Publicidade Topo

notícias

Unidades de Saúde de Irati abrem neste sábado para vacinação

Postos Ildefonso Zanetti, Ademar Vieira de Araújo e da Vila São João estarão abertos das 08h às 17 horas neste sábado, 09/Paulo Henrique Sava

Posto de Saúde Ildefonso Zanetti estará aberto neste sábado, 09, das 08h às 17 horas. Foto: Paulo Henrique Sava

Os postos de saúde Ildefonso Zanetti, Ademar Vieira de Araújo e da Vila São João abrirão em horário especial amanhã, 09, das 08h às 17 horas, para atualização do esquema vacinal da população iratiense. Segundo nota enviada pela Secretaria de Comunicação, serão aplicadas as vacinas de rotina e contra a Covid-19, gripe e sarampo.

Segundo a enfermeira-chefe do setor de epidemiologia, Denise Homiak Fernandes, o município vem encontrando dificuldades para ampliar a oferta das vacinas. “Sabemos que muitas mães acabaram atrasando a vacina de rotina dos filhos, das crianças durante a pandemia e agora estão começando a levá-las (aos postos de saúde). Temos também as campanhas da Covid-19, influenza e tríplice viral (sarampo) acontecendo. São várias vacinas e doses diferentes”, frisou.

Até agora, o município recebeu 6580 doses do imunizante contra a Influenza. Denise explica quem pode tomar a vacina contra a gripe neste momento. “A vacina da Influenza está disponível para todas as pessoas com mais de 60 anos completos e para os trabalhadores da saúde. Neste mês de abril, são estes os grupos contemplados”, pontuou.

Vacinação contra o sarampo - Em paralelo, está acontecendo a campanha de vacinação contra o sarampo para trabalhadores da saúde. Porém, nem todos os funcionários do setor receberão as doses da vacina, segundo Denise.

“Precisaremos avaliar a carteirinha de vacinação deles e fazer a dose que estiver faltando apenas. Nos trabalhadores da saúde, entram o pessoal da limpeza, da recepção dos estabelecimentos de saúde, do administrativo, enfermagem e médicos. Todos que trabalham em serviços de saúde devem apresentar carteirinha de vacinação para vermos se tem duas doses da tríplice-viral ou não. Quem não tiver duas doses, independentemente da idade, precisa atualizar o esquema”, comentou.


Covid-19 - Sobre a campanha de vacinação contra a Covid-19, a vacinação estará aberta para todos os públicos, conforme Denise. “Para crianças de 05 até 11 anos, teremos a vacina da Pfizer e Coronavac. As pessoas que estão com a 2ª dose em atraso também podem procurar amanhã, as que não tomaram o primeiro reforço e que já completaram quatro meses da segunda dose também podem se vacinar. Também entrou agora a questão do 2º reforço para pessoas com mais de 60 anos, coincidindo com a vacina da Influenza. Fazemos as duas vacinas na mesma hora, para aproveitar a ida do cidadão até a sala de vacina, e o deixamos protegido contra as duas doenças”, frisou.

A abertura das unidades de saúde neste sábado foi a forma encontrada para fazer com que a população procure os postos de saúde. “O pessoal às vezes trabalha e tem dificuldade em sair no horário comercial, então, pensando nisso, estamos oferecendo amanhã das 08h às 17 horas para as pessoas atualizarem o esquema vacinal”, pontuou Denise.

A aplicação da vacina contra a Covid-19 juntamente com outros imunizantes somente não é indicada para crianças de 05 a 11 anos. Aquelas que estão com vacinas de rotina em atraso devem ser levadas aos postos de saúde para atualizar o esquema vacinal.


Unidade de Saúde Ademar Vieira de Araújo também funcionará neste sábado, 09, das 08h às 17 horas. Foto: Paulo Henrique Sava