Publicidade Topo

notícias

Prefeita de Fernandes Pinheiro apresenta reivindicações da área da saúde ao presidente Bolsonaro

Cleonice Schuck foi convidada para falar em um café no Palácio do Planalto, onde apenas dois representantes políticos do Paraná tiveram direito à palavra

Prefeita Cleonice Schuck foi a primeira a discursar durante café no Palácio do Planalto, que teve participação do presidente Jair Bolsonaro. Foto: Facebook/Divulgação 

Em evento em Brasília/DF, na terça-feira, a prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, que também preside o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amcespar) teve a oportunidade de apresentar as reivindicações da área de saúde dos municípios da região Sudeste do Estado ao presidente da República, Jair Bolsonaro.

Cleonice foi convidada para falar em um café no Palácio do Planalto, que teve participação de aproximadamente 100 pessoas, entre prefeitos, vereadores, deputados e lideranças políticas. Entretanto, somente cinco pessoas puderam discursar e apresentar as solicitações ao presidente. Do Paraná, apenas Cleonice e o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Júnior Weiller, que é prefeito de Jesuítas, tiveram direito à palavra.


Na ocasião, a prefeita falou sobre a defasagem nos valores repassados pelo governo federal para custear os procedimentos realizados pelo SUS e pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). “Encaminhamos o pedido de reavaliação e atualização dos valores da tabela SUS, a correção do valor repassado para manutenção do SAMU e também a criação de algum programa ou políticas que possam estar repassando recursos para os Consórcios Municipais de Saúde para que possamos atender ainda melhor a nossa população, pois os consórcios desempenham com muito profissionalismo, com uma equipe muito competente e dedicada a atenção necessária para a nossa população a média complexidade e também encaminhamentos e apoios na alta complexidade. Fomos muito bem recebidos pelo nosso presidente, que com muita simpatia, com muita atenção, nos recebeu e nos ouviu o que é o mais importante”, disse Cleonice.

Ela e outros representantes políticos da região participaram nesta semana em Brasília da mobilização municipalista organizada pela CNM (Confederação Nacional dos Municípios), que teve como um dos temas principais a discussão sobre o custeio da área de saúde. O vereador de Fernandes Pinheiro, Vanderlei Taioki, e o prefeito de Inácio Martins, Junior Benato, que é presidente da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar), também estiveram presentes.

Durante a viagem à Capital Federal, Cleonice também visitou o gabinete do senador paranaense Alvaro Dias, que recentemente destinou uma emenda para o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amcespar) no valor de R$ 250 mil para compra de equipamentos para o Centro de Especialidades Odontológicas. A prefeita de Fernandes Pinheiro também esteve no Ministério da Saúde acompanhada do deputado federal Sandro Alex para solicitar a construção da sede própria do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS 2) Regional e a habilitação dos serviços de atendimento psicossocial para as crianças. Cleonice disse que recebeu a sinalização positiva para o credenciamento do serviço a partir do mês de agosto. Já a construção da sede do CAPS deve iniciar após o período eleitoral. “Tivemos uma resposta afirmativa de credenciamento já no mês de agosto, o que nos deixou muito feliz. Confirmamos no Ministério da Saúde a liberação da sede do CAPS, a obra da sede regional do CAPS, para já após as eleições”, complementa a prefeita.

Prefeita de Fernandes Pinheiro apresentou reivindicações da área da saúde para o presidente da República. Foto: Divulgação