Publicidade Topo

notícias

1ª ExpoIrati começa na próxima quinta-feira

Evento terá shows nacionais, rodeio country, palestras voltadas para os agricultores, exposição de animais, velocross, entre outras atividades/Texto de Karin Franco, com reportagem de Rodrigo Zub e Paulo Sava

ExpoIrati acontecerá no CT Willy Laars. Mesma estrutura utilizada no rodeio de Irati será aproveitada durante o evento. Foto: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Irati

A 1ª ExpoIrati começa na próxima quinta-feira (4) no CT Willy Laars. O evento tem o objetivo de ajudar a fomentar o comércio com a exposição de empresas de Irati. A programação segue até o domingo (7).

A entrada para o parque e para os shows é gratuita. Na programação, o destaque dos shows é a dupla João Neto e Frederico, que finaliza o evento no domingo (7). A programação ainda terá shows com Santo Fole, Thaeme & Thiago e Di Paullo & Paulino.

O evento contará com uma programação diversificada. Haverá Velocross e Rodeio Country, além de música ao vivo com artistas locais e programação infantil e esportiva (confira a programação completa abaixo). O CT Willy Laars ainda terá espaços com praça de alimentação, comércio, educação financeira e agrícola.

Outra novidade da programação é um espaço dedicado ao setor rural. O público que trabalha no campo poderá conferir palestras e exposições de maquinários, além de conhecer diferentes tecnologias. A ExpoIrati também contará com a exposição de animais. Serão 80 ovinos e caprinos à mostra e 23 animais de grande porte. As palestras, feitas por meio de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), terão assuntos ligados à criação de animais, produção leiteira, agroindústria e erva-mate (confira a programação completa abaixo).


A expectativa para o evento é positiva, segundo o prefeito Jorge Derbli. “A expectativa é muito boa. Nós estamos bem animados. Há muito trabalho a ser feito. É um desafio para a administração, visto que é a primeira exposição nesse sentido industrial, agropecuária e comercial que vai acontecer em Irati. Nós queremos que essa seja a primeira de muitas que vão acontecer ao longo dos anos porque em Irati já se encontra num patamar assim, numa cidade de ter um evento a essa altura, aonde o principal objetivo é fomentar o comércio local, trazendo para essa exposição como uma vitrine do que a cidade de Irati tem a mostrar para o estado, para a região, para o Brasil, em questões de produtos e serviços que temos aqui na cidade de Irati”, disse.

Os espaços do CT Willy Laars estão sendo divididos em estandes para abrigar os expositores e comerciantes que trarão seus produtos para a ExpoIrati. “Já passamos de 170 empresas inscritas. Ainda tem várias empresas agora nos procurando, passando mensagem no WhatsApp, nos ligando e até para respondermos todas essas pessoas, levamos um tempo porque são várias pessoas, mensagens diariamente, que querem participar, que entenderam da importância da exposição, da feira, que as empresas só tem a ganhar em apresentar seus produtos e serviços”, conta o secretário de Indústria e Comércio, Marcelo Rodrigues (Marcelinho).

Programa de shows durante a ExpoIrati. Foto: Divulgação

 Empresas de Irati poderão expor os seus produtos e serviços gratuitamente durante a ExpoIrati. Já para empresas de fora será cobrado uma taxa para a exposição. Ainda há espaços no CT Willy Laars para exposição. “Nós estamos de plantão, na Casa da Prefeitura, que está localizada dentro do CT, do lado do Centro Eventos. Nós estamos lá e vamos ter pessoas permanentemente para dar atendimento. Você quer, vai lá ver se tiver um espacinho. E se for a seu contento, você pode ainda colocar o seu estande, expor o seu produto, vender ou demonstrar o seu produto”, explica o prefeito.

Todo o parque está sendo dividido com estandes, onde os comerciantes poderão levar seus produtos. “Fizemos as inscrições. Posterior a isso, tem uma equipe que está lá, demarcando os espaços, com a metragem que cada empresa solicitou. Numerando. Agora, temos um mapa, que eu até trouxe um mapa, onde temos um mapa maior que o prefeito mandou confeccionar, e através dessa numeração, vamos se localizando com as empresas. Algumas já estão instalando os espaços, que depende de um tempo maior. A partir de hoje, já estamos diariamente lá no CT Willy Laars, na Casa da Prefeitura, é o ponto de referência, as demais secretarias atendendo a essas empresas, que já podem a partir de agora, fazer as instalações lá dos seus estandes”, afirma o secretário.

