Publicidade Topo

notícias

SESA entrega veículos para municípios da 4ª Regional de Saúde

No total, foram entregues 23 veículos, que serão destinados para a Estratégia de Saúde da Família em todos os municípios da região/Sidnei Jorge e Paulo Henrique Sava
SESA entregou 23 veículos para os municípios da 4ª Regional de Saúde de Irati nesta sexta-feira, 28. Foto: SECOM

A Secretaria de Estado da Saúde [SESA] entregou, na manhã desta sexta-feira, 28, 23 veículos para os municípios da 4ª Regional de Saúde, sediada em Irati. A cerimônia de entrega aconteceu nas dependências do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), no bairro DER, e contou com a presença do secretário estadual de saúde, Beto Preto. O investimento nos veículos foi de R$793,5 mil, com recursos oriundos do Tesouro Estadual.

Em seu discurso, o secretário destacou que os automóveis irão auxiliar nas visitas realizadas pelos profissionais envolvidos no Programa Saúde da Família. “Nós precisamos visitar os acamados, precisamos visitar, lá naquela comunidade mais distante, aquele paciente com diabetes, utilizando insulina e que muitas vezes não está se alimentando direito e a dose da insulina está muito alta. Vamos até lá para abraçar este cidadão e levar respeito e atendimento a ele, seja na consulta médica, no atendimento da enfermagem e da fisioterapia, agora mais do que antes, inclusive”, comentou.

O prefeito de Irati, Jorge Derbli (PSDB), ressaltou a importância da entrega destes veículos para o município. “Ação é isto, gestão: estão aqui, concretos, veículos para a Saúde da Família. Os motoristas, no que termine a cerimônia, vão levar os carros e à tarde, já estarão atendendo as pessoas, os necessitados e pacientes nas suas casas. Estes veículos trarão esta comodidade: nós iremos até o paciente através destes veículos com os profissionais da saúde. Para nós, isto tem uma vantagem muito grande, não só para os municípios, mas para aqueles que precisam”, frisou.

Quatro carros ficarão em Irati e serão destinados para as unidades de saúde do bairro Lagoa, Vila São João, Engenheiro Gutierrez e para o Centro de Atendimento Ildefonso Zanetti. Os veículos serão utilizados para atender pacientes acamados em suas residências. A secretária municipal de saúde, Jussara Aparecida Kublinski Hassen, estes veículos agilizarão os atendimentos dos profissionais dos postos.

“Ao invés de pedirmos para o transporte enviar motorista e veículo, o carro já está na unidade de saúde, programado para sair no horário em que tiver que fazer o atendimento ao paciente. Vai agilizar o atendimento: assim que o paciente precisar, um dos nossos motoristas da unidade pega o veículo e vai fazer o atendimento. Para nós, isto foi uma grande conquista, sem contar a agilidade que teremos com os nossos pacientes”, comentou.

Prefeito Jorge Derbli (PSDB) recebeu quatro veículos para o município de Irati. Foto: SECOM


O município de Imbituva também recebeu quatro veículos para o Programa de Saúde da Família. Em entrevista à nossa reportagem, o vice-prefeito Zaqueu Luiz Bobato (Podemos) destacou a importância destes automóveis no trabalho de prevenção e cuidados com a população de Imbituva. Segundo ele, somente em dezembro, foram prestados 8500 atendimentos de saúde pública em Imbituva.

“É como se nós tivéssemos 20% da população de Imbituva no mês passado recorrendo ao serviço público de saúde. Isto nos preocupa, mas ao mesmo tempo, nos deixa animados, porque isto quer dizer que estamos tratando e cuidando bem. As pessoas estão sentindo que é importante ir até a Unidade Básica de Saúde e ao Pronto Atendimento e isto é sinal de que elas estão sendo bem atendidas. Estes veículos que nós adquirimos hoje serão de extrema importância para o deslocamento das equipes para fazerem visitas às famílias, sobretudo nas comunidades do interior, para fazer um trabalho preventivo, um curativo e dar uma assistência na casa das pessoas com estes veículos”, frisou.

O secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, falou sobre a importância destes automóveis para o atendimento de pacientes de toda a região. “A nossa região é muito grande, e nós precisamos dos automóveis para poder atender um idoso, alguém com comorbidade em virtude da Covid, uma pessoa com deficiência, uma criança, e aí sim tem um automóvel para poder fazer este deslocamento. É um investimento grandioso em todo o estado do Paraná, o governador e o Beto estão entregando estes automóveis. Todos os municípios do Paraná receberam”, frisou Sandro.

Em contato com a Najuá, a presidente do CIS/Amcespar e prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, ressaltou que estes veículos proporcionarão mais comodidade, conforto, agilidade e qualidade no atendimento à saúde da população. Fernandes Pinheiro receberá dois veículos, sendo que um foi entregue ontem e outro que será recebido nos próximos dias. Um deles ficará na sede do município e o outro vai para a comunidade de Angaí.

Teixeira Soares recebeu dois veículos, que serão destinados para os postos de saúde das comunidades de Guaraúna e Rio D’areia de cima, segundo a prefeita em exercício, Juliana Belinoski. “Isto era uma meta do nosso plano de governo, fazer com que nós conseguíssemos dar um transporte com mais conforto, qualidade e segurança à nossa população”, finalizou. 


Secretário de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, ao lado do deputado estadual Artagão Júnior, do Secretário de Saúde Beto Preto, do prefeito Derbli e da vice-prefeita, Ieda Waydzik. Foto: SECOM

Secretário de Saúde, Beto Preto. Foto: SECOM

Ieda, Beto Preto, a secretária municipal de saúde de Irati, Jussara Aparecida Kublinski Hassen, e Derbli. Foto: SECOM

Foto: SECOM

Foto: Sidnei Jorge

Prefeito de Inácio Martins e presidente da Amcespar, Júnior Benato, recebe veículos para a saúde do município. Foto: Sidnei Jorge

Prefeito de Rio Azul, Leandro Jasinski, e Cristiana Schvaidak, secretária de saúde, recebem veículos para o município. Foto: Sidnei Jorge