com os borreguinhos pequenos, cabrito com os cabritinhos pequenos, cavalos de raça, boi Purunã, vai ter um boi de 1.300 kg para visitar aqui também. Nós teremos também uma piscina aonde os búfalos vão estar tomando banho e as pessoas vão poder apreciar a vida aquática deste animal, porque ele gosta muito dessa questão de barro e água”, conta o secretário de Agricultura de Irati, Raimundo Gnatkowski (Mundio). 

Centro de Eventos do CT Willy Laars. Foto: Jussara Harmuch

O município auxiliará na alimentação dos animais. “Na parte da exposição de animais, a organização que nós estamos fazendo da gestão municipal trará toda a alimentação, seja de fenação, seja de silagem, água, toda infraestrutura está pronta para que seja acomodado esses animais da melhor forma possível. Quem vir aqui vai ver que os animais terão um espaço muito bom para visitação e também para agricultor para comercialização”, explicou o secretário. 

As palestras serão realizadas na área do Condomínio do Idoso que já está pronta. “Uma das partes do Condomínio do Idoso já está pronta, que é só o piso, ela é aberta. Já foi usado para artística no Rodeio e agora nós vamos fazer um restaurante aqui, além das palestras técnicas ocupando esse espaço. Ele vai ter múltiplas utilidades, além do Condomínio do Idoso, nós podemos utilizar para outros eventos também”, destaca. 

Segundo o secretário de Agricultura, essa é a oportunidade de o agricultor aliar o conhecimento teórico com a prática. “É a opção de ver o teórico, o bicho e aprender um pouquinho sobre o manejo dele aqui também na parte de palestras. E também o que nós comentamos já hoje, a Cooper Aliança estará fechando aquela parceria. Aqueles agricultores que quiserem produzir borrego, eles estarão comprando esse borrego pronto para o abate e eles mesmo comercializam tudo isso”, disse. 

O secretário ainda comentou sobre a pista de laço, que já está 40% pronta. “Nós também estamos observando que a pista aqui de laço está sendo coberta. Em torno de 40 metros dela já estará pronto para a ExpoIrati. Você vê como está acelerando o trabalho”, afirmou. 

33 estandes foram montados dentro do pavilhão do Centro de Eventos. Foto: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro-Sul 

Na área de comércio, um dos principais locais é o Centro de Eventos. “Aqui dentro do pavilhão do Centro de Eventos, nós montamos uma estrutura para 33 estandes e fora os 33 estandes, com as empresas aqui dentro, nós também teremos o buffet de comida italiana que será servido pelo grupo italiano do Pinho de Baixo”, conta a secretária de Cultura e Turismo de Irati, Samanta Regina dos Santos Ferreira. 

Os estandes incluem lojas, farmácias, clínicas, planos de saúde, faculdades e inclusive uma parte com a venda de embutidos.

O almoço italiano é uma das principais atrações gastronômicas do Centro de Eventos. A partir das 11h será servido o almoço com massas, polentas, entre outros. “Nós cedemos a cozinha aqui do Centro de Eventos para eles poderem utilizar, para poder, da melhor forma possível, atender os visitantes da feira”, conta Samanta. 

Quem adquirir o almoço no local, poderá desfrutar de apresentações musicais realizadas por moradores do Pinho de Baixo. “Enquanto eles estão servindo a comida típica italiana, eles vão estar apresentando também a música típica italiana”, revela a secretária. 

Empresas de diversos segmentos de Irati estão expondo e comercializando seus produtos durante a ExpoIrati. Uma das empresas é a Cresol, que está com seu estande montado logo no início do CT Willy Laars. “Não esperávamos que ia ser um evento tão desse porte. Primeiramente, agradecer a prefeitura por ter nos proporcionado a possibilidade de participar desse grande evento no município, divulgando o trabalho de todas as instituições. Queremos aproveitar e convidar, tanto os nossos cooperados como quem não é nosso cooperado ainda, estamos aqui com estande na entrada do parque de exposições. Temos um café bem preparado para vocês aqui. Nosso estande está aqui. Temos a possibilidade de mostrar todos os nossos produtos e serviços, mostrar para você que está aqui no CT. Quero deixar o nosso convite para você vir, tomar um café, conhecer um pouquinho mais da Cresol”, conta o funcionário da Cresol, Emerson dos Santos. 

