Publicidade Topo

notícias

Faculdade São Vicente ofertará cursos de Direito e Administração

Inscrições para o vestibular estão abertas até o dia 24 de janeiro. Prova será no dia 30 de janeiro/Karin Franco, com reportagem de Rodrigo Zub e Paulo Sava

Faculdade São Vicente fica na rua 24 de Maio, em Irati. Foto: Paulo Sava

Estão abertas as inscrições para o vestibular para os cursos de Administração e Direito para a Faculdade São Vicente, em Irati. As inscrições ocorrem até o dia 24 de janeiro. Já a prova presencial será aplicada no dia 30 de janeiro.

Os cursos de Administração e Direito foram autorizados pelo Ministério da Educação (MEC) recentemente. O diretor da Faculdade São Vicente, Jair Kulitch, explica que a faculdade iniciou o processo há alguns anos, mas eles foram paralisados em 2020 com a pandemia. O processo reiniciou em 2021 com avaliações da faculdade. “Nós fomos submetidos a um processo de avaliação pelos regulamentos que o MEC disponibiliza. Nós tivemos nosso curso com uma nota excelente, tivemos uma composição de professores cumprindo todas as exigências do MEC, os nossos professores que fazem parte desse projeto são mestres e muitos doutores, alguns desses mestres já estão fazendo doutorado, então são doutorandos. São pessoas que já atuam na área, como profissional do Direito e professores”, disse.

O diretor conta que após avaliações, o MEC autorizou os cursos no final do ano passado. “Finalmente no final de 2021, nós tivemos as portarias conectadas que nos autoriza já fazer o lançamento dos cursos e por isso, estamos no início do processo de vestibular”, disse.


Os cursos são presenciais, mas com a pandemia, haverá o ensino remoto. “Os cursos, tanto de Direito quanto de Administração, serão presenciais. Porém, em razão de uma recente resolução do MEC, em razão da pandemia, ele permite uma flexibilização de parte dessa jornada, da parte da carga horária, com o ensino à distância. Então, isso estamos trabalhando e depende também do andamento, da finalização – que nós esperamos – da pandemia”, conta o diretor.

O planejamento é que a carga horária dos cursos tenha uma parte dedicada ao ensino à distância (EAD), ficando com quatro dias presenciais e um dia de ensino remoto. “Nesse início teremos cerca de 20% da carga horária já ministrada de forma à distância. Pela atual legislação do MEC, os cursos presenciais podem oferecer até 40% da carga horária em EAD. A experiência que estamos desenvolvendo agora é que cerca de 20% da carga horária desses cursos, tanto do Direito, quanto de Administração, já sejam ministrados em EAD. Isso significa que os alunos não precisarão ficar os cinco dias da semana na instituição”, conta o coordenador pedagógico geral da Faculdade São Vicente, professor Edélcio Stroparo.

Professor Edélcio Stroparo, Coordenador pedagógico (geral) e o diretor da Faculdade São Vicente, Jair Kulitch, falaram sobre a estrutura ofertada pela instituição durante entrevista à Najuá. Foto: Jussara Harmuch

O curso de Direito tem duração de cinco anos e contará com parcerias para o desenvolvimento de práticas jurídicas. “Elas serão desenvolvidas num espaço dentro da própria Faculdade São Vicente e a partir de agora que conseguiremos fazer os convênios com a entidades, com fóruns, cartórios e entidades públicas porque até então não tínhamos a portaria de credenciamento. A portaria foi publicada no dia 30 de dezembro de 2021”, explica Jair.

A Faculdade São Vicente também buscou parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “Nós temos um bom encaminhamento com a OAB, nós demonstramos o nosso curso e a nossa solidez em proporcionar um curso de excelência aqui na nossa região”, disse o diretor.

Já o curso de Administração possui duração de quatro anos. Segundo Edélcio, um dos principais diferenciais do curso é o corpo docente. “O principal diferencial do curso de Administração é a questão do corpo docente. É um corpo docente bem qualificado, na mesma medida do curso de Direito. São professores com titulação de mestre e doutores, experiência profissional, vivência acadêmica, com publicações, livros publicados, artigos”, conta.

O curso ainda possui projetos que devem ajudar empresários. “Uma inovação que é o Núcleo de Práticas Empresariais, um local onde vai se estabelecer uma articulação muito forte com o setor produtivo da região, auxiliando os empresários e empreendedores da região para que possam bem desenvolver suas atividades empresariais”, disse o coordenador pedagógico geral da Faculdade São Vicente.

Outra oportunidade de participar do mercado de trabalho é por meio da incubadora de negócios, em parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro). “A Ineti, que é a Incubadora de Negócios, que hoje está sediada na Unicentro, que é o principal parceiro disso, mas a Faculdade São Vicente também integra esse processo, desde o seu início em 2018. Mesmo antes da existência da faculdade São Vicente ela já era parte desse processo. A Faculdade São Vicente é uma das instituidoras da incubadora. A ideia é que os empreendedores que estiverem no curso, desenvolvam ali as suas atividades, e aqueles estudantes que desenvolverem ideia ou projetos, podem trazer isso para dentro da incubadora, desenvolver ali o seu negócio e a partir da incubadora, ir para o mercado de trabalho”, explica o coordenador pedagógico.

