Publicidade Topo

notícias

Rio Azul celebra aniversário com festividades até domingo

Principal atração é o show nacional com a dupla Munhoz e Mariano no domingo. Show de manobras radicais, corrida de rua e outras apresentações musicais também integram a programação festiva/Texto: Karin Franco, com reportagem de Rodrigo Zub e Juarez Oliveira

Imagem do público durante show com o grupo Os Serranos na quinta-feira. No domingo, 17, outras duplas e cantores vão se apresentar no mesmo espaço ao lado da rodoviária municipal. Foto: José Ambrosio Zem

As festividades de aniversário do município de Rio Azul, em comemorações aos 104 anos, seguem até domingo (17) com uma programação diversa com shows, apresentações e uma corrida de rua. Toda a programação do aniversário é gratuita ao público.

A programação do fim de semana começa no sábado (16) com o show de manobras radicais com a equipe Extreme, às 20h, na rua 14 de Julho, em frente à Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus.

Já no domingo (17), a programação é extensa iniciando às 9h com a corrida rústica de 5km, com largada em frente à Câmara Municipal. O evento é organizado pela Secretaria de Esportes e Recreação de Rio Azul.

Nas proximidades da rodoviária, a partir das 13h30, serão disponibilizados brinquedos infláveis gratuitos, além do trenzinho e Carreta da Alegria. A programação ainda inclui a apresentação da orquestra de gaita do orientador Acibaldo Martins. Também haverá a apresentação do rio-azulense Kauã Bueno e uma participação especial.


A premiação dos primeiros colocados do Festival Canta Rio, o primeiro festival de música sertaneja e popular brasileira, também acontecerá no domingo. O festival foi realizado no dia 25 de junho e teve público de mais de 3 mil pessoas. “O Festival de Música em Rio Azul está sendo cada vez mais sucesso. Nós temos muitos talentos, muitos cantores ótimos aqui em Rio Azul. No dia 25 de junho, nós fizemos o festival. Teve mais de 3 mil pessoas que estiveram acompanhando, lá na Igreja Matriz, e muitos cantores cantaram. Agora eles vão poder se apresentar, os três primeiros colocados vão se apresentar na programação com a Minha Cidade é Massa, que vai ser no domingo, a partir das 14 horas”, conta o prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski.

O terceiro colocado do Festival Canta Rio foi Adão Amorim. Jaciel e Acibaldo Martins ficaram em segundo lugar. Já a dupla formada por Jair Martins e Jocimar ficou na primeira posição. 

A programação da “Minha Cidade é Massa” também conta com alguns shows, como o da dupla Munhoz e Mariano. Os shows no domingo ainda incluem a dupla Kelvin e Kauan, DJ André Olly, Edu Chociay, as duplas Gustavo Toledo e Gabriel e Riso & Gaita formada por Alorino Junior e Bruno. A programação do domingo encerra com um bailão com artistas locais após o show da dupla Munhoz e Mariano.

De acordo com o prefeito, haverá reforço no policiamento durante as festividades. “Temos muitos seguranças. Temos várias equipes da polícia que vão estar e também duas viaturas da Rotam, que vão estar fazendo a segurança da festa para todo mundo poder vir participar com as crianças, com a família, com os avós, com a melhor idade”, disse.

A programação das festividades iniciou na quarta-feira (13) com uma sessão especial na Câmara Municipal, com menções honrosas às equipes de saúde pelo trabalho realizado durante a pandemia de Covid-19 e às pessoas que participaram da apresentação do Teatro da Paixão de Cristo.

Na quinta-feira (14), a programação seguiu com um ato cívico na frente da Câmara. Durante o ato cívico, foi inaugurado um espaço dedicado aos imigrantes. “É em homenagem aos imigrantes que colonizaram Rio Azul há muitos anos atrás, homenageando os poloneses, os ucranianos, italianos, que naquele período, por volta de mais de 100 anos atrás, vieram e colonizaram a nossa cidade e, também, a nossa região toda. A maioria da nossa região é colonizada por poloneses, ucranianos, italianos e assim por diante”, afirma o prefeito.

No domingo, município de Rio Azul terá várias atrações musicais durante evento denominado de "Minha Cidade é Massa". Foto: Divulgação

São seis estátuas que estão expostas ao lado da Câmara de Vereadores. “São seis estátuas representando dois casais de senhores e duas crianças. Um menino e uma menininha. Bem legal, bem bacana, são seis esculturas feitas de madeira, ficou bem bonito. Vale a pena passar ali tirar uma foto e guardar a recordação que as imagens ali vão ficar para a eternidade em frente à Câmara, representando os nossos imigrantes que vierem colonizarem toda a nossa região”, explica.

As estátuas já haviam sido adquiridas pela Prefeitura de Rio Azul e instaladas em uma praça entre a Vila Feliz e o bairro Beira Linha. Devido ao vandalismo, as estátuas tiveram que ser retiradas. As estátuas voltam a ser expostas após um processo de restauro feito inicialmente por Geraldo Sakovicz e, posteriormente, do artista Laercio Soares da Silva. “Essas estátuas foram adquiridas pelo município de Rio Azul há mais de cinco anos e elas estavam guardadas porque há um tempo atrás foi colocada numa praça, mas não estava tendo muito cuidado. Quando nós assumimos o município, nós a guardamos. E agora eu passei pra Câmara de Vereadores e a Câmara restaurou. As imagens foram restauradas, passaram por uma restauração detalhada. Temos um grande artista aqui, que é o Laércio, bem conhecido já na região pela sua arte e ele restaurou as estátuas. Ficaram bem bonitas, bem original mesmo”, conta Leandro.

