Publicidade Topo

notícias

Festa de São Cristóvão acontece neste fim de semana em Irati

Tradicional procissão volta aos moldes de 2019, com benção de veículos e premiação para caminhão mais enfeitado/Texto de Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava e Rodrigo Zub

Novo salão paroquial da Nossa Senhora da Luz tem capacidade para receber até mil pessoas durante as atividades da festa de São Cristóvão. Foto: Paróquia Nossa Senhora da Luz-Facebook/Divulgação

O fim de semana será marcado pela volta das comemorações da Festa de São Cristóvão, na Paróquia Nossa Senhora da Luz, em Irati. Nos últimos dois anos, devido à pandemia de coronavírus, aconteceu apenas a tradicional benção de veículos. Agora, o evento retorna com toda a programação, incluindo a procissão em honra ao padroeiro dos motoristas e a corrida de rua.

A programação do evento começou na semana passada, com o início da novena na quinta-feira (14). “Nós iniciamos dia 14, o primeiro dia da novena, que não tínhamos. Nós fazíamos o tríduo. A novena é uma inovação. Do dia 14 ao dia 22 [acontecem as novenas]”, conta o coordenador da Festa de São Cristóvão, Vanderlei Kawa.

No fim de semana, a programação começa com uma novidade. Neste ano, haverá a realização do Arraiá da Luz, a partir das 14 horas no sábado, 23. “Dia 23, será no sábado que às 14 h também e nós pegando a Festa Junina ou Julina. O grupo de jovens, que fez 15 anos esse ano, os Jovens da Luz, que estão atuante trabalhando, vão fazer o Arraiá da Luz, com a dança da quadrilha, é uma novidade”, disse o coordenador.


Outra novidade neste ano é o horário da tradicional Corrida de São Cristóvão. Em sua 14ª edição, a corrida acontecerá a partir das 19h, no sábado (23). Vanderlei explica que a mudança veio a partir de pedidos de pessoas que gostariam de juntar a programação com a venda de churrasco e serviços de cozinha. O coordenador destacou que a mudança para a noite será um teste. “É uma experiência, é um desafio que nós estamos fazendo. Se não der esse ano, e eu acho que vai dar porque já tinha 138 inscritos até terça-feira. Só adulto, fora as crianças. Eu espero que dê uma média de 150 inscritos dentro do site, que nós temos um grupo de cronometragem hoje. São três anos que eles fazem esse trabalho para nós”, conta.

As inscrições para a corrida foram encerradas na quarta-feira (20). “As categorias são masculino e feminino. Vai ter premiação, troféu, prêmios que vamos fazer esse sorteio. A maneira dessa cobrança, por pessoa, cada atleta, justamente para cobrirmos as despesas dessa empresa, que ela não é barata. Tem hospedagem, tem alimentação da equipe, são três pessoas que vêm para dar toda essa assessoria. Nós ficamos na logística, nos bastidores, colaborando”, disse Vanderlei.

Ainda no sábado (23), às 16h, acontece a benção dos Maquinários Agrícolas (Tratores). Já no domingo (24) será realizada uma das principais atrações da festa de São Cristóvão, a procissão de caminhões e bênção de veículos. A programação começa às 8h com a Missa do Motorista, seguindo às 9h30, com bênção dos veículos. Às 10h, acontece a missa e ao meio-dia será servido o almoço.

Neste ano, a programação retorna aos moldes de 2018 e 2019, com o novo percurso passando por ruas dentro da cidade. Por causa do trânsito, a bênção acontecerá na rotatória, próximo ao Mercado Móveis, na rua 19 de Dezembro. “Vai seguir realmente pelas ruas da cidade. Sai a carreata com a imagem de São Cristóvão em cima do caminhão do Corpo de Bombeiros. Agradecemos já a comandante Carla Spak. Também à frente vão os motoqueiros, ciclistas que sempre estão acompanhando a procissão e, em seguida, pelas ruas, a Avenida Alfredo Bufren, passa pela Munhoz da Rocha, vai indo na Vicente Machado até a parte do fórum. Segue até dar encontro na Avenida Getúlio Vargas. Pegamos lá perto do posto do Gerson Rebesco, grande colaborador nosso também, e desce até a rotatória do Panka e segue até a 19 [de Dezembro], até encontrar ali no Mercado Móveis, que é a rotatória do Mercado Móveis, todos são conscientes disso. À esquerda, nós liberamos caminhões, que são muitos caminhões. Tem empresa que leva a frota. São caminhões pesados. À direita, descemos a rua da Delegacia, até o encontro da Paróquia, a quem desejar vir para o almoço”, relata Vanderlei.

Festa de São Cristóvão acontece desde 1948 em Irati. Por isso, ela foi incluída no Rank Brasil, que homologa os recordes brasileiros. Coordenador da festa, Vanderlei Kawa, exibe material que foi publicado sobre a festa que é a mais antiga envolvendo motoristas no País. Foto: João Geraldo Mitz (Magoo)

Como nos outros anos, haverá premiação para o veículo mais enfeitado. “Temos prêmios bons lá. Bateria, rádio AM/FM, com pen drive e bluetooth. E outros prêmios ainda. Nós vamos premiar realmente o carro e o caminhão mais enfeitado, com troféus, e sorteio também do cupom, lá na procissão. Tem uma base, que vai a equipe nossa dos Franciscanos, da Comunidade São Francisco, vão estar distribuindo a esses motoristas que recebe a bênção do diácono, do padre, dos freis, vão receber o brinde. Mas a benção é a maior alegria, a maior riqueza, que todo mundo abre o portão, recebe aquela água benzida, a graça de realmente estar vivo, dirigindo, trabalhando, transportando a sua carga, a sua família, o sustento de toda a família”, disse.

