Publicidade Topo

notícias

Rio Azul terá apresentação do Teatro da Paixão de Cristo na sexta-feira

Apresentação acontecerá às 20h, no estádio Municipal Prefeito Orestes Pallú. Evento será aberto para o público acompanhar presencialmente e terá transmissão no Facebook/Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava e Rodrigo Zub

Imagem de um dos ensaios da encenação do Teatro da Paixão de Cristo, que acontecerá em Rio Azul. Foto: Divulgação

Após dois anos, o município de Rio Azul terá uma apresentação do Teatro da Paixão de Cristo nesta sexta-feira (15), às 20h, no estádio Municipal Prefeito Orestes Pallú. O evento será aberto para o público e contará com transmissão online pelo Facebook.

A secretária de Cultura de Rio Azul, Adriana Rymsza, que também responde pela pasta de Educação, contou que a decisão de realizar o espetáculo é consequência dos baixos casos de Covid-19. “A decisão de retomar as atividades aconteceu pela baixa contaminação pelo Covid-19. Hoje nós temos seis casos na nossa cidade, então com toda a segurança, com todos os protocolos, conseguimos retornar os ensaios. O grupo de teatro conseguiu retornar aos ensaios e assim voltar a fazer as apresentações”, conta. 

Como o uso de máscara foi liberado no estado, não haverá exigência do uso durante a apresentação do espetáculo. “A máscara é opcional e cada um pode levar o seu álcool em gel. Nós vamos disponibilizar também na entrada álcool em gel para as pessoas”, disse Adriana. 

 Quer receber conteúdo local da Najuá? Confira a descrição do grupo  

O espetáculo será um dos poucos da região com presença do público neste ano. A expectativa é que pessoas de outros municípios se desloquem para Rio Azul para assistir à apresentação. Por isso, a secretária sugere que as pessoas levem cadeiras para uma maior comodidade. “Vamos colocar bancos. Mas se você puder levar a sua cadeira, sua cadeira de praia, seu banquinho, leve, ajuda”, explica. 

Não haverá cobrança de ingresso, mas a organização estará recolhendo doações de alimentos. “Quem puder levar um quilo de alimento para ajudar a Pastoral Social será muito bem-vindo, para ajudar nesse momento as pessoas que estão precisando pela pandemia, pelo alto preço dos valores dos alimentos. O que nós pudermos ajudarmos, uns aos outros, eu acho que é isso que o teatro traz também. O amor uns pelos outros, então também estamos pedindo. Mas se você não tiver esse quilo de alimento e quiser ir, vai ser muito bem recebido também”, disse Adriana. 

Secretária de Educação e Cultura de Rio Azul, Adriana Rymsza, disse que a prefeitura está investindo cerca de R$ 30 mil para viabilizar a apresentação do Teatro da Paixão. Foto: Rodrigo Zub 

A Secretaria de Cultura está apoiando o Teatro da Paixão com o auxílio da estrutura do local. Cerca de R$ 30 mil foram investidos para a montagem de palcos e outras estruturas necessárias para realizar o evento. “Vão ser montados três palcos, mais os dois montes. São cinco palcos. Palcos que a Secretaria de Cultura está locando. São três palcos grandes e mais os dois montes de terra. São cinco ambientes diferentes”, conta a secretária. 

Ao todo serão 18 cenas contando desde a história do batismo de Jesus até à crucificação e morte de Jesus na cruz. A previsão é que o espetáculo tenha a duração de uma hora e meia. Em caso de chuva, a apresentação será cancelada.

A apresentação envolve o trabalho de cerca de 100 pessoas, incluindo a organização. Os ensaios com os atores iniciaram no ano passado. “Eles começaram a se reunir lá em novembro, mas os ensaios propriamente dito começaram em janeiro. Desde então, eles estão ensaiando, formando o grupo e fazendo apresentação”, explica Adriana. 

Todos os atores e participantes do espetáculo são voluntários que atuam em diversas áreas. “Ninguém vive de teatro. Todo mundo tem sua profissão e faz isso por gostar mesmo. Faz, vai lá ensaiar, se dedicar”, conta a secretária. 

O espetáculo é realizado ao vivo, com a interpretação dos próprios atores, sem dublagem. A Secretaria de Cultura também está auxiliando com o aluguel dos equipamentos. “Tem os microfones auriculares, foi um pedido deles que tivesse. Eles têm alguns e pediram para que nós pegássemos outros para que fossem tudo ao vivo mesmo”, disse. 

A apresentação do Teatro da Paixão de Cristo em Rio Azul também será transmitida pela internet. A transmissão será feita no Facebook, nas páginas das secretarias de Cultura e Educação de Rio Azul, da Prefeitura e da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Rio Azul.

Ensaios estão acontecendo no estádio Municipal Prefeito Orestes Pallú, em Rio Azul. Foto: Divulgação

Estrutura de palcos, iluminação e outros equipamentos está sendo colocada no local da apresentação. Foto: Miguel de Deus

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação