Publicidade Topo

notícias

Agência do Trabalhador de Irati oferece cursos para capacitação de profissionais

Prazo para inscrição dos interessados no curso de técnicas para açougueiro, que será realizado em parceria com o Senac, termina hoje, 14. Inscrições podem ser feitas no Senac de Irati/Paulo Henrique Sava
Inscrições para o curso de técnicas para açougueiro, oferecido pela Agência do Trabalhador de Irati em parceria com o Senac, terminam hoje, 14. Foto: Divulgação

A qualificação e a inclusão digital são essenciais para a entrada ou reinserção de trabalhadores no mercado de trabalho. Por este motivo, frequentemente a Agência do Trabalhador celebra parcerias para oferecer estas oportunidades de forma gratuita à população.

No final de 2021, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) para ofertar o curso de Técnicas Para Açougueiro. As inscrições se encerram hoje, dia 14, e podem ser feitas nas dependências do SENAC, na Avenida Vicente Machado. Estão sendo oferecidas 32 vagas. A capacitação é voltada tanto para profissionais que atuam na área quanto para aqueles que queiram trabalhar como açougueiros.

As aulas começam no dia 24 de janeiro e terminam no dia 18 de fevereiro, com uma turma das 07h45min às 11h45min e a outra das 13h15min às 17h15min nas dependências do Senac. As aulas práticas serão feitas em parceria com a Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Segurança Alimentar. A demanda por açougueiros foi intensa durante o ano de 2021, seja para auxiliar de produção ou açougues de grandes e pequenas empresas em Irati e toda a região, o que motivou a oferta do curso.

Parceria com o SESI - Outra parceria havia sido fechada em dezembro com o Serviço Social da Indústria (SESI), que ofereceu um curso de inclusão digital. Segundo o gerente da Agência do Trabalhador, Marcelo de Ávila Francos, esta é uma necessidade da população. “A qualificação e a inclusão digital se fazem importantes para colocações no mercado de trabalho. Em algumas conversas, a equipe do SESI nos procurou e fechamos uma parceria. Foi um curso de 12 horas bastante importante, realizado no início de dezembro”, frisou.

Os cursos são oferecidos para toda a população que precisa se recolocar no mercado de trabalho. Entretanto, a procura por estas oportunidades é muito baixa, lamentou Marcelo. “Infelizmente, para você ter uma ideia, nós tivemos o curso de Inclusão Digital com 50 vagas, mas apenas 13 inscrições e oito participantes. Agora, temos 32 vagas, mas não atingimos o número total de inscrições. Eu gosto de ressaltar que as oportunidades estão aparecendo, as coisas estão acontecendo, basta que a população nos procure e busque as entidades para que possa fazer estes cursos. Eu gosto de frisar esta questão da gratuidade dos cursos, que são amplamente divulgados”, frisou.


Vagas - No início do ano, a Secretaria de Estado da Família, Justiça e Trabalho (SEJUF) divulgou que as Agências do Trabalhador de todo o Paraná estavam oferecendo mais de 3 mil vagas de empregos. Em Irati, boa parte das vagas no início de cada ano se deve à safra, uma vez que a região é essencialmente agrícola. As ofertas são tanto para a área administrativa quanto para serviços gerais e tratorista. Anualmente, também é feita a contratação de trabalhadores para a colheita da maçã em Santa Catarina, segundo Marcelo.

“Este ano não foi diferente, nós temos a oferta e temos bastante vagas para a colheita da maçã, em Santa Catarina. Teremos em torno de 20 vagas para o pessoal ir para lá para trabalhar. São vagas temporárias, de safra, mas que [os trabalhadores] podem ficar até por três meses trabalhando lá, o que é um tempo razoável. As vagas de cooperativas da nossa região variam entre 30, 60 e 90 dias”, frisou.

Segundo Marcelo, a oferta de vagas em 2022 ficou praticamente igual à do ano passado. “Por que mais ou menos se equivale? Porque o setor agrícola, de safra, não é tão atingido pela pandemia. Isto foi dito por diversos produtores em oportunidades que o setor não para. Por consequência, estas são demandas que teremos todos os anos. O setor de safra não foi tão atingido pela pandemia. A quantidade de vagas que está sendo ofertada na Agência do Trabalhador se equivale de 2021 para 2022”, comentou.

Postos avançados - Recentemente, a Agência do Trabalhador inaugurou um posto avançado no município de Rio Azul. Trata-se de um projeto do Governo do Estado para ampliação dos atendimentos, fazendo captação de vagas, encaminhamentos para emprego e orientações sobre o Seguro Desemprego. A agência de Irati tem quatro postos avançados, em Rio Azul, Inácio Martins, Rebouças e Fernandes Pinheiro.

“Para a nossa região, foi um grande avanço, praticamente todos os municípios vinculados ao escritório regional da SEJUF de Irati são atendidos por Agência do Trabalhador. Para a nossa região, isto é importante justamente para os munícipes de cada um desses lugares não precisarem se deslocar até Irati para fazer seu Seguro Desemprego ou para que o empresariado possa anunciar as vagas diretamente no seu município e terem esta intermediação de relação de captação e oferta de vagas diretamente no município. São distâncias curtas, mas em tempos de pandemia, evita este deslocamento e o gasto que a pessoa tem para isto. Ter este posto avançado no seu município, facilita bastante”, frisou.

Os postos ainda não estão habilitando o Seguro Desemprego, o que deve ser feito diretamente no aplicativo Carteira de Trabalho Digital.

Gerente da Agência do Trabalhador de Irati, Marcelo de Ávila Francos. Foto: Paulo Henrique Sava