Publicidade Topo

notícias

Criação de cargo motivou troca de comando na Secretaria de Saúde, diz Jorge Derbli

Vereador licenciado José Renato Kffuri assumiu nesta semana o posto deixado por Jussara Aparecida Kublinski Hassen. Ele seria convidado para o cargo de diretor administrativo e operacional, mas pela legislação não poderia assumir a função/Paulo Henrique Sava
José Renato Kffuri assumiu a Secretaria Municipal de Saúde de Irati na última segunda-feira, 09. Foto: Assessoria Câmara
Nos últimos dias, o prefeito Jorge Derbli promoveu uma série de mudanças nas secretarias de Irati. Entre elas, está a saída de Jussara Aparecida Kublinski Hassen da Secretaria Municipal de Saúde. Em seu lugar, assumiu o vereador licenciado José Renato Kffuri, que deixou a vaga na Câmara para o suplente Jorge Zen. Em entrevista à Najuá, Derbli explicou que a mudança aconteceu devido à criação do cargo de diretor administrativo e operacional da saúde.

“A Saúde é uma das secretarias mais complexas que temos aqui em Irati. Além de termos na casa de 400 funcionários, que tem que ser geridos pela secretária, tem os postos de saúde e as ambulâncias, então é muito complexo e precisa de mais gente para ajudar. Existe uma equipe que trabalha neste sentido, mas eu achei necessário criar o cargo de diretor operacional, que é a pessoa que vai aos postos de saúde, ver como estão funcionando todos os detalhes para que o secretário possa ficar com mais tempo livre para ver em um âmbito macro, todo o município, o que é necessário e também buscar recursos junto ao Ministério e à Secretaria Estadual de Saúde”, frisou.

Pela legislação, Kffuri não poderia assumir o cargo de diretor por se tratar de função comissionada. Com isso, ele se licenciou da Câmara e aceitou o posto de secretário. Jussara Hassen seria nomeada como diretora, mas acabou pedindo exoneração alegando problemas pessoais. Derbli agradeceu a ex-secretária pelo período de 2 anos e 9 meses em que ela esteve à frente da pasta, especialmente durante a pandemia de Covid-19.

“Eu quero agradecer a Jussara pelo excelente trabalho que fez à frente da Secretaria, principalmente em uma época muito difícil, que foi a questão da Covid-19, e ela estava sempre à frente, trabalhando. Nas campanhas de vacinação, como no último final de semana, a Jussara fez um trabalho excepcional, e a comunidade de Irati e eu queremos agradecer a ela pelo trabalho desenvolvido à frente da secretaria”, comentou Derbli.

Kffuri assumiu a pasta nesta segunda-feira, 09. O decreto com sua nomeação deve ser publicado nos próximos dias em Diário Oficial. Derbli destacou que a Saúde é a única secretaria que trabalha durante 24 horas. “O secretário não tem folga, é 24 horas. É o transporte de um paciente que precisa resolver, um imprevisto, uma urgência ou emergência, uma situação com um médico, enfermeiro ou uma ambulância, é um secretário que deve estar disponível 24 horas. O Nato (José Renato Kffuri), se Deus quiser, vai cumprir bem esta missão como a Jussara o fez no período em que esteve à frente da Secretaria”, pontuou.