Publicidade Topo

notícias

Unidade avançada da Agência do Trabalhador de Rio Azul oferece serviços gratuitos

Inaugurada em outubro de 2021, unidade oferece diversos serviços gratuitos para trabalhadores e empresas evitando deslocamento para Irati/Karin Franco, com reportagem de Rodrigo Zub

Unidade avançada da Agência do Trabalhador funciona no mesmo prédio da secretaria de Assistência Social e Habitação de Rio Azul. Foto: Rodrigo Zub

A unidade avançada da Agência do Trabalhador de Rio Azul oferece diversos serviços para trabalhadores e empresas. “Nosso principal foco aqui no posto avançado é fazer a intermediação da mão de obra. Também fazemos a captação de vagas, abertura de vagas através das visitas às empresas, as empresas também procuram o posto. Fazemos o cadastro do trabalhador, do Jovem Aprendiz”, explica a responsável pela unidade avançada, Daiane de Paula Boiani.

Ouça o áudio da reportagem no fim do texto  

O único serviço que ainda é realizado na Agência do Trabalhador em Irati, a qual a unidade de Rio Azul é vinculada, é o pedido de seguro-desemprego. Porém, o serviço pode ser feito online. “Orientamos a fazer pela Carteira Digital. Baixar o aplicativo Carteira Digital. Se a pessoa preferir ir até Agência de Irati, fica a critério da pessoa. Mas orientamos pelo modo mais fácil que é a Carteira Digital”, relata Daiane. Quem não sabe como fazer a Carteira Digital, pode procurar a agência para esclarecer as dúvidas.

Inaugurada em outubro de 2021, a unidade tem sido procurada por trabalhadores e empresas. “O principal é a procura de emprego. Tem muito desemprego, então as pessoas estão sempre vindo. Muitas acharam que ficou bem mais fácil do que estar indo para Irati. Só mesmo a questão do seguro. Mas como tem a Carteira Digital, então também facilita bastante, não precisa estar se deslocando até lá”, contou.

Quer receber conteúdo local da Najuá? Confira a descrição do grupo 

Atualmente, há vagas de emprego em Rio Azul e também em outras cidades da região, como Mallet. Entre as principais vagas de trabalho anunciadas estão as que são relacionadas ao comércio. “Geralmente mais o comércio. Questão de vendedores nas empresas, auxiliar de produção, são essas as linhas assim que temos mais procura”, disse a responsável pela unidade avançada de Rio Azul.

Quem está procurando emprego, pode ir até a unidade avançada para encontrar uma vaga. Para isso, é preciso levar a Carteira de Trabalho, a identidade e o CPF. Também é aconselhável levar um currículo pronto, mas quem não possuir, os funcionários da agência auxiliam o preenchimento.

Daiane ainda destaca que é importante que as pessoas se qualifiquem para conseguir preencher as vagas. “Que as pessoas se capacitem, façam cursos que tem área que precisa uma formação. Estar incentivando as pessoas a se capacitarem para ter uma melhor oportunidade”, afirma.

Na unidade avançada, é possível fazer um cadastro gratuito com as informações pessoais e profissionais dos candidatos. Esse cadastro também precisa ser atualizado para que a empresa consiga entrar em contato com o candidato à vaga. “Muitas já têm o cadastro. Nós atualizamos, seja porque mudaram de endereço, questão de telefone. Estamos sempre atualizando”, disse.

Empresários que precisam preencher alguma vaga ainda podem entrar em contato com a unidade avançada para consultar se há alguém que se enquadre no que a empresa está procurando. Outro serviço gratuito para empresas é a possibilidade de anunciar vagas de emprego. “Oferecendo esse serviço, convidando as empresas que venham e abram suas vagas com o posto. Não tem custo nenhum e as pessoas também podem estar vindo, fazemos o cadastro, fazemos a atualização do cadastro, abertura de vaga e o encaminhamento para essas vagas”, explica.

Como o local é um posto avançado, o atendimento é feito apenas pela responsável da unidade. Daiane conta que recebeu um treinamento para poder oferecer o serviço da melhor forma possível. “Todas as cidades que tiveram o convite para ter o posto avançado da Agência do Trabalhador passaram por uma capacitação em Curitiba. Foram três dias de capacitação e mais o treinamento na agência. O nosso posto é vinculado à agência de Irati, então também foi feito um treinamento na agência de Irati”, explica.

O atendimento na unidade é de segunda a sexta-feira, das 7h45 até às 11h45 e às 13 até às 17h. A unidade está localizada na rua José Pissaia, próximo à Secretaria de Educação e à Câmara Municipal. O telefone para contato é (42) 3463-1169. Empresários que desejam agendar uma visita da responsável pela agência podem entrar em contato no mesmo número de telefone.
 
Unidade avançada da Agência do Trabalhador de Rio Azul está em funcionamento desde outubro de 2021. Foto: Rodrigo Zub