O coordenador destacou que a pessoa que participa da procissão precisa seguir as normas de trânsito, como não consumir bebidas alcoólicas enquanto dirige. “Vale lembrar do respeito que nós temos às normas de trânsito. A pessoa que foi em 2018. Três, quatro [pessoas], às vezes, nos ligam: ‘Vanderlei, me multaram e tal’. Mas daí cheguei na polícia, que eles não querem fazer isso, mas o cara dirigindo com cerveja, tomando cerveja, pessoas em cima das carretas, dos caminhões. Então, essa logística de vocês. Se cuida motorista. Mas não é para haver realmente, mas vamos ter respeito com as ordens de trânsito. Todo cuidado, devagar, sem fazer muito zigue-zague pelas ruas e esse cuidado nosso, que precisamos com a vida”, explica.

Assim como em outros eventos, o uso da máscara é opcional. Segundo o coordenador, haverá cuidados para a prevenção da Covid-19. “Nós estamos reinaugurando o nosso salão lá, que cabe mil pessoas no salão, antes era pequeno. Nós estamos nos preparando, com todo cuidado, vai ter claro o álcool em gel. Quem não se sentir seguro, usar a máscara, é tranquilo. Tem todo esse cuidado com a alimentação, com o cuidado com as pessoas em si”, disse.

Outra mudança é o encerramento, com uma Missa Solene em louvor a São Cristóvão, na segunda-feira (25), às 19h. A venda de pastel e sonho será feita durante o dia inteiro. “Dia 25 é o dia de São Cristóvão. Teve época que nós jogamos lá para o dia 31, dia 1º de agosto. Esse ano vai cair em uma segunda-feira. É uma novidade. Até o padre Jorge disse: ‘O que você acha?’. ‘Vamos tocar. A ideia é boa’. Vai ter a venda de pastéis, sonho, o dia todo, desde manhã e a missa encerra às 19h, com a missa e louvor a São Cristóvão”, conta o coordenador.

Durante o evento, ainda haverá a venda de uma rifa que sorteará um fusca, ano 1974, para o primeiro lugar. O segundo lugar ganhará uma mini geladeira, o terceiro lugar uma TV Smart LG 43 e o quarto lugar um forno elétrico. Ainda haverá o sorteio de outros prêmios na rifa. O valor da rifa é de R$ 10. “A rifa vai ser sorteada eletronicamente. Você compra sem se preocupar em estar no dia presente. Vai ser 16 de dezembro, às 20 horas, que nós vamos fazer via live, via Rádio Web Nossa Senhora da Luz”, afirmou Vanderlei.

O coordenador diz que a Festa de São Cristóvão têm sido uma tradição em Irati que tem passado de geração a geração. “A devoção e a tradição da fé são muito grandes. Vem dos nossos ancestrais e nós vamos passando isso para as novas gerações, para continuar a história. Quantas pessoas se foram e quantas pessoas estão hoje, vindo, diante dessa geração que passou e que está vindo para continuar essa história bonita”, afirmou.

O evento tem o apoio de Buchholz & Gadens Odontologia, Samila Veículos, Bombas Injetoras Irati, Distribuidora de Bebidas Uliana, Panka Materiais de Construção, Comercial Rebesco, Rogeski Cereais, Pachalki Madeiras, ZigCar Veículos, Sabiá Maquinas Agrícolas, Cerealista e Transportadora Malanski, Metalúrgica Letchacouski, AGC Telhas, Ferro e Aço.

Programação completa:

14 DE JULHO - QUINTA-FEIRA

19h - 1° Dia da Novena - Benção das chaves e capacetes

15 DE JULHO - SEXTA-FEIRA


19h - 2° Dia da Novena - Ação de Graças pelos 115 anos de Irati Benção dos Jovens

16 DE JULHO – SÁBADO

18h - 3° Dia da Novena - Benção das sementes e ferramentas de trabalho

17 DE JULHO - DOMINGO

18h - 4° Dia da Novena - Benção dos alimentos

18 DE JULHO - SEGUNDA-FEIRA


19h - 5° Dia da Novena - Benção das Carteiras de Trabalho

19 DE JULHO - TERÇA-FEIRA

19h - 6° Dia da Novena - Benção dos Casais

20 DE JULHO - QUARTA-FEIRA

19h - 7° Dia da Novena - Benção dos objetos de devoção

21 DE JULHO - QUINTA-FEIRA


18h - 8° Dia da Novena - Benção das fotos

22 DE JULHO - SEXTA-FEIRA

19h - 9° Dia da Novena - Benção da Água

23 DE JULHO - SÁBADO

14h - Arraiá da Luz

16h - Benção dos Maquinários Agrícolas (Tratores)

19h - 14° Corrida de São Cristóvão

Venda de Churrasco e serviços de cozinha

24 DE JULHO - DOMINGO

8h - Missa do Motorista

9h30 - Benção dos Veículos

10h - Missa Solene

12h – Almoço

25 DE JULHO - SEGUNDA-FEIRA

19h - Missa Solene em louvor a São Cristóvão

Venda de pastel e sonho (o dia todo)