Publicidade Topo

notícias

Espaço da Mottanet durante a ExpoIrati terá óculos de realidade virtual

Quem passar no estande Mottanet poderá conferir gratuitamente como funciona essa tecnologia/ Texto de Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava

Representantes da Mottanet, Willian Lopes e Alisson Riveli, falaram como funciona a tecnologia do óculos de realidade virtual em participação no programa Meio Dia em Notícias da Super Najuá. Foto: Divulgação

Já pensou em poder sentir a experiência de usar os óculos de realidade virtual? Pois é essa experiência que a Mottanet está oferecendo aos visitantes da ExpoIrati 2022, no CT Willy Laars, em Irati, a partir desta quinta-feira (4).

Quem passar no estande Mottanet poderá conferir gratuitamente como funciona essa tecnologia. “Vamos estar com uma realidade virtual, apresentando nossos planos. Vai ser um evento muito top. Convido todos vocês a estar participando conosco lá no CT”, convidou o supervisor comercial da Mottanet, Willian Lopes.

Os óculos de realidade virtual também estarão disponíveis no estante da Afubra, junto com a Rádio Najuá, para demonstração. Os óculos estarão disponíveis ao público no local às 16h30, de sexta-feira (5) a domingo (7). A Mottanet também é parceira da Rádio Najuá na transmissão da programação direto do CT Willy Laars.

  Quer receber conteúdo local da Najuá? Confira a descrição do grupo

A experiência também foi levada para a Rádio Najuá nesta semana. A diretora da Rádio Najuá, Jussara Harmuch, experimentou os óculos de realidade virtual com uma animação de montanha russa e contou o que as pessoas poderão experimentar durante a ExpoIrati. “Teve uma hora que eu fechei meu olho porque eu estava passando mal mesmo. Eu falei que eu tenho que continuar a entrevista. Então, deixa eu fazer o meu olho. Gente, é muito verdadeiro. Se você olhar para baixo, inclusive entrar realmente no clima, parece que está numa montanha russa mesmo”, conta. O ouvinte pode ver como foi essa experiência na página da Rádio Najuá no Facebook.

Os óculos de realidade virtual também foram disponibilizados em outros pontos de Irati durante a semana. Um dos locais foi no bairro Alto da Lagoa. “A Mottanet tem uma preocupação social também. Buscamos estar levando para as vilas, para os bairros, esse contato com os jogos virtuais que é isso que estamos vendo aqui. Não só os óculos de realidade virtual, nós temos um cockpit de Fórmula 1 também, que é a emoção real de um cockpit. Temos também pintura de rosto, brincadeiras para as crianças. A Mottanet que tem esta preocupação social”, disse promotor de eventos da Mottanet, Alisson Riveli. 

De acordo com o promotor de eventos, os óculos de realidade virtual proporcionam levar experiências inéditas a quem nunca teve uma chance. “Isso aqui te leva realmente a uma dimensão, imagina crianças que nunca tiveram oportunidade de andar de montanha russa, eles estão lá andando de montanha russa. E a sensação é a mesma. Esses controles que tem aqui. Qual que é o objetivo? Ele vibra na mão. Você o segura na mão, ele dá aquela vibração. A vibração que está acontecendo na montanha russa e a realidade virtual, os óculos são 360 graus, ela vira e ela tem a sensação exata”, conta Alisson. 

Atualmente, já há jogos feitos para os óculos de realidade virtual. “Esses jogos são feitos em 360 graus, tanto que se você movimenta, quem está com óculos, pode dar um giro de 360° e o cenário todo vai aparecer. Não são só jogos, são animações como aqui a Jussara estava, você pode fazer real. Dentro da rádio mesmo aqui, você pode fazer um vídeo 360° e com esses óculos você vai ter oportunidade. Hoje é utilizado nos museus, que estão utilizando isso. Os museus fazem vídeos de 360°, de suas exposições, obras de arte, depois publica no YouTube e a pessoa: ‘Eu vou ver uma exposição lá de Londres’. Hoje, você tem essa possibilidade. Você coloca os óculos, entra no YouTube e tem essa oportunidade”, disse o promotor de eventos da Mottanet.  

Junto com os óculos de realidade virtual, é possível usar um controle que ajudará a incorporar mais a experiência. “Esses controles dão uma vibração da montanha russa mesmo. Quem está ali, ela balança, você se sente no controle. Ele dá essa sensação 8D que nós falamos, que não é só a visão 360°, mas também, o sentimento, as reações e as ações daquele momento que é vivido”, conta Alisson. 

Além de conhecer uma experiência tecnológica diferente, quem passar pelo estande da Mottanet na ExpoIrati 2022 também poderá conferir os serviços oferecidos pela empresa em Irati. “Nós temos aqui alguns planos hoje, o plano Slim 300, são 300 megas por R$ 100 e digo para vocês, são 300 megas de verdade. Quando vendemos realmente na sua casa, o cliente vai estar recebendo 300 megas realmente”, conta o promotor de eventos. 

O supervisor comercial também aproveitou para explicar que algumas instalações tiveram interrupção do fornecimento de serviços porque foram alvos de vandalismo. “Infelizmente, tivemos esses casos de vandalismo. Tivemos três cortes de cabos ópticos nossos. Esses cabos que são interligados da cidade toda, então a maioria dos clientes acabaram ficando sem conexão. Foi corte de vândalos porque a fibra óptica não tem cobre, então não tem valor nenhum para a venda. Mas já recorremos a autoridades aqui de Irati, fizemos o boletim de ocorrência e pedimos se alguém ver alguém trepando em algum poste, cortando algum fio, que denuncie”, alerta Willian. 

A filial da Mottanet em Irati fica na Rua 15 de Novembro, nº 755, em frente à loja Rosa de Saron.

A programação da ExpoIrati 2022 começa nesta quinta-feira (4) e segue até domingo (7), no CT Willy Laars. A entrada para o evento e shows é gratuita.