Publicidade Topo

notícias

Secretaria de Educação de Irati ganhará nova sede

Secretaria, que atualmente funciona no prédio do Centro Administrativo Municipal (CAM), será deslocada para o imóvel onde funcionaria a nova prefeitura e a Secretaria de Segurança Pública, na Avenida Perimetral João Stoklos/Paulo Henrique Sava
Prédio que irá abrigar a nova sede da Secretaria Municipal de Educação, onde antes funcionariam a nova Prefeitura e a Secretaria de Segurança Pública, na Avenida Perimetral João Stoklos. Foto: Paulo Henrique Sava

A Secretaria Municipal de Educação de Irati ganhará uma nova sede em breve. A pasta, que atualmente funciona no prédio do Centro Administrativo Municipal (CAM), será deslocada para o local onde funcionaria a nova prefeitura, na Avenida Perimetral João Stoklos. O prédio está sendo reformado para abrigar a nova secretaria. O município está investindo R$ 600 mil para a conclusão da obra, com recursos próprios.

Segundo o secretário de Planejamento e Coordenação, João Almeida Júnior, a mudança já está confirmada e deve acontecer em um prazo que pode variar entre 60 e 90 dias. O prédio do CAM pertence ao Governo do Estado e irá abrigar provisoriamente o Núcleo Regional de Educação enquanto a sede atual do órgão estadual passa por reformas.

“O Governo solicitou este prédio porque, pelo que ouvimos falar, o prédio do Núcleo vai ser reformado e provisoriamente o órgão vai passar para aquele prédio. Paralelo a isto, nós, terminando a obra onde seria o complexo cívico municipal, a Secretaria de Educação vai ser a primeira a se mudar para aquele novo prédio. Nós acreditamos que em até 60 ou 90 dias, no máximo, isto vai acontecer”, frisou.

O Executivo fez uma nova licitação para a conclusão da obra, que apresentava problemas de infiltração na cobertura por conta do tempo em que o prédio ficou exposto às intempéries do tempo.

A Secretária de Educação, Jandira Terezinha Girardi, destacou que a sede atual da pasta precisa de reformas urgentes. Entretanto, como o imóvel pertence ao Estado, o município não poderia executar qualquer obra sem a anuência do governo estadual. “Como ele é do Estado, teríamos que ter permissão para fazer qualquer reforma. Para nós, não seria viável mexer no que é do Estado”, frisou.

Até que a obra do novo prédio da Secretaria de Educação seja concluída, a pasta permanecerá funcionando nas dependências do CAM. Ela avaliou que a nova estrutura será suficiente para toda a estrutura da secretaria. “Ele é grande, e o que pode ofertar para nós, em termos de Secretaria de Educação, é que será um prédio somente para a nossa pasta, pois aqui nós dividimos. Nós sempre precisamos de espaço, tanto eu quanto a secretária Sybil (Dietrich, da Assistência Social). Nós vivemos dividindo porque sempre precisamos de espaço. Assim, ela ficará com mais espaço e nós teremos uma secretaria somente para a educação”, frisou.

Todos os setores da educação, envolvendo a frota de ônibus e a merenda escolar, será deslocado para o novo prédio, segundo Jandira. “Eu penso que é da Prefeitura, aquele prédio era para ser a própria Prefeitura e é do município. Nós gostamos muito do local onde estamos há tantos anos, mas precisamos fazer esta mudança e estamos gostando muito, vamos ver como vai ficar. Será definitivo para as próximas secretárias de educação usufruírem também”, comentou.


Secretaria de Segurança Pública - O prédio estava sendo preparado para receber a Secretaria de Segurança Pública e Patrimônio, porém o município desistiu de realocar a estrutura da pasta para aquele local por conta da segurança do local, conforme explica o secretário. “Por ser um prédio envidraçado, tem que ter uma sala cofre para a questão de armamentos, ser mais sensível a questão de segurança, isto foi descartado. Não utilizaremos aquele prédio para a Secretaria de Segurança e sim para a Educação e outra secretaria que consigamos colocar no mesmo prédio”, pontuou.

Segundo Almeida, a Prefeitura já tem um novo imóvel e um projeto para construir a sede nova da Secretaria de Segurança Pública e está aguardando apenas a liberação dos recursos para anunciar o local onde a obra será feita.