Publicidade Topo

notícias

Resíduos de jardinagem e corte de grama passam a ser recolhidos pela Coleta Verde de Irati

Serviço oferecido pela Prefeitura de Irati é feito de forma gratuita e deve ser agendado pelo morador/Paulo Henrique Sava

Prefeitura oferece serviço de coleta verde para recolhimento de resíduos de cortes de grama, mato e jardinagem. Foto: SECOM

A partir de agora, a coleta de resíduos de jardinagem está sendo feita pelo serviço gratuito de Coleta Verde da Prefeitura de Irati. Agora, a coleta deve ser agendada pelo morador. A secretária de Ecologia e Meio Ambiente, Magda Adriana Lozinski, explica como funcionará o processo a partir de agora.

“O que seria a prestação deste serviço: o município tem um veículo próprio que coleta resíduos de grama, varrição de quintais e jardins, poda de árvores, e a partir do momento em que chega este endereço, o protocolo e o pedido para nós, ele entra em uma lista, de acordo com a demanda, e vamos fazendo a coleta deste material”, frisou.

Antes, pequenas quantidades de resíduos de cortes de grama ou de jardinagem poderia ser colocado junto ao lixo orgânico e era coletado pela empresa Ecovale, que levava o material até o aterro sanitário do Pinho, que foi desativado. Este material verde ajudava na decomposição do lixo orgânico.

Atualmente, como o município paga por tonelada pelo transbordo do lixo orgânico, optou-se por destinar os resíduos de jardinagem para a Coleta Verde, o que trouxe economia para o orçamento da secretaria. “O município fez a opção, até para uma economia em relação à questão orçamentária da secretaria e do dispêndio financeiro. Solicitamos que a população faça a separação de mato, grama e poda, e requeira a coleta na secretaria via telefone ou até mesmo por protocolo na Prefeitura”, pontuou.

O serviço de coleta verde é feito de forma gratuita para a população. Entretanto, como o serviço é feito por demanda, nem sempre é possível fazer a coleta do material em um prazo de 24 horas, de acordo com Magda. Diariamente, a secretaria recebe cerca de 20 pedidos de coleta verde. “Porém, na medida do possível, este caminhão trabalha todos os dias na coleta deste material e estará fazendo o recolhimento em frente à residência”, pontuou.


A secretária ressalta que, mesmo que seja em quantidade pequena, o município fará o recolhimento do material verde. “Independentemente da quantidade e do volume de grama ou do material verde gerado, é a Prefeitura, através do protocolo e da solicitação na Secretaria, que vai buscar”, comentou.

Em determinadas situações, as pessoas ainda misturam materiais orgânicos e recicláveis com resíduos verdes. “Pedimos a conscientização e a colaboração da população para uma melhor separação: grama, mato e folhas em um determinado saco ou recipiente, o que é da Ecovale, como resíduos de cozinha ou sanitários, em outra coleta, e o reciclável em uma terceira coleta”, solicitou Magda.

Depois que o material é coletado e devidamente vistoriado, ele é levado para um terreno próprio do município, localizado na Vila São João, onde é descartado. Segundo Magda, é neste momento que se constata a mistura de material verde com resíduos orgânicos e recicláveis. “Por isto pedimos a colaboração da população mais uma vez na questão dos resíduos de Irati”, frisou.

Para solicitar o serviço de coleta verde, basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Ecologia e Meio Ambiente pelo telefone (42) 3132-6285 ou diretamente no protocolo da Prefeitura, pelo telefone (42) 3132-6100.