Publicidade Topo

notícias

Tratores roubados em Imbituva são recuperados em Pitanga

Policiais apreenderam caminhões usados para transportar os tratores. Durante roubo, bandidos amarraram um casal responsável pela propriedade onde estavam os maquinários

Três tratores roubados estavam sendo transportados em um caminhão, que foi abordado pela PM na PR-466, em Pitanga. Foto: WhatsApp/Divulgação

Três tratores que haviam sido roubados em Imbituva foram recuperados pela Polícia Militar, na cidade de Pitanga. Os veículos foram roubados em uma propriedade rural na localidade de Papuã, na madrugada de terça-feira, 1º.

O dono dos tratores relatou que deixou eles guardados no pátio de um conhecido. Quando chegou ao local para pegar o maquinário para iniciar seu trabalho em um terreno nas proximidades, o proprietário encontrou o dono da propriedade amarrado num cômodo que serve como dispensa. O homem disse que chegou em casa por volta das 2 h. No momento que entrou na residência, ele foi rendido por um homem encapuzado que estava com uma arma de fogo na mão. O ladrão levou o morador para outro cômodo fora da residência. Lá, ele foi amarrado junto com sua esposa. O bandido disse para o casal que só queria as ferramentas do local. Um assaltante ficou cuidando do casal no cativeiro. 

Os moradores ouviram barulho de outros veículos entrando no pátio. Eles também ouviram conversas de outras pessoas, mas não conseguiram identificar quem eram. Três tratores foram roubados da propriedade. Câmeras de segurança instaladas no local foram viradas e quebradas. Já a porta da lanchonete foi arrombada. Uma quantia em dinheiro que estava no caixa foi roubada.

Depois de saírem da propriedade, os bandidos seguiram pela BR-153 em direção à rodovia BR-277, em Guarapuava. Porém, a carreta que levava os tratores roubados teve problemas mecânicos. Neste momento, um morador de Rebouças foi acionado e levou outro caminhão para os ladrões. Conforme informações obtidas pela PM, esse homem já estava de prontidão caso fosse necessário. 


Na BR-277, os bandidos retiraram a carreta que apresentou problemas e engataram o outro caminhão, que seguiu rumo ao município de Guarapuava. O patrão do homem que estava em Rebouças e que levou o caminhão ordenou que fosse dado um “fim” no veículo que apresentou problemas mecânicos assim que ele fosse arrumado. Policiais militares da região de Guarapuava foram acionados. Uma equipe encontrou o caminhão Iveco Stralis com os tratores na PR-466, próximo ao trevo principal de acesso à Pitanga. Um homem, de 34 anos, que mora em Irati e estava conduzindo a carreta, foi detido pelos policiais. Inicialmente, ele disse que não sabia que os tratores eram roubados. O homem afirmou que três pessoas o contrataram para levar os maquinários de Imbituva até Cruzeiro do Oeste, que fica na região Noroeste do Estado. Esses suspeitos ocupavam um veículo Ônix. 

Em verificação na documentação, o motorista apresentou uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsa. Foram constatadas alterações na data de vencimento e CPF do condutor. Por esse motivo, ele foi autuado pelos crimes de uso de documento falso e receptação. O homem, o caminhão e os tratores foram levados para a 45º Delegacia Regional de Polícia de Pitanga. 

Os veículos recuperados foram três tratores, sendo um Massey Fergusson 275 Cor Vermelha Sem Cabine Pneu Balão, um New Holland TL 80 Cabinado Tanque Aux Frontal Azul Escuro, um Landini Land Force 120 HP Azul Claro). Já os veículos apreendidos foram um caminhão Iveco Stralis e um semirreboque Schiffer SSC2E CA.

Dando prosseguimento à ocorrência, policiais militares de Rebouças foram até a localidade de Barreiro e encontraram o caminhão Scania 112, que havia sido utilizado no roubo e que apresentou problemas mecânicos. Ele estava escondido em uma residência nos fundos de uma estufa de fumo. O proprietário da casa foi localizado na rua João Antonio de Freitas e confirmou que havia recebido ordens na segunda-feira, dia 28, para levar o caminhão até Irati e entregar para o seu patrão. O homem também recebeu a informação para ficar de alerta com o outro caminhão, que posteriormente foi usado no transporte dos tratores roubados. O caminhão Scania e o homem abordado em Rebouças foram encaminhados para a Delegacia de Irati.

Três tratores haviam sido roubados em propriedade rural no interior de Imbituva. Foto: 16ª BPM