A programação de aniversário de Rio Azul ainda contou com apresentações artísticas com o grupo Mule’k, do grupo folclórico ucraniano Dunay e da APAE na quinta-feira, dia 14.

O dia seguiu com a distribuição do bolo de aniversário do município, comemorado no dia 14 de julho, além do baile da terceira idade com irmãos Martins e o grupo Floriando A Cordiona. Durante o dia, as crianças puderam se divertir com brinquedos infláveis, trenzinho e Carreta da Alegria, todos gratuitos. Também houve a disponibilização de passeio com policiamento hipomóvel, com cavalos, da Polícia Militar do Paraná. O dia do aniversário do município terminou com o show-baile com o grupo Os Serranos.

Avaliação: Há um ano e meio à frente da prefeitura, Leandro Jasinski destaca que já é possível verificar mudanças na cidade. “Hoje fico muito feliz de ver o resultado que conseguimos fazer em tão pouco tempo, um ano e meio de mandato, com tantas dificuldades. Assumimos o município no pior momento da pandemia. Até na quarta-feira, nós tivemos uma menção honrosa na Câmara, referente às dificuldades que os profissionais da saúde passaram durante a pandemia. E foi difícil para todo mundo. Mas, mesmo com tantas dificuldades, conseguimos dar a volta por cima, através dos parceiros, deputados que investiram também muito aqui em Rio Azul. E hoje nós temos muitas obras de pavimentação sendo iniciadas”, disse.

O prefeito também comentou sobre os investimentos na área de saúde. “O município de Rio Azul era o município da Amcespar com a menor cobertura odontológica em todo o município. Estava em 20%. Hoje, nós contratamos mais profissionais, mais dentistas, estamos com 100% de atendimento em todos os postos de saúde, tanto da cidade, quanto no interior. Contratamos mais médicos, investimos quatro vezes mais no Consórcio de Saúde para liberar as consultas, os exames, as cirurgias. Hoje, a fila por um tratamento de saúde aqui na saúde pública de Rio Azul, a fila é mínima. Praticamente não tem fila. Se você precisa do atendimento, você é atendido é dentro de poucos dias”, destaca.

O setor agrícola também recebeu investimentos. “Estamos investindo muito em equipamentos para as associações e implementos agrícolas para as associações nas comunidades do interior. Nós temos aqui 30 comunidades e agora estamos fechando com quase R$ 2 milhões de compra em equipamentos, comprando equipamento ou implemento, e entregando pra associação, entregando para comunidade usar. Isso é uma grande ajuda que o município faz e ajuda diretamente os produtores. Quase 70% da nossa população mora no interior”, relata Leandro.

Na área da educação, a prefeitura distribuiu uniformes. “Esse ano, no início do ano, nós demos uniforme completo com material também e agora duas semanas atrás, nós entregamos a segunda remessa do uniforme, entregue no mesmo ano. As crianças nunca haviam ganhado uma camiseta. Esse ano ganharam duas remessas de uniforme no mesmo ano”, disse.

O município também realizou entrega de casas. “Na assistência social, nós já entregamos mais de 40 casas. Casas de madeira, casa simples, mas sendo construída com recurso próprio do município e entregue para aquelas famílias que mais necessitam. Que são selecionadas através de uma avaliação pelo CRAS, pelo CREAS, para podermos atender realmente quem mais precisa”, conta.

Na área da pavimentação, as comunidades de Cachoeira dos Paulistas, Faxinal de São Pedro e Pinhalzinho já estão recebendo pavimentação. “As obras já foram iniciadas no Pinhalzinho, que está mais atrasado porque foi só feito o primeiro bueiro, o primeiro o início da obra. Faxinal de São Pedro também a empresa já começou a mexer. A construtora Derbli, uma empresa séria que está fazendo, vai fazer um asfalto de qualidade. Faxinal de São Pedro também tem um posto de saúde ali que já no que sai da cidade, tem um posto de saúde e é um poeirão na frente do posto. Por isso, que priorizamos o asfalto naquele local. Vai ficar muito bom e é um acesso também para muitas famílias que moram, são várias comunidades ali”, disse.

Leandro comentou sobre a pavimentação na estrada da Cachoeira dos Paulistas. “Lá do outro lado da BR, que vai para Cachoeira dos Paulistas, também lá vai ser 1 km de asfalto, que está sendo construído, a equipe está trabalhando lá, para também lá são várias comunidades que tem acesso para aquele local”, explica.

O prefeito destacou que o município tem a intenção de pavimentar os bairros na área urbana que ainda não possuem asfalto. “Já tem obra acontecendo na Vila Diva, já foi licitado semana passada, já tem inclusive a empresa ganhadora da licitação para fazer o asfalto, na Vila Girardi, também na Vila Boa Vista do Erechim. São outras vilas importantes, muitas pessoas moram nesses locais e agora vão receber a pavimentação”, conta.

Com diversas obras e festividades, o prefeito garante que as contas públicas estão em equilíbrio. “Hoje, estamos muito bem equilibrados financeiramente. Nós estamos agora no período de festa, vamos fazer festa hoje, vamos fazer festa domingo. Vai gastar dinheiro em festa, vai, mas sem comprometer o dinheiro da saúde, o dinheiro da educação, o dinheiro da assistência social, o dinheiro que é investido nas estradas rurais. Hoje nós estamos com o município muito bem, muito equilibrado”, disse.

Grupo "Os Serranos" encerrou a programação festiva do aniversário de Rio Azul na noite de quinta-feira, 14. Foto: José Ambrosio Zem