Publicidade Topo

notícias

Teixeira Soares inaugura monumento do Imaculado Coração de Maria nesta quinta-feira

Monumento ficará na Praça Irmãos Baumel (praça do parquinho). Imagem foi encaminhada da cidade de Fátima, em Portugal/Texto: Rodrigo Zub, com reportagem de Ademar Bettes

Imagem consagrada do Imaculado Coração de Maria foi encaminhada do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal. Foto: Divulgação

Dentro da programação de aniversário de Teixeira Soares, que comemora 105 anos nesta quinta-feira, dia 14, acontecerá a inauguração do monumento do Imaculado Coração de Maria na Praça Irmãos Baumel (praça do parquinho), a partir das 10 h. Antes dessa cerimônia será celebrada uma missa às 8h30 na Paróquia Imaculada Conceição. As duas celebrações terão a participação do bispo da Diocese de Ponta Grossa, Dom Sérgio Arthur Braschi.

A imagem que foi trazida para Teixeira Soares veio da cidade de Fátima, em Portugal. Em entrevista à Najuá, a sócia-proprietária da Funerária Bom Jesus, de Teixeira Soares, Eliane Cândido Andrade Padilha, que é ministra de Eucaristia e faz parte do grupo do Imaculado Coração de Maria, ressaltou que somente outras três cidades no Paraná possuem monumentos deste tipo. Eliane lembra que a data de aparição de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, coincide com a data de fundação do município de Teixeira Soares. As duas situações ocorreram em 1917. “Dessa segunda aparição de Nossa Senhora de Fátima, que teve em Fátima, Portugal, foi 13 de junho de 1917, então ele coincide muito com a fundação da nossa cidade de Teixeira Soares [que também é 1917]. Nossa cidade completa 105 anos e esta segunda aparição também completa 105 anos. Então, coincidiu a data de fundação da cidade com a aparição”, relata.


Para Eliane, a instalação do monumento na cidade significa um momento de consagração das famílias e terras de Teixeira Soares. Ela diz que isso é importante, pois o município é essencialmente agrícola e depende do êxito da produção rural para alimentar as famílias.

Expotexas: Outras atividades estão previstas para acontecer nesta quinta-feira, 14, em Teixeira Soares. Às 9 h será realizado um desfile de máquinas e tratores agrícolas com concentração no posto Stanislavski até o Centro de Eventos Miguel Belinoski. No mesmo horário e local começa a cavalgada. Ás 11h será realizado um ato cívico com presença do prefeito Lula Thomaz, vice-prefeita Juliana Belinoski e outras autoridades municipais. Já a abertura da Expotexas no Centro de Eventos será às 20 h. No mesmo horário será realizado o concurso para escolha da 1ª Rainha Mirim da Expotexas. Às 21h acontece a prova dos três tambores. Já às 21h45 tem início o rodeio de touros. A programação da quinta-feira será finalizada às 23 h com show com a dupla Guilherme e Benuto e mais um DJ convidado.

Na sexta, sábado e domingo, a abertura do rodeio no Centro de Eventos será às 20 h. A prova dos três tambores será às 21 h nos três dias. Já o rodeio em touros começa sempre às 21h45. Na sexta, o show será com a dupla Fiduma & Jeca às 23 h. No sábado, às 23 h, começa o show de Vicente Neto e Gabriel. Logo depois, às 23h30, a dupla Mariana & Matheus se apresenta no Centro de Eventos. No domingo, o início das atividades será às 14 h. Já o show de encerramento será com a dupla Antony & Gabriel, às 23 h.