Publicidade Topo

notícias

PRF de Guarapuava apreende cobras, tartarugas e lagarto

Animais exóticos estavam sendo transportados irregularmente pelo passageiro de um ônibus abordado pela PRF. Homem recebeu multa de R$ 16 mil

49 filhotes de cobras da espécie Píton Ball foram apreendidos. Foto: PM/Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 49 filhotes de cobras e 20 tartarugas na BR-277, em Guarapuava, na madrugada de quinta-feira, 28, por volta das 2 h.

Os animais estavam sendo transportados na mala de um passageiro de um ônibus que seguia de Buenos Aires, na Argentina, para o Rio de Janeiro. A abordagem de rotina da PRF aconteceu no posto do Guará. Foram apreendidos 49 filhotes de cobras da espécie Píton Ball, 20 tartarugas do Charco e um lagarto Rufensis.


Os animais estavam dentro de sacos e potes sem furos de ventilação. Desta forma, eles estavam sendo transportados sem autorização do órgão ambiental competente. O homem que estava com os animais saiu do Brasil para comprá-los na Argentina. Ele faria a entrega das tartarugas em São Paulo (SP), provavelmente para revenda. Já os filhotes de cobras eram espécies exóticas, ou seja, nenhum da fauna brasileira. 

O homem detido possui 46 anos e foi levado para a Polícia Federal de Guarapuava. Ele foi autuado administrativamente em R$ 16 mil por introduzir no País animal exótico sem licença ambiental. Equipes da Polícia Ambiental, PRF e Polícia Federal atenderam à ocorrência.

Os animais apreendidos foram encaminhados ao Centro de Atendimento à Fauna Silvestre (CAFS) de Guarapuava, instituição da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT).

Adolescente sofre acidente com carro carregado de drogas: Em outra ocorrência atendida pela PRF de Guarapuava, a equipe apreendeu um adolescente, de 15 anos, que estava conduzindo um veículo carregado com diversos tabletes de maconha. O jovem perdeu o controle da direção na BR-277, em Guarapuava, e capotou o carro na rodovia. O acidente ocorreu na madrugada de sexta, 29, por volta das 4 h. Durante vistoria, os policiais encontraram 334 quilos de maconha. Após receber atendimento médico, o adolescente foi encaminhado para a Delegacia.