Publicidade Topo

notícias

Prefeitura de Irati volta a liberar 100% de ocupação nos estabelecimentos

Medida visa garantir que os alunos retomem as atividades presenciais. Até então, aulas estavam ocorrendo em sistema de revezamento com 50% de ocupação das salas

Imagem da movimentação de algumas pessoas na loja Calce Bem, em Irati. Foto: Jussara Harmuch

Em vídeo divulgado no início da tarde de hoje, o prefeito de Irati, Jorge Derbli, anunciou a revogação do decreto que estabelecia a ocupação máxima de 50% da capacidade dos estabelecimentos em Irati. Com essa medida que entra em vigor a partir desta quinta-feira, 10, não haverá mais limite de público nestes locais.

Derbli relata que a decisão foi tomada com o objetivo de garantir que os alunos da rede municipal e estadual retomem as atividades presenciais. O ano letivo teve início na segunda-feira, 7. Porém, como o decreto que tinha validade até o dia 17 limitava a presença de alunos em salas de aulas, estava acontecendo um sistema de revezamento com 50% dos estudantes frequentando os estabelecimentos. No vídeo, o prefeito ressaltou que não haverá restrição de horário para o funcionamento do comércio.

“Estamos fazendo isso principalmente pela volta às aulas na esfera estadual e municipal, nós queremos então que a partir de amanhã [quinta-feira] todas as salas de aula e creches, enfim, tudo pode funcionar com 100% de ocupação dos alunos com o devido cuidado e protocolo lógico. O uso de máscaras, álcool em gel, aqueles cuidados que nós devemos ter”, diz o prefeito.

Segundo Derbli, a decisão de revogar o decreto também leva em conta a queda de casos de coronavírus em Irati. O número de casos ativos que já ultrapassou a marca de 1.000 diminui para 822 nesta quarta-feira, 9. Desses, 818 estão em isolamento domiciliar e quatro internados, sendo três em enfermarias e um na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Entretanto, o número de casos diários continua elevado. Foram 177 pessoas diagnosticadas com a doença na terça e 126 nesta quarta. Irati já registrou 14.704 casos de Covid-19 desde o início da pandemia. 13.683 se recuperaram da doença e 196 pessoas faleceram.


O prefeito também anunciou que a secretaria de Saúde está realizando algumas mudanças no atendimento e vacinação contra a Covid-19. A unidade de saúde François Abib, no bairro Joaquim Zarpellon, estará fechada na quinta e sexta-feira para desinfecção e organização do local. Na segunda-feira, as atividades serão retomadas. Porém, não serão atendidos mais pacientes com sintomas de coronavírus. Ou seja, o local volta a funcionar como UBS.

Por conta desta mudança, a unidade de saúde do Rio Bonito será o local de testagem amanhã, sexta e sábado. Na segunda, dia 14, será a vez desta unidade ser fechada para desinfecção e organização do local. Na terça, dia 15, a unidade do Rio Bonito, volta a atender como UBS.

Outra mudança que passa a valer a partir de segunda-feira, é que o pavilhão do Parque Aquático passará a ser a Unidade Sentinela. O atendimento será das 8 às 17h de segunda a sexta-feira. Já nos sábados, o expediente será das 8 às 13h. Por esse motivo, a vacinação será descentralizada para todas as unidades de saúde do município. Para Derbli, essa medida vai facilitar a vacinação, pois as pessoas poderão tomar a vacina na unidade mais próxima de sua casa.

“Você não precisará se deslocar mais do seu bairro ou do interior para tomar a vacina. Você procura o posto de saúde mais próximo e fará essa vacinação”.