Publicidade Topo

notícias

Sanepar realiza orientação aos clientes beneficiados por obras na rede de esgoto

Visitas estão acontecendo em imóveis de União da Vitória, Bituruna e Inácio Martins. A ligação correta ao sistema de esgoto evita danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas/Assessoria da Sanepar

Os agentes que farão as vistorias passaram por capacitação teórica e prática pela Sanepar em União da Vitória. Foto: Assessoria da Sanepar

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) iniciou às visitas de orientação técnica aos clientes dos imóveis beneficiados por obras recentes de ampliação da rede de esgoto nos municípios de União da Vitória, Bituruna e Inácio Martins. Ao todo, mais de 2 mil famílias passarão a contar com o serviço nas três cidades.

Em União da Vitória, o trabalho será realizado em 1.071 imóveis no bairro São Cristóvão. Em Bituruna, 946 famílias do centro e da Vila Nossa Senhora Aparecida receberão a visita dos agentes. Já em Inácio Martins, 142 famílias da Vila Borges serão orientadas sobre como fazer a interligação correta do imóvel à rede coletora e esclarecer dúvidas sobre o funcionamento e a importância do sistema de esgotamento sanitário.


As visitas fazem parte do trabalho de educação socioambiental desenvolvido pela Sanepar com a comunidade, que em União da Vitória e Bituruna também incluirá cursos de formação para professores e encanadores. Na sequência, os mesmos imóveis passarão por vistorias técnicas, que visam conferir se a ligação foi executada de maneira correta e orientar se houver necessidade de adequações. Caso seja constatado que o imóvel ainda não está interligado à rede ou em caso de irregularidade, o cliente será notificado e terá prazo de 30 dias para corrigir. O imóvel que estiver com a conexão feita de maneira correta receberá um certificado de regularidade.

A gestora de Educação Socioambiental da Sanepar, Luciana Garcia, reforça que a interligação correta do imóvel ao sistema de esgoto melhora o meio ambiente, a saúde e a qualidade de vida da população, além de valorizar o próprio imóvel. Conforme o Código Sanitário Estadual, é obrigatória a ligação de todos os prédios residenciais, comerciais e industriais localizados em áreas servidas por sistema de coleta de esgoto. O lançamento indevido do esgoto doméstico provoca mau cheiro, poluição, proliferação de insetos e favorece o surgimento de doenças pelo contato com a água poluída. Lançar água de chuva na rede coletora de esgoto pode causar extravasamento e também prejudicar o tratamento do efluente.

O serviço de orientação e vistoria técnica é feito por uma empresa contratada e treinada pela Sanepar, com agentes identificados por crachá, colete azul e veículos com a inscrição “A serviço da Sanepar”. É importante que a população os receba e ouça as orientações. Em caso de dúvida, os clientes podem entrar em contato com a Sanepar pelo telefone 0800-200-0115 ou site da Sanepar.