A diversidade tem atraído o público ao CT Willy Laars. No primeiro dia da atração, muitos visitantes ficaram surpresos com a estrutura. O casal Luiz e Silmara destacaram o trabalho realizado pela organização. “Muito bem organizado, muito bonito para ser a primeira e com certeza deve ter muito mais ainda, né?”, conta Luiz. 

O casal Emerson e Luciane se surpreendeu com a estrutura do evento. “Fiquei surpresa. A primeira vez aqui e muito bem organizada lindo demais”, conta Luciane. “Não fazia ideia do tamanho, da estrutura. Muito bom não perde para grandes cidades nenhuma”, disse Emerson. 

Alunos da Escola Matilde Araújo se apresentaram durante a abertura da ExpoIrati. Foto: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro-Sul

Abertura: A abertura oficial aconteceu na tarde de quinta-feira (4) e contou com o lançamento da Unidade Móvel do SENAC, que está ofertando na ExpoIrati workshops gratuitos na área de gastronomia.

A abertura ainda contou com as apresentações da Banda Ebenezer da Igreja Assembleia de Deus de Irati e dos alunos da Escola Municipal Matilde Araújo.

Durante a abertura oficial, o prefeito de Irati, Jorge Derbli, aproveitou para agradecer a equipe que auxiliou na primeira edição da ExpoIrati. “Eu quero agradecer a todos os secretários, a todos os funcionários da prefeitura, a todos que estão cuidando da segurança. Enfim, cada um que contribuiu de uma maneira ou de outra, cuidando, limpando, ajeitando, montando, eu convido vocês para conhecer as nossas barracas”, disse. 

O prefeito destacou que o evento é resultado de um trabalho de toda a gestão. “Eu queria dizer a todos vocês secretários, que de coração, eu agradeço e também, ao mesmo tempo, a paciência de vocês. Porque quando inventamos as coisas, como nunca teve, é muito gratificante do jeito que está, mas eu confesso que é muito estressante. A montagem, a confecção, o planejamento, os obstáculos que aparecem”, contou. 

A vice-prefeita de Irati, Ieda Waydzik, contou sobre os desafios da equipe e a inspiração na cidade de Maringá para a realização da festa. “Um prefeito arrojado e que traz desafios para sua equipe. Desde a primeira vez em que você falou em Expo, passava o frio na barriga. Tivemos que ir na ExpoMaringá, com toda a equipe, para ver como era para que todo mundo pudesse se preparar. Lá fomos nós e o frio aumentava na barriga. E começaram os preparativos. Mas eu estou muito orgulhosa, Jorge, da nossa equipe, de todos que realmente vestiram a camisa para que hoje nós tivéssemos essa festa tão bonita acontecendo no nosso município”, disse. 

O presidente da Câmara de Irati, Hélio de Melo, destacou que eventos como esse auxiliam na exposição do que é produzido no município. “Precisamos de ações dessa forma para que o município possa desenvolver muito mais ainda”, destacou. 

O presidente da Amcespar e prefeito de Inácio Martins, Júnior Benato, elogiou o prefeito Jorge Derbli, destacando que ele é uma inspiração para os outros prefeitos. “Você é o cara. Você é o exemplo para nossa região. Irati tem se mostrado, como até para fazer méritos, eu escutei o nome do Alfredo Van Der Neut, escutei o nome do Doutor Sérgio [Stoklos], tem o Toti [Antonio Toti Colaço Vaz], tem o Rodrigo [Hilgemberg], tem outras pessoas que passaram e deram sua contribuição. Sabemos disso, todos de Irati sabem. Agora você é iluminado. Você é diferente. Você é diferenciado. Nós, prefeitos da região, os nove, temos se espelhado em Irati”, disse. 

Benato ainda apontou o nome de Jorge Derbli como um possível candidato a deputado estadual para a região no futuro. "Jorge, não quero lançar você, mas tem de ser você", afirmou.

