Publicidade Topo

notícias

Aproximadamente 50 CTGs devem participar das provas artísticas do rodeio de Irati

Provas artísticas acontecerão no sábado e domingo em três palcos no CT Willy Laars. Entre as atividades previstas estão concurso da Mais Prendada Prenda e Peão do Rodeio, danças gaúchas de salão, danças tradicionais, chula, declamação, causo, música, instrumental e trova/Texto: Rodrigo Zub

Foto: Divulgação

As apresentações artísticas do rodeio de Irati serão realizadas no sábado, 16, e domingo, 17, em três palcos no CT Willy Laars. Entre as atividades previstas estão concurso da Mais Prendada Prenda e Peão do Rodeio, danças gaúchas de salão, danças tradicionais, chula, declamação, causo, música, instrumental e trova.

O coordenador das atividades artísticas do rodeio, Marcelo de Ávila Francos, relata quais são as categorias em disputa. “A parte da música conta com canções, gaita, com violão e a parte da trova. Teremos também declamação em todas as categorias pré-mirim, mirim, juvenil, adulto, veterano, xiru, teremos também o concurso da mais prendada prenda e do peão do rodeio, prendinha do rodeio e a prenda do rodeio, as danças gaúchas de salão em todas as categorias e a chula. São grandes atrações do nosso rodeio”, afirma Marcelo. 

Por conta de um pedido do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), as danças tradicionais acontecerão no sábado, 16, devido ao grande número de inscrições. “Neste ano, nós temos 33 grupos inscritos. Então teremos as apresentações das danças tradicionais no sábado, a partir das 8h30. Para os concursos da prenda, do peão e da prendinha tivemos a inscrição de dez concorrentes, sendo sete na categoria adulta, dois na categoria prendinha e um na categoria peão. Os concursos na área de declamação, causo, da parte de música, instrumental, acontecem nas categorias pré-mirim, mirim, juvenil, adulto veterano e xiru e são subdivididos em masculino e feminino. Ou seja, a prenda e o peão”, explica o coordenador das atividades artísticas do rodeio. 

Segundo Marcelo, a expectativa é receber aproximadamente 50 CTGs, que devem participar das provas artísticas representando vários municípios do Paraná, como Toledo, Curitiba, Colombo, União da Vitória, Guarapuava, Planalto, Foz do Iguaçu, Quedas do Iguaçu, Cascavel, Pinhais, Ponta Grossa, Mallet, São Mateus do Sul, Irati, Pato Branco, Prudentópolis e Capanema. “Só de grupos de danças tivemos 33 inscrições no total. [As categorias são] pré-mirim, mirim, juvenil, adulto, veterano e xiru. A expectativa é que nós tenhamos aproximadamente 50 CTGs inscritos tanto nas danças, como provas de cunho individual”, relata. 

O patrão do MTG do Paraná, Ernani José Barea, e o presidente da Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha (CBTG), Roberto Basso, devem acompanhar as atividades do rodeio de Irati. Representantes de federações estaduais também devem estar presentes para acompanhar a estrutura do município de Irati, que sediará o rodeio nacional de campeões, o Festival Nacional de Arte e Tradição (FENART) e os jogos tradicionalistas em 2023.  

Marcelo relata que os tradicionalistas aguardam com expectativa pela retomada do rodeio de Irati, que não foi realizado nos dois últimos anos em virtude da pandemia de Covid-19. “Uma alegria enorme, uma expectativa grande do público e também da população que está sedenta por eventos. É um momento de grande alegria poder retomar o rodeio de Irati”, comemora. 

Confira a programação artística do rodeio de Irati: No sábado, no palco 1, haverá danças tradicionais, a partir das 08h30. Vão se apresentar as categorias Mirim B; Mirim A; Pré-Mirim; Xiru; Juvenil B; Juvenil A; Veterana B; Veterana A; Adulto B e Adulto A.

No palco 2, haverá declamação, causo, música, instrumental e trova, às 8h30. As categorias são Gaita Piano Veterano; Gaita de botão até 8 baixos Veterano; Gaita de botão mais de 8 baixos Veterano; Gaita piano Adulto; Gaita de botão até 8 baixos Adulto; Gaita de botão mais de 8 baixos Adulto; Violão Veterano; Violão Adulto; Intérprete solista vocal Prenda Veterana; Intérprete solista vocal Peão Veterano; Intérprete solista vocal Prenda Adulta; Intérprete solista vocal Peão Adulto; Prenda Mirim; Peão Mirim; Prenda Pré-Mirim (mostra); Peão Pré-Mirim (mostra); Prenda Xiru – (mostra); Peão Xiru – (mostra); Prenda Juvenil e Peão Juvenil.

  Quer receber conteúdo local da Najuá? Confira a descrição do grupo

No palco 3, haverá concurso da Mais Prendada Prenda e Peão do Rodeio, além de danças gaúchas de salão e chula, com início às 15h aproximadamente, após o término do concurso cultural. As categorias em disputa são: DGS Juvenil; DGS Pré-Mirim (mostra); DGS Mirim; Chula Pré-Mirim – (mostra); Chula Mirim; Chula Xiru – (mostra); Chula Juvenil; Chula Vaqueano; Chula Veterano e Chula Adulto.

A programação artística do rodeio no domingo terá danças tradicionais, música, instrumental e trova, a partir das 9h. As categorias são Gaita piano Mirim; Gaita de botão até 8 baixos Mirim; Gaita de botão mais de 8 baixos Mirim; Gaita Piano Juvenil; Gaita de botão até 8 baixos Juvenil; Gaita de botão mais de 8 baixos Juvenil; Violão Mirim; Violão Juvenil; Viola; Intérprete solista vocal Prenda Mirim; Intérprete solista vocal Peão Mirim; Intérprete solista vocal Prenda Juvenil; Intérprete solista vocal Peão Juvenil; Intérprete solista vocal Prenda Xiru – (mostra); Intérprete solista vocal Peão Xiru – (mostra); Intérprete solista vocal Prenda Pré-Mirim – (mostra); Intérprete solista vocal Peão Pré-Mirim – (mostra); Gaita de boca; Conjunto Vocal; Conjunto Instrumental; Trova mi maior de gavetão e Trova de martelo.

Também às 9h no domingo, no palco 2 haverá declamação e causo. As categorias são Prenda Veterana; Peão Veterano; Prenda Adulta; Peão Adulto; Causo Infanto-juvenil; Causo Adulto e Causo Veterano.

No palco 3, às 9h, será realizado o concurso Mais Prendada Prenda e Peão do Rodeio e também haverá danças gaúchas de salão. As categorias são: DGS Xiru; DGS Veterano e DGS Adulto.