Publicidade Topo

notícias

Rei e Rainha da Expotexas são definidos

Elthyelles Guilherme Bogo foi o vencedor da disputa entre os homens. Já Ana Carolina de Oliveira Martins foi escolhida Rainha da festa em comemoração ao aniversário de Teixeira Soares/Texto de Rodrigo Zub

Três primeiros colocados do concurso de Rei da Expotexas. Da esquerda para direita: Giovani Henrique Bilibiu (3º colocado), Elthyelles Bogo (1º lugar) e Jhonatan Elias Justus Fogaça (2º colocado). Foto: Jussara Harmuch

Na noite de sexta-feira, 1º, foram escolhidos o Rei e a Rainha da 8ª edição da Expotexas em evento realizado no Centro de Eventos Miguel Belinoski, em Teixeira Soares. O concurso teve boa presença de público, inclusive com familiares e amigos dos candidatos, que levaram faixas, cartazes, buzinas, vuvuzelas, confetes, entre outros adereços para demonstrar apoio aos concorrentes.

Cada candidato teve a oportunidade de se apresentar duas vezes. O primeiro desfile foi em conjunto. Já no segundo, cada representante teve a chance de se apresentar em até 3 minutos e 30 segundos. Os candidatos foram criativos em suas apresentações cantando, dançando, tocando violão, soprando berrantes ou desfilando com imagens de Nossa Senhora Aparecida ou a bandeira de Teixeira Soares.

No concurso de Rei, Giovani Henrique Bilibiu foi o terceiro colocado. O jovem, de 24 anos, representou a sua empresa Texas Bulls. O segundo colocado foi Jhonatan Elias Justus Fogaça, de 19 anos, que representou a Agro Belinoski. Já o vencedor do concurso foi o jovem Elthyelles Guilherme Bogo, de 18 anos, representando o programa “A Voz do Texas”. Ele recebeu um prêmio de R$ 500 em vale-compras de uma empresa agropecuária da cidade.


Entre as mulheres, Carina Kovalski, de 22 anos, ficou em terceiro lugar, representando o programa “A Voz do Texas”. Thalita Daga Farago, de 19 anos, terminou a disputa na segunda colocação, representando a empresa “Renovar Materiais de Construção”. Thalita atua como modelo comercial e de passarela pela agência de Dilson Stein. Já Ana Carolina de Oliveira Martins, de 20 anos, foi a vencedora do concurso. A representante da Agro Belinoski foi escolhida a rainha da Expotexas. Ela recebeu a premiação de R$ 500 da Cooperativa Sicredi.

Os jurados que avaliaram os candidatos do concurso foram a representante do SEBRAE e da Associação Comercial e Empresarial de Irati (ACIAI), Emanuelle Jarski, a rainha da festa do Pinhão, em Inácio Martins, Evelyn Letícia Azevedo, a jornalista Laisa Amaral Braga, o deputado federal Aliel Machado, a proprietária da Virá Charme Resort, Marina Tobera Grichinski, e a diretora da rádio Najuá e vice-presidente da Câmara da Mulher de Irati, Jussara Harmuch.

Após o concurso, foi realizado um baile com animação do grupo Nova Querência. No total, 13 mulheres e cinco homens participaram do concurso que escolheu o Rei e a Rainha da Expotexas. O evento foi organizado pela presidente da Associação Comercial e Empresarial de Teixeira Soares (ACETS), Cristian Mary Hilgemberg Bueno. 

Cada candidato representou uma empresa da cidade. Os candidatos a Rei foram: Giovani Henrique Bilibiu, Emerson Dambroski, Jhonatan Elias Justus Fogaça, Luis Henrique de Jesus e Elthyelles Guilherme Bogo. Já as candidatas a Rainha foram: Carina Kovalski, Thalita Daga Farago, Ana Caroline Gorte, Deise Lima Lutke, Letícia Fernando Follmann, Brenda Mulhestidt, Tais Ribeiro, Letícia Chiczta, Ana Carolina de Oliveira Martins, Kamylly Bilibiu Bogo, Sabrina Eduarda da Silva, Emilly Kokoginski Bitencourt e Ana Letícia de Jesus. Durante o evento, a organização homenageou Carlos Henrique de Melo, que faleceu em agosto de 2019. Ele foi Diretor do Departamento de Cultura e Turismo de Teixeira Soares e também atuou na organização da Expotexas.  

A reportagem da Najuá conversou com o prefeito de Teixeira Soares, Lula Thomaz, e a vice-prefeita Juliana Belinoski, que demonstraram a satisfação da administração de retomar a festa após dois anos sem poder realizá-la em virtude da pandemia de coronavírus.

“É muito bonito de ver as pessoas depois de dois anos reclusas pela pandemia de Covid-19, estarmos hoje podendo nos confraternizarmos com as famílias e escolhendo o Rei e a Rainha da 8ª Expotexas. Com certeza será a maior [festa] de todos os tempos”, disse Lula.

“Há dois anos estamos aguardando para começar a retomar a nossa festa. Quero agradecer a todo nosso comércio que está participando trazendo as Rainhas e Reis e estão participando dessa noite maravilhosa”, afirmou Juliana.

Entre as mulheres, Carina Kovalski foi a 3ª colocada, Ana Carolina de Oliveira Martins ficou na 1ª posição e Thalita Farago terminou na 2ª colocação. Foto: Jussara Harmuch

Programação da Expotexas: A Expotexas será realizada entre os dias 13 e 17 de julho no Centro de Eventos Miguel Belinoski. A entrada será gratuita todos os dias. Na quarta, dia 13, às 8 h, haverá uma atividade voltada aos produtores rurais. Já às 13h30 começa a Olimpíada Rural. Estão programadas gincanas, palestras e orientações aos produtores rurais neste dia. 

Na quinta, dia 14, uma Missa será realizada às 8h30 na Igreja Matriz. A partir das 10 h acontecerá a procissão e inauguração do monumento ao Imaculado Coração de Maria na Praça Irmãos Baumel (praça do parquinho). Logo depois, às 11 h, será realizado um ato cívico em comemoração aos 105 anos de Teixeira Soares. A cavalgada terá início às 9 h com concentração no posto Stanislavski. A abertura da Expotexas será às 20 h. No mesmo horário, haverá escolha da 1ª Rainha Mirim da Expotexas. Às 21h acontece a prova dos três tambores. Já às 21h45 tem início o rodeio de touros. A programação da quinta-feira será finalizada às 23 h com show com a dupla Guilherme e Benuto e mais um DJ convidado.

Na sexta, sábado e domingo, a abertura do rodeio será às 20 h. A prova dos três tambores será às 21 h nos três dias. Já o rodeio em touros começa sempre às 21h45. Na sexta, dia 15, o show será com a dupla Fiduma & Jeca, às 23 h. A dupla retorna ao município de Teixeira Soares após a apresentação na última edição da Expotexas em 2019, que foi elogiada pelos presentes. No sábado, às 23 h, começa o show de Vicente Neto e Gabriel. Logo depois, às 23h30, a dupla Mariana & Matheus se apresenta no Centro de Eventos. No domingo, o início das atividades será às 14 h. Já o show de encerramento será com a dupla Antony & Gabriel, às 23 h.

Prefeito Lula Thomaz e a vice-prefeita Juliana Belinoski comemoram que o município pode retomar a Expotexas após dois anos sem festividades em virtude da pandemia de Covid-19. Foto: Jussara Harmuch