Também estiveram presentes na abertura o prefeito de Imbituva, Celso Kubaski, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Irati (Aciai), Elias Mansur, os vereadores Amauri Cesar Jacumasso, Terezinha Miranda Veres, Wilson Karas e Nei Cabral, a tenente da Polícia Militar, Gisleia Ferreira, o diretor regional do SENAC/PR Sidnei Lopes de Oliveira e o gerente do SENAC, João Guilherme Baggio de Oliveira, os ex-prefeitos, Sérgio Stoklos e Alfredo Van Der Neut. Também participaram da abertura o prefeito do município de Irati, em Santa Catarina, Neuri Meurer e do vereador Renato Ritter.

Orientações: Devido à quantidade de pessoas circulando pelo CT Willy Laars, a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania de Irati decidiu proibir o trânsito de carros dentro do parque de exposições, exceto os carros oficiais. “Por questões de segurança, pelo público que estará presente neste evento, pelo cuidado com as crianças, nós optamos com a coordenação para que não tenha circulação de veículos dentro do CT Willy Laars. As pessoas que virão até aqui terão que deixar seus veículos nos estacionamentos que estão sendo regulamentados, pagos e lembrando que um dos estacionamentos, uma parte do valor vai ser destinado para ANAPCI”, conta Marcelinho. 

O estacionamento será nas áreas externas do CT, que terá a cobrança de uma taxa de R$ 20 por veículo. O valor arrecadado será revertido para a Associação do Núcleo de Apoio ao Portador de Câncer de Irati (ANAPCI). 

A entrada de veículos será permitida somente até às 10 h para expositores e prestadores de serviço que precisam descarregar equipamentos e produtos. Depois deste horário, se houver necessidade de descarregar quaisquer equipamentos, é preciso se dirigir ao portão dos fundos do CT e fazer a descarga no portão. 

Para o público, a orientação é que evite o consumo de bebida alcoólica, caso dirija. Como haverá um grande fluxo de pessoas, é esperado que o trânsito fique lento na região. Por isso, a recomendação é que as pessoas se reúnam em grupos e evitem de irem ao CT com vários carros. Também é aconselhado o uso de carros de aplicativos e táxis para maior comodidade e segurança.

Quem visitar o parque de exposições com crianças e adolescentes precisa observar algumas orientações. De acordo com a Secretaria de Assistência Social de Irati, todos que possuem menos de 18 anos devem apresentar documento de identificação com foto na portaria.

Os menores de 15 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Já os adolescentes de 15 a 18 anos, que estiverem desacompanhados dos pais ou responsáveis, precisam portar autorização por escrito (não é necessário ser registrada em cartório). Conforme a legislação brasileira, bebidas alcoólicas não podem ser vendidas para menores de 18 anos.

Programação

Sábado (06)

10h – Início da Exposição

11h – Início da programação musical com artistas locais

13h – Início da programação recreativa/esportiva

15h – Provas de Velocross

15h às 18h – Café com Feira Santa Maria, no pavilhão aberto do CT Willy Laars

17h – Desfile e apresentação da Banda Musical do Caximba

19h – Rodeio Country (entrada gratuita)

21h – Show com Di Paullo e Paulino (entrada gratuita)

Domingo (07)

10h – Início da Exposição

11h – Início da programação musical com artistas locais

11h – Início das provas de Velocross

13h – Programação recreativa/esportiva

16h30 – Desfile e apresentação da Banda Municipal de Pinhão

17h – Encerramento do Velocross

18h – Rodeio Country (entrada gratuita)

20h – Show de encerramento com João Neto e Frederico (entrada gratuita)

Luiz e Silmara foi um dos casos que aprovou a estrutura da ExpoIrati. Foto: Jussara Harmuch

Casal Emerson e Luciane ao lado das filhas. Visitantes se surpreenderam como as acomodações e organização da ExpoIrati. Foto: Jussara Harmuch

Moradores do Pinho de Baixo estão servindo almoço e jantar típico italiano. Foto: Jussara Harmuch

Autoridades políticas durante a abertura da ExpoIrati. Foto: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro-Sul 

Quase 200 empresas estão expondo seus serviços na ExpoIrati. Foto: Ciro Ivatiuk/Hoje Centro-Sul

Estrutura do rodeio country. Foto: Jussara Harmuch

Secretária de Cultura, Samanta Regina dos Santos Ferreira. Foto: Jussara Harmuch

Secretário de Agricultura, Raimundo Gnatkowski (Mundio). Foto: Jussara Harmuch