Publicidade Topo

notícias

Loja Maçônica União e Progresso comemora 100 anos em Irati

Desde a sua fundação, mais de 400 homens ajudaram a construir a história dessa importante instituição/Texto: Assessoria Loja Maçônica União e Progresso

Jantar realizado no dia 30 de abril marcou o centenário da Loja Maçônica União e Progresso. Foto: Assessoria Loja Maçônica União e Progresso

Fundada em 16 de abril de 1922, a Loja Maçônica União e Progresso, localizada em Irati, comemorou 100 anos. No dia 30 de abril, um jantar dançante marcou a data e reuniu integrantes da Maçonaria de diversas cidades do Paraná, representantes do Grande Oriente do Brasil (GOB) - Paraná, da Assembleia Legislativa Maçônica, além de autoridades municipais e representantes da comunidade iratiense.

Segundo o venerável da Loja União e Progresso, François Abib Filho, o objetivo sempre foi a fraternidade e a solidariedade. “Alguém começou essa história e nós estamos continuando. Na Loja não existe religião, cor, e nem poder aquisitivo. Somos todos irmãos e iguais”.

O grão-mestre do GOB-PR, Luís Mario Luchetta, falou que a Loja União e Progresso é um exemplo no Estado e no Brasil por seu envolvimento com a comunidade. “Vemos que a Loja sempre teve uma grande influência social, e que a cidade a aceitou e reconhece o seu trabalho”.  

Quer receber conteúdo local da Najuá? Confira a descrição do grupo 

O prefeito Jorge Derbli falou sobre a contribuição da Maçonaria, em Irati. “O município tinha apenas 15 anos quando a Loja União e Progresso foi fundada. Agradeço a todos pelo trabalho social que fizeram durante todo esse tempo, principalmente o que realizam na Instituição de Longa Permanência para Idosos Santa Rita”. 

História: Ao longo de 100 anos, mais de 400 homens ajudaram a construir a história dessa importante instituição, que tem como princípios a liberdade, a igualdade e a fraternidade. A primeira reunião aconteceu na casa de Felippe Mansur e Abib Mansur, onde hoje é localizada a agência do Banco do Brasil, na Rua Doutor Munhoz da Rocha.

Antes da fundação da Loja União e Progresso, os iratiense participavam da Loja Estrela do Imbituva, para onde seguiam semanalmente, tendo como meio de transporte cavalos.

Nomes conhecidos da comunidade fizeram parte da entidade, como Zeferino Salles Bittencourt, Antônio Xavier da Silveira, Antônio Ferreira Santos, Antenor Spegiorin, Dario Araújo, Emílio Batista Gomes, François Abib, Gumercindo Esculápio, Geremias de Paula Neves, Iraciny Capellini, José Siqueira Rosas, Júlio Wasilewski, João Mansur, João de Matos Pessoa, João Wasilewski, José Alcione Cordeiro, Eduardo Xavier da Veiga, entre outros.

Ações: A Maçonaria, em Irati, sempre de forma discreta, mas muito atuante, se envolveu em grandes causas, que fizeram a diferença na vida de muitas pessoas. Entre elas, a manutenção de uma escola para operários na década de 40, também levantou bandeira para a criação da Unicentro, se posicionou em protestos antidemocráticos e contra a corrupção. No aspecto beneficente colabora com a cidade da criança, escolas municipais e estaduais, causas extraordinárias, como durante a pandemia, e enchentes, além de buscar auxiliar semanalmente, anonimamente, àqueles que necessitem.

Há 32 anos a Instituição de Longa Permanência para Idosos Santa Rita, em Irati, conta com apoio e ações da Loja Maçônica União e Progresso. Toda a diretoria é formada por irmãos maçônicos, que no decorrer dessas três décadas mudaram a realidade, proporcionando um local adequado, prezando em primeiro lugar pela qualidade de vida dos idosos. 

De acordo com o presidente da Instituição e membro da Maçonaria, Eugênio Demczuk, o trabalho foi intenso por anos para o local oferecer mais comodidade e conforto aos seus internos. 

A Loja União e Progresso sempre esteve diretamente ligada nessas três décadas nas pequenas e grandes ações promovidas para melhorar instituição. O trabalho voluntário dos irmãos ajuda a garantir a organização e funcionalidade do espaço, que hoje abriga mais de 70 idosos, que contam com assistência 24 horas por dia. 

Confira mais fotos do jantar comemorativo aos 100 anos da Loja Maçônica União e Progresso