Publicidade Topo

notícias

Alunos produzem vídeos homenageando pessoas e lugares de Irati no aniversário do município

Crianças tiveram oportunidade de produzirem vídeos analisando a cidade em que vivem. Projeto “No Olhar da Criança, Irati Nos Surpreende” foi desenvolvido pela secretaria Municipal de Educação/ Texto: Rodrigo Zub, com reportagem de Sidnei Jorge (Sidão)

Imagem do vídeo produzido pela Escola Municipal Professora Mafalda Sotti Lopes mostra alunos, professores e funcionários realizando visita no Parque Aquático. Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira, dia 15 de julho, o município de Irati completa 115 anos de história. Para marcar a data, a secretaria Municipal de Educação promoveu uma atividade diferente com os alunos, que tiveram a oportunidade de homenagear pessoas e lugares da cidade. O projeto “No Olhar da Criança, Irati Nos Surpreende” teve o objetivo que as instituições de ensino produzissem vídeos retratando situações do cotidiano, que demonstram o carinho e o amor que as pessoas têm pelo município onde vivem. Os vídeos foram postados desde o início de julho na página do Facebook da secretaria de Educação

Em entrevista à Najuá, a secretária de Educação, Jandira Terezinha Girardi, disse que os vídeos tiveram temáticas diversificadas mostrando pontos turísticos, instituições e até homenageando moradores. A secretária diz que o mais importante do projeto foi a interação entre professores e alunos, que produziram os materiais. Os pais também contribuíram com a elaboração dos vídeos. “O projeto era como as crianças veem Irati. Porque eles que fazem o trabalho maior e fazem com muito amor e carinho. Tudo que as crianças fazem é muito bem feito”, afirmou Jandira.

   Quer receber conteúdo local da Najuá? Confira a descrição do grupo

Na sexta-feira, 8, foi realizado um culto na Colina Nossa Senhora das Graças com a participação de profissionais da educação abrindo as atividades alusivas ao aniversário de Irati. A celebração foi conduzida pelo diácono Agostinho Basso e contou com as presenças de professores, pedagogos e outros profissionais de educação, além da vice-prefeita de Irati, Ieda Waydzik. 

Para Agostinho, o projeto desenvolvido com as crianças das escolas municipais foi importante para fazer os jovens analisarem o que está ao seu redor. “Com olhar da criança que é o olhar mais puro, mais honesto e mais simples, podemos ver o que nós temos de bom. Nós adultos temos a tendência de olhar o mau, erro, deslize, seja ele o pecado. Quando uma criança olha e com olhar inocente vê a beleza e essa beleza toca cada um de nós para sermos crianças”, disse Agostinho.  

O diácono enfatiza que a fé é um dos traços marcantes da população de Irati, que é bastante religiosa. Agostinho cita que aproximadamente um terço dos padres da Diocese de Ponta Grossa nasceu em Irati. 

“Irati tem a sua história, sua tradição, onde graças a Deus se reza muito. Não é à toa que temos muitas igrejas das mais diferentes denominações, não é à toa que temos a praça da bíblia, temos a colina [Nossa Senhora das Graças], Irati terra de gente boa, gente que trabalha, gente ordeira e que reza e que dobra seus joelhos. Irati é celeiro de vocações. De todos os padres da Diocese de Ponta Grossa, mais de um terço nasceu em Irati. Temos inúmeros diáconos, inúmeros trabalhos e a gente sabe quanto esse povo tem fé e quanto é importante no dia de hoje iniciarmos as comemorações do aniversário de Irati com uma celebração ao redor da mãe”, destacou Agostinho após o culto realizado na Colina. O diácono ainda relembrou que a imagem de Nossa Senhora das Graças foi instalada no cinquentenário do município. 

Ao comentar sobre o aniversário de Irati, Ieda destacou que a cidade está se desenvolvendo graças ao trabalho das secretarias municipais e do prefeito Jorge Derbli, que proporciona a melhoria da qualidade de vida dos munícipes. A vice-prefeita também disse que a secretaria de Educação está trabalhando para melhorar a qualidade de ensino, assim como a gestão municipal tem realizado ações para auxiliar idosos, mulheres, entre outras pessoas e instituições. 

Vice-prefeita Ieda Waydzik, secretária de Educação, Jandira Girardi e o diácono Agostinho Basso durante o culto realizado na Colina Nossa Senhora das Graças no dia 8 de julho. Foto: Sidnei Jorge (Sidão) 

Agostinho Basso celebrou culto na Colina Nossa Senhora das Graças representando a Diocese de Ponta Grossa. Foto: Sidnei Jorge (Sidão)

Culto teve participação de professores, pedagogos e demais funcionários da secretaria de Educação. Foto: Sidnei Jorge (Sidão)

Vice-prefeita Ieda Waydzik destacou desenvolvimento de Irati durante culto realizado na Colina Nossa Senhora das Graças. Ao lado dela aparece a secretária de Educação, Jandira Girardi. Foto: Sidnei Jorge (Sidão)