Publicidade Topo

notícias

Inácio Martins implanta base do SAMU

Unidade funciona em anexo ao Pronto Atendimento Municipal. Dez profissionais estão prestando atendimento aos munícipes

Profissionais do SAMU ao lado de prefeitos e outros representantes políticos que participaram da inauguração da base em Inácio Martins. Foto: Assessoria do CIMSAMU

Desde o dia 31 de março, o município de Inácio Martins passou a contar com uma base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A base foi instalada em anexo ao Pronto Atendimento Municipal, na Rua Afonso Pena, número 734, no centro da cidade. A unidade de suporte básico foi cedida pelo governo estadual para atendimento móvel de urgência.

Para a secretária de Saúde, Sandra Daniel, a instalação da base do SAMU irá agilizar e dar mais qualidade nos atendimentos de urgência e emergência no município. Segundo Sandra, a unidade do SAMU poderá atender pessoas com problemas cardiorrespiratórios; intoxicação, envenenamento, tentativas de suicídio, trabalhos de parto, acidentes, afogamentos, choques elétricos, queimaduras graves, agressão com arma de fogo ou arma branca, soterramento ou desabamento, crises convulsivas, suspeita de infarto ou AVC ou outras situações consideradas de urgência ou emergência com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.


A equipe de atendimento é formada por dez profissionais, sendo cinco condutores e cinco técnicos de enfermagem. Eles vão trabalhar em dupla com jornada de 12 horas diárias. “A equipe conta com uma ambulância, que está equipada com oxigênio, máscara, maca, equipamento de choque, mochila com equipamentos de enfermagem e socorrista. Em casos extremos a ambulância pode ser equipada com respirador”, explica a secretária de Saúde.

Com a implantação do SAMU em Inácio Martins, a região passa a contar com 16 bases descentralizadas. No total, são 32 ambulâncias para atendimento da 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa, 4ª Regional de Saúde de Irati e 21ª Regional de Telêmaco Borba.

O prefeito de Inácio Martins, Junior Benato, ressalta que a estrutura que passa a ser ofertada no município vai ajudar a salvar vidas. “O SAMU já tem funcionado em nossa região com excelência. O município de Inácio Martins é exemplo no sentido de salvar vidas. Agora, muito mais, com uma base e uma ambulância do SAMU instaladas aqui”, comemora.

A presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amcespar) e prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, que participou da cerimônia de inauguração da base do SAMU, disse que o maior benefício da instalação do serviço é a qualidade e rapidez no atendimento. “Já pudemos perceber o profissionalismo e empatia da equipe e a qualidade e agilidade no atendimento. Estamos contentes e confiantes que nossa população será muito bem atendida”, disse Cleonice.

O SAMU conta com cinco bases na região de abrangência da Associação dos Municípios do Centro-Sul do Paraná (Amcespar). A unidade de Rio Azul atende as cidades vizinhas de Rebouças e Mallet. A base de Teixeira Soares também presta serviços ao município de Fernandes Pinheiro. A unidade de Imbituva também atende os moradores de Guamiranga. O SAMU também está em funcionamento em Irati e Inácio Martins.

“Conseguir proporcionar à população de todos os municípios das nossas regiões de saúde, acesso ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192, e oferecer atendimento com excelência e rapidez é nossa meta e uma conquista de todos os municípios consorciados”, comenta a diretora do CIMSAMU, Scheila Mainardes.

O acionamento do serviço do SAMU pode ser feito no telefone 192.

Ambulância do SAMU que foi repassada para o município de Inácio Martins. Foto: Assessoria do CIMSAMU