Publicidade Topo

notícias

Ruas 19 de Dezembro e Coronel Gracia passam a contar com mais pontos do ESTAR na próxima semana

Trechos que vão da Rua 19 de Dezembro, nas proximidades com a rotatória com a XV de Novembro, até o cruzamento da Coronel Gracia com a Coronel Pires, receberão EstaR a partir da próxima quarta-feira, 09/Paulo Henrique Sava
Trecho da Rua Coronel Gracia entre a 19 de Dezembro e a Coronel Pires receberá EstaR a partir da próxima quarta-feira, 09. Foto: Paulo Henrique Sava

A partir da próxima quarta-feira, 09, os trechos das ruas 19 de Dezembro, entre a rotatória com a XV de Novembro e a Paróquia São Miguel, e Coronel Gracia, entre a 19 de Dezembro e o cruzamento com a Rua Coronel Pires, nas proximidades do antigo prédio do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS/Amcespar) receberão pontos do Estacionamento Regulamentado (EstaR). A informação foi confirmada à reportagem da Najuá pelo diretor do Departamento de Trânsito de Irati (Iratran), Lee Jhefferson Souza.

Segundo Lee, comerciantes e moradores solicitaram a implantação do EstaR nesta região devido à dificuldade relatada pelos clientes dos estabelecimentos para encontrar vaga de estacionamento nas proximidades. “Então, estas pessoas acabaram fazendo um abaixo-assinado junto aos comércios destas ruas, protocolaram na Prefeitura e passaram pela Comissão de Trânsito. Como é um pedido do comércio, acabamos acatando”, pontuou.

Um dos trechos mais problemáticos em relação ao estacionamento na Rua 19 de Dezembro fica em frente à Escola Estadual Nossa Senhora das Graças. “É muito movimento, são muitos carros, e os pais acabam não tendo local para estacionar. Como era uma área que não tinha Estacionamento Rotativo, então quem estaciona ali deixa o seu veículo o dia todo parado e acaba prejudicando um pouco um pai que vem deixar um aluno, alguém que vem comprar alguma coisa no comércio e não tem esta vaga e acaba dando transtorno naquela região. Então, a partir do dia 09 começa a ser cobrado, estão as placas todas instaladas no local”, frisou Lee.

Rua 19 de Dezembro, no trecho que passa em frente à Escola Estadual Nossa Senhora das Graças, também receberá o EstaR a partir da próxima semana. Foto: Paulo Henrique Sava


Rua Coronel Gracia - A pedido do comércio local, a Rua Coronel Gracia também passará a contar com o EstaR desde a 19 de Dezembro. “Foi fechada aquela região. Se você subir a XV de Novembro, entrar na 19 de Dezembro e descer pela Coronel Gracia, o trecho inteiro está com Estacionamento Rotativo”, comentou o diretor da Iratran.

Havia também a previsão da implantação do EstaR no trecho da Rua 15 de Julho, entre a Delegacia e a rotatória com a 19 de dezembro. Entretanto, como o pedido dos comerciantes não foi protocolado junto ao Executivo, a solicitação não foi atendida, segundo Lee. “Ali nós vemos que tem bastantes veículos, os comerciantes nos pediram, mas ainda ninguém fez um protocolo, que tem que ser feito para termos tudo documentado e passar pela Comissão de Trânsito para implantarmos”, destacou.

EstaR retirado de quadra da Rua Alfredo Bufrem - Ainda no ano passado, o EstaR foi retirado do trecho da Rua Alfredo Bufrem que vai da rotatória próxima à Câmara até a Coronel Gracia. “Ali já foi feita (a retirada) no ano passado, e como é uma região que não tem comércio, e onde for assim estamos tentando facilitar para quem precisa vir com seu veículo trabalhar no centro ter uma rota de fuga para utilizar”, pontuou Lee.

EstaR Digital - Em 2021, a Câmara de Irati aprovou um projeto de lei para implantação do EstaR Digital em Irati, a custo zero para o município. Lee acredita que, com o andamento do processo, que é burocrático, em aproximadamente 30 dias será lançado o edital de licitação para contratação da empresa que irá implantar o sistema no município. “É um sistema um pouco burocrático, nós já estamos trabalhando nele desde o ano passado, nesta licitação, e creio eu que, em mais uns 30 dias no máximo, sai o edital. Já está quase tudo pronto”, comentou Lee.

Para o diretor da Iratran, após a implantação do sistema, o EstaR Digital trará um grande benefício para a população. “Nós conseguiremos regularizar a situação das pessoas que reclamam de receber uma notificação no centro e ter que vir até aqui para regularizar, sair do seu trajeto do dia-a-dia. A partir do momento em que tivermos o EstaR Digital, a pessoa não vai necessitar se deslocar, pois a partir do aplicativo ela consegue regularizar, fazer tudo e acaba não precisando vir até o departamento”, comentou.