Publicidade Topo

notícias

Secretaria Municipal de Saúde abre nova Unidade Sentinela a partir desta quinta-feira

Posto de saúde do bairro Rio Bonito passará a atender pacientes com sintomas gripais e suspeita de Covid-19 a partir de amanhã/Paulo Henrique Sava, com informações da SECOM/Prefeitura de Irati

Posto de Saúde do bairro Rio Bonito passará a funcionar como Unidade Sentinela a partir desta quinta-feira, 13. Foto: SECOM

A partir desta quinta-feira, 13, o posto de saúde do bairro Rio Bonito passará a funcionar como Unidade Sentinela para pacientes com sintomas gripais e suspeita de Covid-19. A informação foi divulgada pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Irati no fim da tarde desta quarta-feira, 12.

Com isso, Irati contará com duas unidades sentinelas, sendo uma no Conjunto Joaquim Zarpellon (posto de saúde François Abib) e outra no bairro Rio Bonito, que foi reformada recentemente. A nova unidade, localizada próximo ao Parque Aquático e à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, atenderá de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 h. Já a Unidade Sentinela do Conjunto Joaquim Zarpellon continua funcionando durante a semana das 8 às 19 h e aos sábados das 8 às 13 h.

Em contato com nossa reportagem, a secretária de Saúde Jussara Aparecida Kublinski Hassen ressaltou que a abertura da nova unidade é necessária, uma vez que o município registrou 132 novos casos da doença somente nesta quarta-feira.

“Então eu peço para a população que procure a Unidade Sentinela de sua área de abrangência. Por exemplo, quem pertence ao Rio Bonito, Centro, Linha Gonçalves Júnior e Pinho de Baixo, procure a Unidade Sentinela do Rio Bonito. Quem pertence à Vila São João, Vila Matilde, Monjolo, Guamirim e Lagoa, procure a Unidade Sentinela François Abib, no Joaquim Zarpellon”, frisou.

O município atingiu a marca de 693 casos ativos de Covid-19. Todos os moradores infectados estão em isolamento domiciliar. Desde o início da pandemia, em março de 2020, Irati já registrou 10.984 casos de coronavírus. Destes, 10.094 pessoas se recuperaram e 193 pessoas faleceram. 


Redução do tempo de isolamento – Também nesta quarta-feira, a secretaria de Saúde de Irati passou a adotar o novo período de isolamento determinado para pacientes com Covid-19. De acordo com a enfermeira-chefe do setor de epidemiologia da Secretaria de Saúde, Denise Homiak Fernandes, a partir de agora, o município irá adotar os prazos estabelecidos pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA). Para pacientes assintomáticos, ou seja, sem sintomas, o isolamento será de sete dias. Depois disso, se não tiverem sintomas, serão liberados no 7º dia, com a recomendação de continuar adotando cuidados adicionais até o 10º dia.

“Estes cuidados adicionais são o uso da máscara bem ajustada no rosto, mesmo estando em casa; evitar contato com pessoas que estão com imunidade baixa ou que tenham qualquer fator de risco para agravamento da Covid-19; evitar qualquer tipo de aglomeração e não frequentar locais onde não se possa usar máscara o tempo todo, como restaurantes, bares, lanchonetes e outros”, frisou.

Pacientes com casos leves devem seguir com o isolamento por pelo menos dez dias, contados a partir da data do início dos sintomas. Após este período, eles são liberados do isolamento, desde que não estejam fazendo uso de medicamentos antitérmicos, que não apresentem sintomas respiratórios e nem febre por pelo menos 24 horas.

Já os casos moderados e graves, como os imunodeprimidos, deverão permanecer em isolamento por 20 dias a partir da data do início dos sintomas. “Eles estarão liberados a partir do momento em que estiverem 24 horas sem sintoma respiratório, febre e sem o uso de medicamentos antitérmicos”, comentou.

Pessoas que convivem com pacientes infectados também devem permanecer isoladas por pelo menos cinco dias. Depois, elas podem fazer o teste rápido para confirmar se também contraíram ou não a doença. “Se der negativo, ele poderá sair da quarentena, mantendo os cuidados adicionais até o 10º dia. Se der positivo, ele vai entrar nas recomendações do isolamento. Se for assintomático, sete dias; se for caso grave, dez dias de isolamento”, explicou Denise.

Vacinação - A vacinação contra a Covid-19 continua sendo realizada em todas as unidades de saúde com sala de vacinas em Irati. Até o fim da tarde desta quarta-feira, 49.210 pessoas foram imunizadas com a 1ª dose, 44.429 com a 2ª e 11.652 receberam a dose de reforço.