As aulas e atividades dos dois cursos serão realizadas no prédio construído aos fundos do prédio histórico do São Vicente. “Temos dois prédios. O prédio histórico que está em processo de restauração, boa parte do prédio já está restaurado. Nesse prédio serão sediadas as atividades administrativas do campus. No prédio novo serão todas as atividades pedagógicas, salas de aulas, biblioteca, sala de professores, laboratórios”, relata Edélcio.

A estrutura dos dois cursos também terá um diferencial. A biblioteca da Faculdade São Vicente terá 1.600 volumes físicos e outros 2.600 volumes digitais, que poderão ser consultados de qualquer aparelho com acesso à internet. “O aluno acessa o acervo através da homepage da própria instituição de qualquer lugar do mundo. Em qualquer lugar que ele esteja, sendo aluno (ele terá um código de identificação), ele acessa esse material e lá faz suas pesquisas, baixa o material, faz seus estudos, prepara os trabalhos”, conta o coordenador pedagógico geral da Faculdade São Vicente.

A biblioteca física ainda terá espaço para os alunos fazerem trabalhos em grupo. “Nós temos espaços adequados para os alunos para pesquisas individuais, pesquisas em grupo. Existe um espaço cultural também, articulado à biblioteca. A biblioteca tem uma configuração que foge um pouquinho do modelo tradicional, onde tem livros nas prateleiras e onde tem mesas que os alunos estudam”, explica Edélcio.

A inscrição para o vestibular dos cursos de Administração e Direito é feita de forma on-line no site vestibularsaovicente2022.com, por meio do preenchimento de um formulário. Não há taxa de inscrição, mas há possibilidade de doar dois quilos de alimentos não-perecíveis no momento da prova. As doações serão feitas para a Secretaria de Assistência Social que irá distribuir para quem precisa.

A prova presencial será aplicada no domingo, 30 de janeiro, das 9 às 13h. Não haverá exigência de comprovação de vacinação contra a Covid-19 para participar do processo seletivo. Porém, serão tomados os cuidados preventivos como o uso de máscara e distanciamento. “Nós estamos adotando todas as medidas recomendadas não somente pelos órgãos de saúde, mas também pelas normas do próprio MEC que estabelece algumas exigências e nós estamos cumprindo todas”, disse o diretor.

O resultado do vestibular deve ser divulgado no dia 4 de fevereiro. Já as aulas devem começar no dia 14 de fevereiro. Jair disse que ainda não há uma decisão sobre a exigência de vacinação para frequentar as aulas presenciais. “Nós estamos aguardando as orientações do MEC. Se é obrigatório ou não obrigatório. Nós pedimos para que aquele que tem a carteirinha que apresente até para maior segurança de todos. Mas ainda não foi definido pelo MEC e nós não tomaremos como medida enérgica. Vamos aguardar as orientações do MEC e solicitar daqueles que já detém o documento”, explicou o diretor.

Outras datas ainda poderão ser divulgadas. “Ao longo desse período, possivelmente nós teremos datas adicionais, como por exemplo, edital para recebimento de transferências externas, e outros procedimentos que são possíveis, como por exemplo, candidatos portadores de diploma”, disse Edélcio.

Neste vestibular serão ofertadas 50 vagas em cada curso. No curso de Administração, a mensalidade é de R$ 603 e no curso de Direito, a mensalidade é de R$ 956.

Parceria com Uniguaracá: A Faculdade São Vicente possui uma parceria com a faculdade Uniguaracá, com desmobilização de cursos à distância e presenciais.

Nos cursos à distância, a faculdade Uniguaracá oferta os cursos online. Já a Faculdade São Vicente disponibiliza a estrutura física para a realização de trabalhos. “Todos os cursos da Uniguaracá podem ser acessados aqui pela população de Irati, com realização das atividades laboratoriais aqui no campus”, disse Edélcio.

Segundo o coordenador pedagógico, a parceria favorece os estudantes que moram em Irati. “Os matriculados da Uniguaracá viajavam para Guarapuava para produzir o desenvolvimento das suas atividades. Isso não vai mais acontecer a partir de agora porque essas atividades serão desenvolvidas aqui em Irati mesmo”, disse.

A estrutura para esses cursos deve ficar pronta até o próximo mês. “Os laboratórios estão em fase final de organização. A ideia é que até final de fevereiro tenhamos já todos esses laboratórios organizados e aptos a receber todos os alunos dos cursos EAD da Uniguaracá”, conta o coordenador.

A parceria ainda inclui a oferta de três cursos de saúde que devem começar em 2023. Os cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Estética serão presenciais e a Faculdade São Vicente fará gestão dos cursos em parceria com a Uniguaracá. “São três os projetos que já estão em tramitação no MEC aguardando avaliação para autorização de funcionamento”, disse Edélcio.

Colégio São Vicente fechou uma parceria com a Uniguairacá. Foto: Paulo Sava