Publicidade Topo

notícias

SENAC de Irati possui novo gerente

João Guilherme Baggio de Oliveira substitui Patrícia Bermudes no comando da entidade. Um dos desafios do novo gerente é a conclusão da obra do SESC/SENAC/Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava e Rodrigo Zub

João Guilherme Baggio de Oliveira e Denilson Alessi falaram sobre cursos disponibilizados pelo SENAC durante participação no programa "Meio Dia em Notícias" da Super Najuá. Foto: Jussara Harmuch

João Guilherme Baggio de Oliveira é o novo gerente do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) de Irati. Ele substitui Patrícia Bermudes, no comando da entidade. Há seis anos atuando no SENAC, João trabalhava como gerente da unidade Estação Saudade em Ponta Grossa.

O novo gerente é Engenheiro de Alimentos, Mestre e Doutor em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Antes disso, João trabalhou com educação à distância na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e no presencial do Cescage e da Unicesumar.

Um dos desafios do novo gerente é a continuidade da obra da nova sede do SESC/SENAC. O local da obra fica às margens da BR-153, próximo ao trevo de acesso ao loteamento Village Soares e ao bairro Ouro Verde.

As obras foram paralisadas após o contrato ser rescindido com a empresa que estava executando a edificação. “O que nós temos de informação é que ela não conseguiu honrar os compromissos. Para que pudéssemos dar continuidade, até do nosso cronograma, sem ter problema prejuízo nessa entrega final, o SENAC rescindiu com essa empresa para que uma outra continuasse”, disse João Guilherme.


Com o contrato rescindido, uma nova empresa será escolhida para finalizar a obra. “Essa obra, nesse momento, está parada. Mas nós já estamos em processo de retomada dela, com uma nova empresa. Essa nova empresa deve estar entrando já nos próximos dias dentro do nosso canteiro e dando sequência nessa obra”, explica o novo gerente.

Ele também relata que, apesar de ser uma empresa do direito privado, o SENAC segue as regras de contratação do Poder Público. “Nós somos uma empresa do direito privado que faz contratação como Poder Público porque nós recebemos uma verba, que é o compulsório, por isso nós seguimos todo o procedimento, todo o protocolo de uma empresa pública, nesse sentido de licitações. A licitação já está sendo retomada para logo colocarmos uma nova empresa lá no lugar da obra”, conta.

Enquanto a obra não é retomada, o SENAC possui uma equipe de vigilância para dar segurança ao local. “O SENAC tem toda a reserva orçamentária para fazer a continuação e o término dessa obra. Agora entramos em um processo onde ela não está abandonada. Temos toda uma equipe que está lá já nessa obra, que cuida desse espaço, para manter inclusive a segurança em relação a toda à região, para todo mundo que mora ali naquela região. Contamos com segurança 24 horas e essa segurança 24 horas também está garantindo a continuidade daqueles serviços ali”, relata João Guilherme.

A nova sede ajudará a ampliar a estrutura do SESC/SENAC na região, trazendo mais possibilidades de investimento para Irati. “Vamos ter os cursos da beleza, os cursos da gastronomia, os cursos da informática e os cursos da gestão. Vamos atuar fortemente nos quatro eixos de responsabilidade do SENAC. Vamos ter cozinha pedagógica, nós vamos ter salão de beleza fortemente equipado, nós vamos ter o auditório, nós vamos ter vários espaços de convivência, além de humanidade do SESC. O SESC é o Serviço Social do Comércio. Também vão ter lá toda a parte de educação e saúde que também o SESC promove. E também cultura que é um dos grandes benefícios de ter um SESC na cidade. O SESC será uma unidade muito importante ali também, vai ter o ginásio, vai ter toda a parte de educação infantil. Provavelmente muitas coisas legais e boas estão vindo para região com essa obra”, relata o novo gerente.

Outra característica do local será a oportunidade de trazer uma condição mais favorável ao ensino profissionalizante. “Aqui vamos ter um espaço como o SENAC entendemos que é o ideal para as práticas pedagógicas. Lá vamos ter espaços completamente equipados com tecnologia de ponta e que, com certeza, vão mostrar para nós um avanço significativo na educação do iratiense, mas também, de todas as pessoas que estão na região”, explica.

