Publicidade Topo

notícias

Sanepar orienta proteger hidrômetro em dias frios

Medidas simples podem evitar que congelamento da água danifique o equipamento/Assessoria da Sanepar

Sanepar solicita que os consumidores protejam o hidrômetro em dias mais frios. Foto: Assessoria da Sanepar

A onda de frio intenso sentida pelos paranaenses nesta semana, antecipa também a necessidade de alguns cuidados com o hidrômetro. As baixas temperaturas podem provocar o congelamento da água na tubulação, e até romper os equipamentos que fazem a medição do consumo.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a predominância de uma massa de ar polar sobre o estado continua baixando as temperaturas em muitas cidades, inclusive com possibilidade de geada e de chuva congelada na região Sul. Por isso, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) orienta seus clientes a tomarem algumas precauções para que o hidrômetro não seja danificado, evitando transtornos como vazamentos, desabastecimento ou a necessidade de troca do equipamento.


A proteção do hidrômetro pode ser feita de forma bem simples, com uso de caixa de papelão, plástico, lona, madeira ou outros tipos de materiais que impeçam o acúmulo de gelo sobre o hidrômetro e o encanamento exposto, desde que não fiquem em contato direto com a estrutura. O material deve ser de fácil remoção para que o leiturista possa fazer a medição do consumo.

Segundo o Simepar, o frio deve continuar intenso nos próximos dias, apresentando maior probabilidade de geadas na sexta-feira e no sábado (dias 20 e 21).