Publicidade Topo

notícias

Réplica de maria fumaça ficará em exposição durante Expotexas

Uma estrutura está sendo construída nas proximidades da Câmara Municipal para que a réplica da locomotiva fique em exposição. Objetivo é fomentar o turismo e a cultura de Teixeira Soares/Texto: Rodrigo Zub, com reportagem de Herivelton Lourenço

Maria fumaça está em exibição no barracão principal da Expotexas. Foto: Divulgação

As pessoas que forem até o Centro de Eventos Miguel Belinoski, em Teixeira Soares, para acompanhar as atividades da 8ª Expotexas, até o próximo domingo, dia 17, poderão conhecer uma réplica de maria fumaça, que ficará em exposição no local. Um artesão de Irati que trabalha na empresa Criart foi quem produziu a réplica.

O secretário de Saúde de Teixeira Soares, Amauri Klossowski, destaca que o município foi criado a partir da instalação da estrada de ferro e continua até agora com a circulação de trens pela área urbana e rural. Por esse motivo, o prefeito Lula Thomaz sugeriu construir uma réplica de locomotiva como forma de desenvolver a cultura e o turismo da cidade. A ideia é deixar o objeto em exposição em uma estrutura nas proximidades da Câmara Municipal para que as pessoas possam tirar fotos no local. “Já está sendo feito o piso para essa estrutura que vai ser um local onde as pessoas podem tirar fotos e voltar um pouco no tempo da nossa história. Ela é uma réplica com sete metros, tem vários detalhes e toda fabricada em aço. O interior dela lembra vários detalhes de uma locomotiva original”, afirma Amauri.


O secretário relata que a réplica da locomotiva foi a primeira produzida neste estilo e demorou cerca de 50 dias para ficar pronta. “Vale a pena conhecer, ela já está em exposição no barracão principal da Expotexas, mas o local de moradia dela vai ser perto da Câmara Municipal”.

Em um vagão da maria fumaça foi transcrito um pedaço do hino de Teixeira Soares. Amauri conta outros detalhes da peça. “Foi tudo desenvolvido em aço no seu interior. Lembra a fornalha, os relógios de aquecimento, de vapor, manual de alavanca de arrancada, tem um sino que você pode tocar e lembrar na época como era. Ela lembra uma maria fumaça da época. No vagonete tem lenhas que simulam coisas de época. Mas ficou maravilhosa vale a pena, você ir lá conhecer. Um trabalho lindo. Uma réplica reduzida”, diz Amauri.

Imagem mostra como ficará estrutura onde será colocada a réplica da locomotiva. Foto: Divulgação

Maria fumaça ficará em um espaço para que as pessoas possam tirar fotos ao lado da réplica. Foto: Divulgação