Publicidade Topo

notícias

Prazo de inscrição para o Vestibular da Unicentro encerra amanhã

Instituição oferta 1.254 vagas em 40 opções de curso. Taxa de inscrição custa R$ 150

Vestibular da Unicentro será realizado no dia 13 de março. Foto: Assessoria da Unicentro/Arquivo

A Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro) encerra neste domingo, 30, o prazo para inscrição no Vestibular da instituição, que está marcado para o dia 13 de março. Neste ano, a instituição oferta 1.254 vagas no processo seletivo em 40 opções de curso nos três Campis Universitários (Irati e Santa Cruz e Cedeteg, em Guarapuava) e ainda nas unidades avançadas de Chopinzinho, Coronel Vivida, Pitanga e Prudentópolis. As inscrições devem ser realizadas no site do Vestibular.

O candidato deve escolher sua opção de curso e também a cidade onde pretende fazer a prova, não havendo a necessidade de ser o local de oferta do curso. Além disso, é preciso que o candidato defina também uma opção de língua estrangeira moderna, entre inglês e espanhol. A taxa de inscrição do Vestibular custa R$ 150.


A partir deste processo seletivo, as provas acontecerão somente em um dia com ampliação do tempo de permanência dos candidatos em sala. Até então, as provas eram realizadas no domingo e na segunda-feira. “O Vestibular será realizado em uma única etapa, com cinco horas de duração e, agora, com 60 questões para serem respondidas pelos candidatos. Mantemos os grupos de curso, mas houve uma diminuição no número de questões de cada disciplina”, afirma a coordenadora de Processos Seletivos da Unicentro, Maria Aparecida Mores.

No Vestibular, os candidatos vão realizar uma redação e responderão dez questões de Língua Portuguesa e Literatura e cinco perguntas de Língua Estrangeira. Já as demais matérias que integrarão o processo seletivo, Arte, Biologia, Filosofia, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia são definidas a partir do grupo a que pertence o curso em que o estudante concorre a uma vaga. Cada grupo é composto por cinco disciplinas e cada uma delas conta com nove questões objetivas.

Outra mudança para o Vestibular 2022 diz respeito a lista de obras recomendadas para a prova de Literatura. “A cada dois anos, nós fazemos essa atualização, é uma forma de motivar o estudante para a leitura”, explica Maria.

Nos processos seletivos de 2022 e 2023, as obras que serão abordadas são:


Inocência, de Visconde de Taunay;

A hora da estrela, de Clarice Lispector;

Seminário dos Ratos, de Lygia Fagundes Telles;

Sagarana, de Guimarães Rosa;

Comédias para se ler na escola, de Luís Fernando Veríssimo;

Dois em um, de Alice Ruiz;

Rosa que está, de Luci Colin;

Torto arado, de Itamar Vieira Júnior;

Sagrada Esperança, de Agostinho Neto

O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna.