Publicidade Topo

notícias

Secretaria de Cultura promove Tarde Festiva das Mulheres neste domingo

Evento será realizado no Parque Aquático a partir das 13h30min e terá diversas atrações voltadas ao público feminino/Paulo Henrique Sava, com reportagem de Herivelton Lourenço
2ª Tarde Festiva das Mulheres acontecerá neste domingo, 20, no Parque Aquático de Irati. Foto: SECOM

No próximo domingo, 20, a Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Legato Étnico de Irati irá promover a 2ª edição da Tarde Festiva das Mulheres. O evento será realizado a partir das 13h30min na área externa do Pavilhão de Exposições João Wasilewski, no Parque Aquático. A programação será aberta para o público de toda a região.

Na ocasião, serão sorteados brindes doados por diversos estabelecimentos comerciais, serão disponibilizados brinquedos infantis e curso de auto maquiagem gratuitos, oferecidos pelo Grupo Saber. As participantes também poderão receber massagem “Quick”, serviço oferecido por Michele Marochi.

No local, também será montado um estande da Secretaria Municipal de Saúde, com programação voltada às mulheres. Além disso, a Farmácia Nissei estará oferecendo protetor solar gratuitamente no local. Haverá também um fundo temático para fotografias, que serão feitas sem custo pela fotógrafa Dora Leandra. Durante toda a tarde, serão distribuídos picolés, haverá passeio de trenzinho com o personagem Nhô Pacífico, venda de chope e artesanato, além de uma exposição de carros antigos.

O público também poderá prestigiar apresentações musicais de artistas iratienses, com as cantoras Jennifer Lima, Grazi Viante e Ingrid Langner, e as duplas Léo & Aline, de Gonçalves Júnior, e Isa & Flávia. Na abertura, o historiador José Maria Gracia Araújo fará um breve relato sobre as mulheres que foram protagonistas na história de Irati.

Em entrevista ao programa Espaço Cidadão, da Super Najuá, o secretário de Cultura, Alfredo Van Der Neut, destacou que algumas mulheres convidadas participarão do evento contando sobre suas experiências na sociedade iratiense. Entre as convidadas, estão a médica Larissa Mazepa e a advogada e vice-prefeita de Irati, Ieda Waydzik. Alfredo explicou como surgiu a ideia de realizar este evento.

“Eu acredito que já existiam outras formas de homenagear as mulheres. Quando eu entrei na Secretaria, nós tínhamos algumas programações existentes e outras foram implantadas, uma delas foi esta. Nós fizemos a primeira em 2020, pois em 2021 não houve por causa da pandemia. Agora, estamos fazendo a segunda, perto do Pavilhão”, frisou.

Em caso de chuva, haverá tendas no local para abrigar os participantes. Alfredo destacou a importância de homenagear as mulheres neste dia. “Qual é a mulher que não é destaque nesta vida? Não existe, todas elas são destaques porque já geram outra pessoa, e isto é um dom de Deus. Nossas mães nos geraram e só por isto elas já são destaques especiais. Fora disso, elas já começam a criar outros destaques na vida, e mesmo aquela que é a mais simples zeladora de algum estabelecimento merece um dia e um a homenagem especial, porque ela demonstra a qualidade no serviço, no capricho, de proporcionar o bem-estar às pessoas e tudo isto tem que ser levado em conta”, comentou.


Gruta de Santa Terezinha - Durante o evento, será feita a entrega da restauração da Gruta de Santa Terezinha, no Parque Aquático. O trabalho foi feito de forma gratuita pela Construtora Cathio, que rebaixou o piso, fez a drenagem e instalou um altar em granito, iluminação e nova grade. A pintura do local também foi refeita. Alfredo contou um pouco da história da gruta, que, desde a inauguração do parque, tem sido palco de devoção e fé do povo iratiense e da região.

“A princípio, era Santa Terezinha, a pedido de uma moradora. A imagem é a mesma que existia em uma capela na frente da olaria (Santa Terezinha, que funcionou no local onde hoje está o Parque Aquático). Poucas pessoas vão lembrar disso, e eu a conheci quando era criança. Esta pequena capela tinha esta imagem, por isto preservamos muito, porque ela tem um valor histórico e está lá há tanto tempo nos proporcionando energias mais positivas”, comentou Alfredo.

Na foto, o locutor Herivelton Lourenço ao lado do secretário de Cultura, Alfredo Van Der Neut. Foto: Jussara Harmuch