Publicidade Topo

notícias

Rodeio de Irati acontecerá entre os dias 15 e 17 de julho

Evento terá invernadas artísticas e campeiras, bailes e outros atrativos, durante os três dias de evento. Confira a programação/Texto: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Irati

Bailes do rodeio serão realizados no novo Centro de Eventos, que foi construído no CT Willy Laars. Foto: Divulgação

O município de Irati está se preparando para receber visitantes de várias regiões do Sul do Brasil para o maior rodeio crioulo do Estado. Tradicionalmente, o rodeio integra a programação alusiva ao aniversário de Irati, que neste ano completa 115 anos de emancipação política.

Este ano, o rodeio acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de julho, no CT Willy Laars, contando com invernadas artísticas e campeiras, bailes e outros atrativos, durante os três dias de evento.

Compõem a patronagem da invernada campeira os CTGs XV de Julho, Missioneiro, Pousada do Tropeiro, Terra dos Pinheirais, Fazenda Neumann, Laço Velho, Estância Jacumasso, Picasso Velho, Herança de Bravos e Esteio da Esperança.


Neste ano, os bailes serão realizados em prol da Santa Casa de Irati. Informações sobre a comercialização das mesas e ingressos podem ser obtidas no telefone 9-9947-6878, com o Celso. Todos os bailes serão realizados no Centro de Eventos que foi construído no CT, dando início às atividades no local.

O Baile de Patrão, em comemoração aos 115 anos de Irati, será animado pelo grupo Serranos, na sexta-feira, dia 15, às 22h. Para este baile são comercializadas somente mesas. No sábado, o Baile de Rodeio será com João Luiz Correa e Grupo Campeirismo, às 22h. No domingo, o baile será com Baitaca, às 19h. O grupo Marca Fandangueira fará a abertura de todos os bailes.

Neste ano, serão mantidas as transmissões ao vivo das apresentações artísticas. O responsável pelas transmissões será o Canal Arte Campeira, no Youtube, especializado neste tipo de atividades.

A invernada campeira do rodeio manterá o mesmo sistema de provas realizado nos anos anteriores. A programação inicia com os CTGs de Irati, na sexta-feira, às 9h, para disputa do troféu Cidade em Equipes. Ás 18h, tem início as inscrições das armadas oficiais. No sábado, às 8h, começa a prova de laço oficial. Às 15h será realizada a abertura oficial do rodeio. No domingo, as disputas reiniciam às 7 h, com a reposição de armadas. Às 8h, prossegue a disputa de equipes, e posteriormente será realizado o laço piá, seguido do laço guri, prenda e prova de rédea.

A Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) avisa que só podem entrar no CT os cavalos com a documentação sanitária em dia. São exigidos, os exames do mormo, anemia, Guia de Trânsito Animal (GTA) e a vacina da gripe dentro do prazo de validade. Segundo a Adapar, os boletos já estão sendo emitidos para quem solicitá-los. Já as GTAs serão emitidas presencialmente a partir de segunda, dia 11.

Mais informações sobre o rodeio de Irati podem ser obtidas na Secretaria de Cultura e Turismo no telefone 3132 6197.