A expectativa é que as obras da nova sede estejam em período de finalização ainda no segundo semestre de 2022. A intenção é que o local abrigue os novos cursos que serão criados. “Nós percebemos que Irati e toda a nossa região tem o espaço voltado à prestação de serviços. Isso se destaca, aqui em Irati, a área de saúde. Hoje nós no SENAC, ofertamos técnico em enfermagem, o técnico em radiologia, e estamos também com o técnico em estética. Com essa nova unidade do SENAC, com espaço bem maior, nós podemos trazer outros cursos técnicos que, infelizmente hoje, por questão de espaço físico, muitas vezes acabamos não ofertando para que demos excelência naqueles que já temos em andamento”, conta o Técnico de Relações com o Mercado, Denilson Alessi.

Técnico de Relações com o Mercado, Denilson Alessi, destaca que construção da unidade do SESC-SENAC possibilitará aumento da oferta de cursos para a comunidade. Foto: Jussara Harmuch

 Um dos cursos técnicos que será levado para a nova unidade é o da área de beleza, que já está com inscrições abertas. “Hoje, por exemplo, termos curso na área de beleza aberto. Então, cabeleireiros, se você quiser se inscrever, nós temos vagas abertas para o nosso curso de cabeleireiro. Ele é um curso que também é muito efetivo nessa questão de mudar de área. Eu vejo que a beleza tem esse potencial. Você começa a se profissionalizar, você começa a fazer um curso desses e você tem um potencial de abrir um salão, de atender as pessoas em casa, de se candidatar a uma vaga dentro de um espaço que, por exemplo, você não teria oportunidade, se não tivesse essa preparação”, disse o novo gerente.

O curso de gastronomia também será um dos que serão realizados na nova unidade. A área já possui cursos na atual unidade, como de auxiliar de cozinha que possui cerca de 15 alunos. O curso está sendo realizado em parceria com a Prefeitura de Irati. “Temos 15 alunos que estão sendo qualificados para atender essa mão-de-obra de gastronomia da região, que é outra mão-de-obra que tem a possibilidade de mudar a vida das pessoas. Você faz um curso desse, por exemplo, você começa a aprender uma série de coisas que você pode desenvolver na sua própria casa ou nos restaurantes”, explica.

Outra parceria junto à Prefeitura de Irati foi realizada juntamente com a Secretaria de Agricultura e Agência do Trabalhador que possibilitou a oferta do curso de Técnicas para Açougueiro. “Nós tivemos duas turmas e dessas duas turmas, conseguimos ter o número previsto de alunos para nós estarmos iniciando a turma. Claro que nós concluímos com um número um pouco menor, mas o importante de tudo isso que sabemos ouvir dos empresários de Irati o quanto precisa desse profissional para o mercado do trabalho. Exatamente pensando nisso, em somar as empresas contribuintes do SENAC, nós trouxemos essa proposta junto à prefeitura de Irati de qualificar esse pessoal. Tenho convicção de que da parte do SENAC, dos alunos que concluíram o curso pode ter certeza que foi um curso de excelência, extremamente capacitado o profissional que veio, os alunos se empenharam. Fico feliz também em saber que daqueles alunos, já tem pessoas empregadas”, conta Denilson.

Com a criação de novos cursos, a previsão é que aumente as vagas para pessoas que estejam dispostas a atuar nos cursos profissionalizantes. Por enquanto ainda não há uma divulgação de vagas na nova unidade. Mesmo assim, novos profissionais estão sendo contratados. “Nós temos vaga aberta para instrutor de enfermagem. Para você que quer fazer parte do nosso quadro, fica o convite. O SENAC é uma casa muito boa de trabalhar. Oferecemos nossos benefícios, salário compatível com o mercado e em regimento de trabalho”, destaca o novo gerente.

O SENAC oferece cursos pagos e gratuitos. João Guilherme destaca que é importante que as pessoas estejam atentas às redes sociais do SENAC para não perderem as oportunidades. “Fique atento às nossas redes sociais, ao nosso grupo. Para você que ainda não entrou no nosso grupo do Facebook, nós temos o grupo SENAC Irati. Lá também estamos postando todas as novidades, todas as possibilidades. Também o nosso site que é o www.pr.senac.br, lá você vai conseguir ver toda a nossa programação dos cursos que estão acontecendo em Irati, na região e a partir dali você pode se informar e ir atrás”, explica.

João Guilherme Baggio de Oliveira atuou seis anos no SENAC de Ponta Grossa antes de comandar unidade em Irati. Foto: Jussara Harmuch