Publicidade Topo

notícias

Agência do Trabalhador de Irati participa de ação de inclusão de pessoas LGBTQIA+ no mercado de trabalho

Durante todo o dia estão sendo oferecidas vagas no mercado de trabalho para pessoas integrantes deste grupo em todas as Agências do Trabalhador do Paraná/Paulo Henrique Sava
Agência do Trabalhador de Irati está participando da campanha Dia da Empregabilidade LGBTQIA+. Foto: Divulgação

As Agências do Trabalhador de todo o Paraná estão promovendo nesta terça-feira, 17, o Dia da Empregabilidade LGBTQIA+. Durante todo o dia, estão sendo oferecidas vagas no mercado de trabalho para pessoas integrantes deste grupo.

Em entrevista à Najuá, o gerente da Agência do Trabalhador de Irati, Marcelo de Ávila Francos, relatou como está funcionando a programação durante o dia. “É um dia no qual o foco é para o público LGBTQIA+, mas as vagas são oferecidas para todos os públicos que nós atendemos todos os dias. Este dia foi destinado para lembrar o LGBTQIA+, para dar ênfase a este público, mas todo dia tem vagas para este grupo e também para negros, idosos e pessoas com deficiência”, revelou.

Segundo Marcelo, os dias específicos servem para dar ênfase à empregabilidade de algumas categorias, como as já citadas por ele. “Todos os dias são de encaminhamentos para todas as vagas. Tendo este foco, este é o dia em que estaremos captando vagas e realizando a intermediação de mão de obra para as vagas que temos disponíveis”, afirmou.

Os dias específicos foram instituídos por conta de todo o processo histórico de preconceitos e discriminações sofridas por negros, população LGBTQIA+, idosos e deficientes ao longo dos anos, segundo Marcelo. “Estes dias, em específico, são para lembrar que não temos que ter discriminações nem preconceitos”, frisou o gerente da Agência do Trabalhador.

Mesmo com enfoque no público LGBTQIA+, as vagas estão sendo oferecidas para todos os públicos em geral. O oferecimento de vagas específicas dependerá de cada empregador, conforme Marcelo. “Tudo depende muito da questão do empregador sobre qual o tipo de vaga e perfil que ele vai estabelecer”, comentou.

Para se candidatar às vagas, os interessados devem comparecer pessoalmente à Agência, com documentos pessoais e currículo com foto. “Na grande maioria das nossas vagas, os empregadores pedem currículo para uma análise prévia tanto por parte da Agência quanto do próprio empregador. Depois disso, o empregador vai chamar os trabalhadores dentro do perfil que ele estabelece. Os trabalhadores podem se encaminhar até a Agência, aqueles que têm a carteira física podem trazê-la, quem não tem pode trazer o celular com a carteira digital, com RG, CPF e currículo, que aí faremos o cadastro no sistema do Ministério [do Trabalho e Previdência Social], com o qual nós trabalhamos, terá o cadastro na Agência e seu currículo aqui”, pontuou Marcelo.

Caso o candidato se encaixe no perfil de alguma das vagas disponíveis, o currículo dele é encaminhado imediatamente. Caso contrário, ele vai para um banco de dados de cadastro de currículos na Agência, que foi reativado há cerca de um ano. “Este banco de dados de currículos tem funcionado bastante aqui dentro da Agência, porque alguns empregadores nos pedem vagas com uma certa urgência para poder fechar e contratar este trabalhador. Nós, como temos este banco de dados, podemos responder com agilidade aos empregadores, tendo estes currículos disponíveis aqui na Agência”, comentou.


Horário de atendimento - O horário de atendimento da Agência do Trabalhador de Irati é das 8h ao meio-dia e das 13 às 17 h. Quem for procurar atendimento em busca de uma vaga de trabalho pode chegar dentro deste horário. Já os que estão à procura do seguro-desemprego devem procurar a Agência até as 11h30 pela manhã e até as 16h30 no período da tarde, para que haja tempo hábil de cadastrar os dados dos trabalhadores no sistema, de acordo com Marcelo.

“Se a pessoa chega muito próxima do horário de nós fecharmos, por vezes não conseguimos. O sistema, por vezes, não funciona tão bem assim, como vários sistemas de Tecnologia de Informação. Então, a gente sempre pede que o público do seguro-desemprego chegue antes. Para as vagas, é das 08h ao meio-dia e das 13h às 17 horas, é só chegar aqui na Agência e fazemos este cadastro. É claro que, como nós temos que colocar os dados dentro do sistema, se a pessoa chegar muito em cima do horário de fechamento, não conseguiremos fazer, mas chegando para as vagas até 11h50 ou 16h50, é tranquilo para atendermos”, finalizou.

A Agência do Trabalhador de Irati funciona na Rua Dr. José Augusto da Silva, 900, nos fundos do Sicredi da Rua Antônio Cavalin, próximo ao Supermercado Cavalin Bora.