O Centro de Eventos abrigará cerca de 32 espaços e já está lotado. Mas ainda há espaços na parte que era dedicada à praça de alimentação durante o Rodeio de Irati. “Foi distribuído em toda a área, porque dentro do Centro de Eventos já tem um número de empresas que a Samanta, que é a secretária de Cultura, está cuidando dessa parte. Nós dividimos com o secretário Raimundo também a parte ali da exposição dos animais, das palestras, e eu estou ali com uma parte da área do velocross, das empresas concessionárias, de motos que estarão ali na parte mais acima, onde está a sede da Guarda Municipal”, conta Marcelinho.

A movimentação do CT Willy Laars também auxilia na movimentação do município. De acordo com o secretário, o comércio local já está se beneficiando com a hospedagem de algumas pessoas. “O comércio local vai ganhar muito com essa feira. Para vocês terem ideia, já no sábado, eu já estou direcionando alguns hotéis da cidade, das pessoas que estão vindo fazer uma montagem dos espaços, dos estandes, inclusive sábado, já teve um pessoal de Pato Branco pernoitando aqui na cidade, ou seja, a quantia de economia que gira com essa feira. Esse que é o nosso intuito”, disse.

Derbli destacou que a estrutura do Rodeio de Irati foi mantida para a ExpoIrati. “Nós aproveitamos praticamente tudo. Nós resolvemos essa primeira fazer imediatamente com um intervalo de 15 dias após o Rodeio, justamente para aproveitar as instalações que tem de água, hidráulica, elétrica. O espaço que foi já preparado para o Rodeio, nós gostaríamos de ter coberto a pista para Rodeio e também para essa, mas infelizmente não deu tempo. Mas até final de setembro, ela vai estar pronta essa pista. Mas quisemos aproveitar a mesma estrutura que nós fizemos e, assim, a infraestrutura fica mais barata”, conta.

O evento é totalmente gratuito, incluindo a entrada e os shows. No entanto, a empresa que organiza o Rodeio Country comercializou camarotes na pista. “Você pode entrar na arena, assistir o show, é totalmente gratuito. A empresa que está fazendo o Rodeio Country, nós não estamos pagando nada para ela, então a forma dela ter uma receita, para tirar os custos do Rodeio Country, eles têm os camarotes à venda. Mas o camarote à venda é para quem quiser ficar no camarote, assistindo em uma posição privilegiada, mas o show na arquibancada, dentro da arena, na frente do palco, ninguém paga nada para entrar. Agora, se você quiser comprar um camarote, contribuir lá com o pessoal, é uma coisa à parte”, disse o prefeito.

Outro ponto que será cobrado é o estacionamento. “Este ano vai ser cobrado estacionamento. Mas da seguinte forma, o pessoal que vai trabalhar lá, nós fizemos o estacionamento e os banheiros, que tem que cobrar, um pouquinho, mas tem que cobrar, será o lucro, o dinheiro revertido para a ANAPCI, a Associação das Pessoas Portadoras de Câncer. O dinheiro do estacionamento, total do dinheiro e dos banheiros, será para a ANAPCI”, conta o prefeito. O estacionamento da prefeitura está localizado a 100 metros do portão do CT Willy Laars. Já o estacionamento em frente ao CT é particular.

Assim como no Rodeio de Irati, não haverá circulação de veículos dentro do CT. Os expositores terão até às 10 horas para repor mercadorias, mas não poderão entrar com veículos após esse horário. “As pessoas têm que deixar os veículos no estacionamento, as empresas que lá estarão instaladas têm até 10 da manhã para repor os seus produtos, para que eventualmente num dia para o outro, tenha feito as suas vendas, o seu comércio ali. Mas a circulação de veículos dentro do parque não haverá. Somente as pessoas andando a pé. Para não ter perigo, em relação às crianças que estarão ali dentro dos brinquedos, se divertindo e o intuito nosso que ocorra da melhor forma possível”, alerta o secretário.

