Publicidade Topo

notícias

Prefeito autoriza início das obras da nova fachada da Feira do Produtor Iratiense

Construção no estilo eslavo fará referência aos 150 anos da imigração polonesa no Paraná. Projeto foi doado pelo engenheiro Dagoberto Waydzik e será executado com recursos de emenda parlamentar/Texto de Rodrigo Zub, com reportagem de Jussara Harmuch

Assinatura da ordem de serviço para início das obras da nova fachada da Feira do Produtor Iratiense aconteceu na manhã deste sábado, 30. Foto: Kelly Ramos/Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Irati

Na manhã deste sábado, 30, o prefeito Jorge Derbli assinou a ordem de serviço autorizando o início das obras da nova fachada e da ampliação da Feira do Produtor Iratiense, na rua 15 de Julho, no centro da cidade. Na ocasião também foi servido um café beneficente promovido pelos agricultores feirantes. Outras atividades realizadas foram a demonstração de gastronomia com a equipe do SENAC e um workshop com os produtores.

O projeto da nova fachada da feira foi realizado pelo engenheiro civil, Dagoberto Waydzik, que fez a doação ao município. Ou seja, ele não cobrou pelo serviço. A construção será no estilo eslavo em homenagem aos 150 anos de imigração polonesa no Paraná. Os trabalhos devem ser concentrados em duas fases. A primeira será a fachada frontal da atual edificação. Em seguida, será feita a modificação da fachada lateral do prédio.

O recurso de aproximadamente R$ 500 mil para execução da obra foi destinado por meio de emenda parlamentar da deputada federal, Leandre Dal Ponte (PSD/PR). Ela não esteve presente na assinatura da ordem de serviço em função da convenção estadual do seu partido, que aconteceu na manhã de hoje em Pinhais, na região Metropolitana de Curitiba. Na oportunidade, o nome da deputada foi homologado para reeleição à Câmara Federal. 

  Quer receber conteúdo local da Najuá? Confira a descrição do grupo

Durante seu discurso na manhã de hoje, Derbli salientou a qualidade dos produtos que são comercializados na feira e agradeceu as pessoas que contribuíram para realizar a obra, em especial a deputada Leandre e o engenheiro Dagoberto. O prefeito destacou que a nova fachada se tornará um ponto turístico no município. Ele também relembrou o período que a Feira funcionava em um prédio de madeira e destacou que a prefeitura realizou melhorias no local com recursos próprios. Derbli ainda citou que o governo estadual cedeu os equipamentos instalados no Centro de Processamento de Alimentos, que fica anexo à Feira do Produtor. 

Em entrevista à Najuá, a vice-prefeita Ieda Waydzik comentou sobre a possibilidade de o espaço da feira ser ampliado. “A nova fachada vai embelezar e se tornar um ponto turístico de Irati. O projeto tem mais possibilidades para você incrementar ainda mais a quantidade de feirantes, diversidade de produtos e isso tudo está previsto neste projeto que a gente pretende continuar, não está terminado”, salienta Ieda. 

O presidente da Associação da Feira do Produtor Iratiense, Oscar Orchel, agradeceu a administração municipal pelos investimentos que já foram realizados no espaço, que permitem um atendimento com mais qualidade à população. “Sou um dos pioneiros junto com meu pai, há quase 40 anos na feira em Irati. Passa uma gestão e a gente está sempre pedindo melhorias para atender o público. A gente precisa desse recurso [obtido na feira] para investir na propriedade. Quero agradecer a gestão pelas melhorias”, disse Oscar.  

Já o presidente da Câmara de Irati, Hélio de Mello, falou sobre a articulação política que o prefeito realizou para conseguir os recursos necessários para execução da obra. “Quero enaltecer o trabalho de articulação do prefeito Jorge Derbli, da vice-prefeita Ieda e toda sua equipe. Eu testemunhei esse fato, essa ação, quando estivemos em novembro em Brasília junto com o prefeito, com o projeto em baixo do braço. São R$ 500 mil para investimento na feira. Quero agradecer ao Dagoberto pela parceria”, relatou Hélio, que se reuniu com a deputada Leandre, em Brasília/DF, em novembro de 2021, junto com o prefeito e os vereadores Nego Jacumasso e Amauri Cezar Jacumasso, tratando da liberação dos recursos para construção da fachada da feira. 

Fachada da Feira do Produtor Iratiense será feita no estilo eslavo em homenagem aos 150 anos da imigração polonesa. Foto: Jussara Harmuch