Publicidade Topo

notícias

Derbli anuncia criação da Secretaria de Proteção e Bem-estar Animal em Irati

Projeto de lei que oficializa a criação da nova secretaria será enviado para a Câmara na próxima semana/Paulo Henrique Sava
Criação da Secretaria Municipal de Proteção e Bem-estar Animal de Irati foi anunciada na última quinta-feira, 03, pelo prefeito Jorge Derbli (PSDB). Foto: Paulo Henrique Sava

Na última quinta-feira, 03, durante reunião com representantes da ONG Amigo Bicho, do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA) e das secretarias de Administração e de Ecologia e Meio Ambiente, o prefeito de Irati, Jorge Derbli (PSDB) anunciou a criação da Secretaria Municipal de Proteção e Bem-estar Animal. Um projeto de lei para a criação da pasta deverá ser enviado à Câmara na próxima semana.

Segundo Derbli, a nova secretaria deverá facilitar a obtenção de recursos estaduais e federais e o repasse destes recursos para as entidades responsáveis pelos cuidados com animais no município.

“Nós temos muitos problemas no repasse dos recursos para a ONG e até para fazer a captação de recursos federais e estaduais porque não temos ainda em Irati uma secretaria especializada no assunto. Com esta secretaria estruturada e pronta, teremos um pessoal que vai cuidar especificamente deste assunto de abandono de animais e, ao mesmo tempo, teremos a capacidade, um canal para buscar recursos nas esferas estadual e federal para atender a ONG e outras situações no que tange a todos os tipos de animais de Irati”, frisou.

A Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente trabalha desde o ano passado juntamente com o CONDEMA nas questões que envolvem a proteção e o bem-estar animal, segundo a secretária Magda Adriana Lozinski.

“É claro que existem várias linhas de estudo e tratamento em relação à questão da causa animal. As zoonoses são tratadas pela Saúde e de maus-tratos pelo Meio Ambiente. Com certeza, uma secretaria direcionada à causa animal vai trazer um alívio para as secretarias de Meio Ambiente e Saúde e queremos que esta pasta tenha muito sucesso”, finalizou.

Foto: Paulo Henrique Sava