Derbli diz que a decisão de realizar a ExpoIrati logo após o Rodeio de Irati foi tomada para evitar a coincidência de datas com eventos de outros municípios. “A ideia é não fazer concorrência de uma cidade com outra porque fazemos na mesma região, duas, três festas no mesmo final de semana, então, indiretamente, uma prejudica a outra. Nós pensamos assim, aproveitando essa estrutura para fazer agora”, explica.

No próximo ano, o planejamento da administração municipal é poder realizar o evento junto com a tradicional Festa do Pêssego. “Para o próximo ano, nós já estamos pensando em fazer em dezembro, a festa, porque nós teremos após o Rodeio de Irati, no aniversário em 2023, receberemos já em seguida ao rodeio, a etapa Nacional que vai acontecer no Paraná e na cidade de Irati, então estamos pensando já para dezembro, quem sabe, ainda depende de um planejamento, fazer a Festa do Pêssego, do Borrego no Rolete, da Expo, tudo ao mesmo tempo lá no CT Willy Laars”, disse o prefeito.

Derbli revelou que o foco de colocar eventos com uma programação no CT Willy Laars tem o objetivo de transformar o local em um parque de exposições. “Eu quero transformar em parque de exposição porque dentro do parque de exposição nós podemos ter o Centro de Eventos, podemos ter a pista de laço, podemos ter várias atrações e eventos no mesmo parque”, conta.

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira (04)


14h - Abertura Oficial, com participação da Banda Ebenezer da Igreja Assembleia de Deus de Irati e lançamento da Unidade Móvel do Senac. Na sequência, início da exposição.

15h – Início das programações esportivas/infantis e apresentações culturais/musicais

21h – Show com Santo Fole (entrada gratuita)

Sexta-feira (05)

10h – Abertura do CT Willy Laars

11h – Início da programação musical com artistas locais

14h – Início da programação recreativa/esportiva

19h – Rodeio Country (entrada gratuita)

21h – Show com Thaeme e Thiago (entrada gratuita)

Sábado (06)

10h – Abertura do CT Willy Laars

11h – Início da programação musical com artistas locais

13h – Início da programação recreativa/esportiva

15h – Provas de Velocross

15h às 18h – Café com Feira Santa Maria, no pavilhão aberto do CT Willy Laars

17h – Desfile e apresentação da Banda Musical do Caximba

19h – Rodeio Country (entrada gratuita)

21h – Show com Di Paullo e Paulino (entrada gratuita)

Domingo (07)

10h – Abertura do CT Willy Laars

11h – Início da programação musical com artistas locais

11h – Início das provas de Velocross

13h – Programação recreativa/esportiva

16h30 – Desfile e apresentação da Banda Municipal de Pinhão

17h – Encerramento do Velocross

18h – Rodeio Country (entrada gratuita)

20h – Show de encerramento com João Neto e Frederico (entrada gratuita)

PROGRAMAÇÃO RURAL

Quinta-feira (04)


14h – Bovinocultura de Corte

Tema: Fomento, tendência de mercado da raça Purunã e importância da criação no Estado do Paraná.

Palestrantes: Técnicos do IDR-PR Ponta Grossa (Moleta e Altair)

Sexta-feira (05)

9h – Ovinocultura

Tema: Tendências de mercado, gestão de produção e rastreabilidade da carne de ovinos.

Palestrante: Zootecnista Juliana Ferreira Borges de Freitas – Analista de Sistema Átila de Freitas.

10h30 – CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar)

Palestrante: Alexandre Leal dos Santos

12h às 14h – Intervalo para almoço

14h – Agroindústria Familiar e Susaf

Tema: Mercado para agroindústria familiar

Palestrante: Karolline Marques da Silva

15h30 – Bovinocultura de Leite – Projeto Leite IDR-PR

Tema: Panorama da Produção de Leite e Perspectivas de Mercado

Palestrante: Médico veterinário Arnaldo Bandeira

Sábado (06)

9h30 – Conselho Gestor do Mate (Cogemate)

Tema: Apresentação do Conselho Gestor do Mate Amsulpar

Palestrante: Conselho Gestor do Cogemate. Participação do secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara.