Publicidade Topo

notícias

Bombeiros encontram corpo de pescador que se afogou no Rio Potinga

Corpo de José Valdecir Laurindo, de 40 anos, foi encontrado a 3 km do local onde a vítima caiu. Ele estava boiando enroscado em alguns galhos
Bombeiros encontraram o corpo de José Valdecir Laurindo, de 40 anos, nesta sexta-feira, 13. Foto: Corpo de Bombeiros

Depois de quatro dias de buscas, foi encontrado nesta sexta-feira, 13, o corpo do pescador José Valdecir Laurindo, de 40 anos, que se afogou após cair no Rio Potinga, na localidade de Barra do Rio Azul, na última segunda-feira, 9. O corpo foi encontrado por volta das 12 h de ontem a cerca de três quilômetros do local onde a vítima caiu. Ele estava boiando enroscado em alguns galhos. Dois bombeiros de Irati e três do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST) do Corpo de Bombeiros do Paraná participaram das buscas.

Em contato com à reportagem da Najuá, a comandante do Corpo de Bombeiros de Irati, Capitã Carla Adriana Spak Sobol, contou quais procedimentos foram feitos após a localização do corpo. “Após o corpo ter sido localizado, foram acionados os órgãos competentes, que são a Polícia Científica e o IML. Encerramos este ciclo, pois pessoalmente sabemos que é um sofrimento para a família estes dias de espera, e realmente uma busca aquática, às vezes, demora. Na tarde de ontem, encontramos o corpo do senhor José Valdecir”, contou.

Carla também detalhou como funciona a busca por superfície, realizada pelo Corpo de Bombeiros. “A busca por superfície é uma técnica onde o bombeiro utiliza o barco e, através de alguns equipamentos, como a garatéia, ou até mesmo de forma visual e o próprio movimento do motor do barco, em algumas situações, fazem com que o corpo acabe boiando ou conseguimos localizá-lo enroscando a garatéia. Este corpo já estava boiando a três quilômetros, enroscado em alguns galhos”, frisou.

O corpo de José Valdecir foi encaminhado para o Instituto Médico-Legal (IML) de União da Vitória. Ele foi sepultado na manhã de hoje, 15, no Cemitério Municipal de Rio Azul.


Segundo informações repassadas para a Polícia Militar logo após o ocorrido, dois homens estavam pescando na localidade de Barra do Rio Azul. No momento que se preparavam para sair do local, José Valdecir se desequilibrou e caiu dentro do rio Potinga. O outro homem tentou segurar o amigo, mas também caiu no rio. Ele disse que segurou a vítima e tentou nadar até a margem. Porém, ele não conseguiu encontrar nenhum objeto para se agarrar. O homem relatou que afundou três vezes e percebeu que não ia conseguir resgatar o amigo, pois estava sem forças. Depois disso, ele agarrou em capins nas margens do rio e perdeu o amigo de vista.



Viatura utilizada durante as buscas. Foto: Corpo de Bombeiros