Publicidade Topo

notícias

Secretaria de Esportes de Irati fará seletiva para equipe feminina de futsal

Equipe irá disputar os Jogos Abertos e a Chave Prata do Campeonato Paranaense Feminino Adulto de Futsal em 2022/Paulo Henrique Sava
Seletiva para equipe feminina de futsal que disputará o Campeonato Paranaense Feminino Adulto Chave Prata e os Jogos Abertos do Paraná será no próximo dia 26, no Ginásio Batatão. Foto: SECOM

No próximo dia 26, a partir das 13 horas, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Irati fará uma seletiva de atletas para formarem a equipe de futsal feminino que irá disputar os Jogos Abertos e a Chave Prata do Campeonato Paranaense Feminino Adulto em 2022. A seletiva ocorrerá no Ginásio Municipal de Esportes Agostinho Zarpellon Júnior, o Batatão. A comissão técnica da equipe será definida posteriormente.

A equipe iratiense será formada em parceria entre a Secretaria de Esportes e Lazer, o empresário José Agnaldo dos Santos, da Wisa Informática, e um time de Ponta Grossa. O secretário André Demczuk, o Dedé, explicou à nossa reportagem como ocorreram as conversas.

“Nós tivemos a procura do Agnaldo, da Wisa Informática, que sempre foi um apoiador do esporte. Ele é uma pessoa ligada ao futsal feminino, por isto, tivemos uma conversa e fomos amadurecendo a ideia. Ele trouxe uma atleta de Ponta Grossa, onde tem uma equipe com atletas que já atuaram em outros times no cenário do futsal estadual. A ideia é de que elas nos ajudem a representar o nosso município na Chave Prata do Paranaense Feminino”, frisou.

Segundo Dedé, mesmo com o auxílio das jogadoras pontagrossenses, é necessário o engajamento de atletas da região neste projeto. “A nossa ideia foi fazer esta seletiva não só municipal, mas também regional, pois sabemos que tem meninas que sabem jogar com qualidade em Irati, Imbituva, Fernandes Pinheiro, Rebouças, Mallet. A nossa ideia é de oportunizar que elas participem desta seletiva aqui em Irati, para que formemos uma base com meninas daqui, para, com esta base de Ponta Grossa, formar uma equipe competitiva para treinarmos uma ou duas vezes por semana aqui em Irati e mais uma em Ponta Grossa, para conseguirmos formar uma equipe homogênea destas meninas mais experientes, mais rodadas, com as meninas daqui, que às vezes sabem jogar, mas nunca tiveram a oportunidade de um treinamento realmente”, comentou.

A idade mínima para participação na seletiva é de 16 anos, critério essencial para que as atletas possam participar do Campeonato Paranaense Adulto, segundo o secretário de esportes. “Não adianta selecionarmos meninas de 14 ou 15 anos, pois elas não vão poder jogar o Estadual Adulto. A ideia é de que, logo em seguida, tenhamos uma escolinha. Reiniciamos os trabalhos com o futsal no Ginásio Fortunato Colaço Vaz (no bairro Rio Bonito). Nesta semana, voltaram as seleções, e na próxima reiniciam as escolinhas. Voltando as escolinhas, a nossa ideia é que as meninas as procurem. A partir do momento em que tenhamos um número suficiente para fazermos um horário separado, o faremos. Num primeiro momento, nas categorias menores, elas vão treinar junto com os meninos, sem problema nenhum, como já é feito no futebol de campo até uma certa idade. A nossa ideia é de dividir para que tenhamos categorias de base muito fortes também no futsal feminino da nossa cidade”, afirmou.

Dedé solicita que todas as meninas interessadas em participar da modalidade compareçam ao ginásio para a seletiva. “Pedimos para que todas compareçam, venham, aquelas meninas que têm interesse, não tenham vergonha ou timidez. Se nunca participou, não tem problema nenhum, pois o intuito é que vocês venham para que demos um início, um pontapé inicial para o futsal feminino ficar cada vez mais forte na nossa cidade”, destacou.


As atletas das 17 equipes que participarão da Copa Wisa de Futsal Feminino, que terá início hoje, 12, também serão observadas, conforme Dedé. “A ideia é de olhar estas meninas participarem da competição também e nas seletivas. Neste mesmo dia, a base de Ponta Grossa estará conosco para que possamos vê-las e conhece-las e para que elas nos ajudem nesta seletiva”, destacou.

Dedé avalia que a Copa Wisa de Futsal Feminino irá mostrar a qualidade técnica das atletas iratienses e de outros municípios. “É uma competição da qual esperamos muito da parte técnica, que seja, dentre todas as copas Wisa feitas até hoje, a com nível técnico melhor, afinal de contas vêm equipes de Ponta Grossa, Guarapuava e União da Vitória. Vamos concentrar dentro da nossa região o que há de melhor no futsal feminino. Esperamos que, daí, consigamos, não só em Irati, mas promover o futsal feminino para que logo tenhamos equipes de Imbituva, Irati, Prudentópolis, Guarapuava e outros municípios. Isto vai fortalecer a nossa região”, pontuou.

Uma comissão está sendo montada para selecionar as atletas. “A nossa ideia é de que tenhamos de 4 a 5 pessoas que possam avaliar, que não fiquem o dia todo, mas que permaneçam por um período para nos ajudar, avaliar as atletas com calma e, se for preciso selecionar mais meninas para iniciar os treinamentos e aos poucos irmos formando o grupo, também vai ser feito”, acrescentou Dedé.

Não haverá custo nenhum para que as interessadas compareçam. No dia da seletiva, elas deverão levar uma ficha de inscrição, que será disponibilizada nas redes sociais da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Irati. Elas devem levar apenas seu próprio uniforme. “Elas devem trazer sua vestimenta esportiva, como tênis, meião, calção, aqui teremos coletes e toda a estrutura para um treino e alguém para arbitrar as partidas e fazer alguns trabalhos com elas. É só as meninas virem mesmo”, finalizou o secretário de esportes.