Publicidade Topo

notícias

Time de Futebol 7 de Irati fica em 2º lugar nos Jogos Abertos

Irati perdeu a decisão da fase final para Coronel Vivida, por 1 a 0/Rodrigo Zub

Jogadores de Irati que participaram da fase final dos Jogos Abertos em Apucarana. Foto: Divulgação

O time de Irati foi o segundo colocado da fase final dos Jogos Abertos do Paraná na modalidade de Futebol 7. A equipe iratiense perdeu a final para Coronel Vivida, por 1 a 0, na tarde de domingo, 5, na cidade de Apucarana, onde aconteceu a disputa da fase final.

Ao todo, Irati disputou cinco jogos no mesmo dia. Na fase de grupos, o time estreou vencendo Carambeí, por 1 a 0, com gol de Léo Precoma. Na segunda rodada, Irati derrotou Marechal Cândido Rondon, pelo placar de 3 a 0, com gols Toninho, Cristiano Fiori e Cezinha. A equipe perdeu a invencibilidade ao ser derrotada por Coronel Vivida, por 2 a 0. Mesmo assim, o time obteve a classificação para a semifinal. Nesta fase, Irati superou Laranjeiras do Sul. No tempo normal, houve empate em 1 a 1, com gol de Gabriel para Irati. Com isso, a disputa foi para o desempate no Shootout. Irati venceu por 3 a 1 e se classificou para a decisão.

Cristiano Fiori, que atuou na equipe iratiense durante a competição, relata que nos Jogos Abertos não houve decisão por pênaltis. “Nos Jogos Abertos tem uma linha traçada próximo ao meio campo, aí você tem cinco segundos para concluir. O árbitro fica de costas para você. Ele não vê o que está acontecendo. Ele fica cronometrando. Você tem cinco segundos para finalizar a jogada. Se ele apitar e você não finalizar não vale o gol. Dos cinco, fizemos três e erramos um. Eles fizeram um e o Topeira [goleiro de Irati] defendeu três. Com isso foi 3 a 1 para Irati”, explica Cristiano.


Na final, Irati reencontrou Coronel Vivida, que já havia sido algoz na primeira fase. A derrota por 1 a 0 tirou o título dos iratienses. Apesar disso, Cristiano considera que a campanha foi satisfatória, pois Irati superou o resultado da última edição dos Jogos Abertos, quando ficou em terceiro lugar no Futebol 7. Neste ano, sete equipes participaram da disputa. O time de Irati não contou com atletas importantes que jogaram outras competições em 2021. Durante a temporada, o Irati/Wisa foi vice-campeão da Taça Governador, campeão da Taça Cidade de Ponta Grossa e ainda participou da Copa do Brasil e Liga Nacional de Futebol 7.

“Fizemos uma boa competição. Cinco jogos no dia, três jogos na fase de grupo, semifinal e final foi muito cansativo, além da viagem, tivemos que sair de Irati meia-noite e meia, são cinco horas de viagem até Apucarana chegar lá tomar café, já se preparar para ir para o jogo, todos cansados, com sono, desgaste físico, emocional, com alguns atletas que até perderam a final do [Campeonato] Varzeano que foram com a gente, o Gabriel que foi campeão [pelo Sanhacinho]. Fomos com uma equipe reduzida do que disputou as outras competições, mas uma equipe competitiva. Perdemos duas vezes para Coronel Vivida no detalhe. Faltava um minuto e meio para o Shootout, erramos numa saída de bola e eles foram felizes. Acredito que encerramos esse ano de cabeça erguida. Porque a gente foi com uma equipe bem reduzida para lá, mas fizemos um bom trabalho, fizemos bons jogos, todas equipes difíceis de jogar, equipes que disputam Paranaense por outras regionais, que a gente só se cruza quando são Jogos Abertos, jogos bem disputados. Lógico fica constrangido de perder a final que escapou pelas nossas mãos, mas ficamos com o sentimento de dever cumprido. Quero agradecer a todos os atletas, secretaria de Esportes, que sempre está nos incentivando e apoiando e desta vez nós representamos o município com nome de Irati”, afirma Cristiano. Conforme ele, as boas campanhas de Irati em outras competições fizeram com que a equipe ganhasse prestígio no Estado seja com árbitros e jogadores de outros times.

Pela primeira vez em 2021, Cristiano atuou em jogos de Futebol 7 em competições oficiais. Nos demais campeonatos, ele foi treinador ao lado do professor Luciano Menon (X-Salada). A opção de jogar foi tomada em virtude do número reduzido de atletas. Com isso, Cristiano passou a ser uma opção a mais para realizar o rodízio entre os jogadores titulares e reservas.

Os atletas que representaram Irati na Fase Final dos Jogos Abertos foram: Toupeira (goleiro); Toninho, João Vitor e Gabriel (alas); William Korevar e Cristiano Fiori (fixos); Cezinha, Léo Precoma e Eduardo (meias) e Bruno Chuchu (pivô). Já a comissão técnica foi formada por Luciano Menon e Rafael Cardoso.

Após comandar Irati/Wisa durante a temporada de 2021, Cristiano Fiori teve a experiência de atuar como atleta na fase final dos Jogos Abertos. Foto: Divulgação 

Irati perdeu a final para Coronel Vivida. Foto: Divulgação

Irati superou resultado da última participação nos Jogos Abertos quando havia terminado em 3º lugar. Foto: Divulgação