Publicidade Topo

notícias

Derbli oficializa novos secretários de Habitação e de Defesa Animal

Antônio Roberto Cequinel, o Robertinho, e Wagner Leandro Cordeiro Beida foram anunciados oficialmente como novos secretários municipais de Habitação e de Defesa Animal/Paulo Henrique Sava

Antônio Roberto Cequinel, o Robertinho, e Wagner Leandro Cordeiro Beida foram anunciados como secretários de Habitação e de Defesa Animal. Foto: Divulgação

O prefeito Jorge Derbli (PSDB) oficializou os nomes de Antônio Roberto Cequinel, o Robertinho, para assumir a recém-criada Secretaria de Habitação, e do veterinário Wagner Beida para a pasta de Defesa Animal. O prefeito destacou que Robertinho vinha atuando junto ao setor de habitação há algum tempo e conhece a demanda da falta de casas para várias famílias inscritas no setor.

“Eu achei por bem nomeá-lo porque vamos fazer um trabalho de busca de recursos. Já temos 100 casas com recursos garantidos para a construção, temos uma licitação de 40 delas, cujas obras devem começar já nesta semana para atender a população mais carente, e vamos atrás de recursos. Eu acho que a Secretaria de Habitação, ficando independente com sua equipe, vai se desenvolver melhor, e o secretário vai ter uma ampla gestão para resolver as situações e ajudar as pessoas mais carentes que precisam de moradia e também reformas e outras situações”, comentou.

Em relação à Secretaria de Defesa Animal, o veterinário Wagner Leandro Cordeiro Beida já realizou anteriormente alguns trabalhos para a prefeitura e esteve na última semana em Ponta Grossa juntamente com a secretária de Ecologia e Meio Ambiente, Magda Adriana Lozinski, para verificar o que é necessário para ser construído um Centro de Reabilitação Animal em Irati. A obra deve ser instalada no terreno cedido pelo município para a ONG SOS Amigo Bicho, nas proximidades do Kartódromo de Irati. No local, anteriormente, seria construído um canil, mas o prefeito mudou os planos para o imóvel.

“Canil eu não vou fazer porque não quero um depósito de animais, de cachorros e gatos, se não todo mundo vai começar a levar animais lá. Então, nós vamos fazer um Centro de Reabilitação para 50 animais que sofreram maus-tratos, acidentes, quando são castrados ficam por um período em reabilitação, e depois eles voltam para os donos”, pontuou.


Derbli ressaltou que a construção do Centro de Reabilitação e a criação da Secretaria de Defesa Animal devem diminuir as dificuldades da ONG Amigo Bicho, que recebe um subsídio mensal de R$ 7 mil do poder público. “Vamos montar a sede administrativa, já doamos um terreno para construir para eles o Centro de Reabilitação, porque eu sei a dificuldade que eles têm de manter a questão dos médicos veterinários dos animais e de alimentação. A Prefeitura tem um repasse de R$ 7 mil por mês, mas eu sei que é pouco e precisa muito mais. Hoje, para fazer um tratamento animal em uma clínica particular, é muito caro”, frisou.

A Secretaria de Defesa Animal será a responsável pela gestão do Castramóvel, que deve começar a funcionar ainda em maio. Uma empresa de fora de Irati venceu a licitação para iniciar os trabalhos. Outro recurso deve ser enviado pelo Governo do Estado para a castração de animais. “Nós vamos dar uma nova metodologia para ajudar nesta questão dos animais. Eu peço sempre que a pessoa cuide dos animais. Se você quer ter um cachorro ou gato em casa, cuide, trate bem, porque as pessoas não têm consciência e largam os animais nas ruas, e infelizmente isto é um problema sério. A prefeitura não vai cuidar de todos os animais, e nem tem como. Se eu montar um canil, daqui a pouco eu tenho 100, 200 ou 500 cachorros, e não é isto. Não queremos fazer um depósito, mas sim um Centro de Reabilitação Animal”, finalizou.

Outras mudanças - Além destas mudanças, outras pastas também estão com novos secretários. Alfredo Van Der Neut foi exonerado da Secretaria de Cultura e Turismo, que tem como nova secretária a turismóloga Samanta Regina dos Santos Ferreira. Já a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania está sob responsabilidade de Lee Jhefferson Anastácio de Souza, que antes era diretor da Iratran. Edson Luís Elias, que antes era secretário de segurança, foi nomeado como assessor especial de gabinete.