Publicidade Topo

notícias

Rio Azul fará show de fogos no dia 31

Programação contará com show de fogos à meia-noite e apresentações musicais a partir das 21h/Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava e Juarez Oliveira

Banda Flor de Menina será uma das atrações da virada do ano em Rio Azul. Foto: Divulgação

O município de Rio Azul fará uma programação especial para a virada do ano na sexta-feira (31). A programação contará com show de fogos e apresentações musicais.

As atividades começam às 21 horas, nas proximidades da rodoviária, com a entrega da premiação dos participantes do concurso de decoração natalina Minha Cidade Iluminada. Logo em seguida, após às 22h, acontecerá um show musical com a banda Flor de Menina, de Ponta Grossa.

À meia-noite, ocorre o show de fogos no Morro do Cristo. O local terá apenas profissionais que irão preparar o show que poderá ser visto pelo público, próximo da rodoviária. “Essa queima de fogos que está sendo bem estruturada com blasters profissionais e após a queima de fogos, retornamos com a banda. Creio que vá até por volta das 2h da manhã”, disse o secretário de Indústria, Comércio, Cultura e Turismo de Rio Azul, Fábio Souza.

A expectativa é que mais de 2 mil pessoas participem do evento. Não haverá exigência de comprovação de vacinação para participar, mas a organização exigirá o cumprimento de algumas medidas como o uso de máscara.

O Tribunal de Contas chegou a enviar uma orientação aos municípios para que exijam o passaporte vacinal com a comprovação da vacinação nessas festividades. Contudo, o secretário alega que para eventos em locais abertos não é possível impedir a entrada e que a orientação é direcionada a eventos fechados, com uso de catraca. “Como é um espaço aberto você não consegue fazer esse monitoramento. Mas claro que pedimos que o pessoal use máscara, sabemos que o espaço aberto, as pessoas podem ficar um pouco mais afastadas”, explica.

Fábio ainda destacou que outras medidas serão feitas no evento. “A gente tem alguns pontos que queremos deixar disponibilizados o álcool em gel. Principalmente, nas barracas de alimentação, de bebida, esses pontos todos terão álcool em gel com certeza. E vamos estar colocando em todos três, quatro frascos de álcool em gel”, conta.

A programação não deverá ser transmitida totalmente pelas redes sociais. Segundo o secretário, a pasta havia planejado uma transmissão, mas não houve compatibilidade de agenda. “Mas de última hora acabou não dando certo por motivos de agenda. De repente, a gente coloca duas câmeras junto com a UBS, transmitindo. Mas aquela transmissão profissional que havíamos programado, devido falta de agenda, não vamos conseguir fazer”, revelou.


Durante a programação, haverá venda de lanches e bebidas feitas por comércios locais. “O interessante disso tudo é que nós não vamos cobrar taxa nenhuma dos vendedores. Porém, os vendedores tem que ser do munícipio de Rio Azul e estar em dia com suas tributações, por exemplo, alvará, impostos. É uma oportunidade de estar mostrando que Rio Azul tem um grande potencial”, disse Fábio.

O evento está sendo realizado com recursos próprios da prefeitura, por meio do orçamento destinado à cultura. A estimativa é que sejam investidos no evento mais de R$ 30 mil.

Segundo o secretário, a segurança é outro ponto que está tendo atenção. “A gente fez um projeto todo voltado com as orientações dos bombeiros. Nós teremos duas ambulâncias disponíveis até o final do evento. O caminhão pipa que vai estar lá na queima de fogos para auxiliar. Claro que esperamos que não ocorra, mas quando se trata de evento pirotécnico temos que ter toda a segurança. Temos o apoio da Rotam, Polícia Militar. Nós comunicamos a Promotoria Pública da realização do evento. Comunicamos o Conselho Tutelar. Quero agradecer desde já a Saúde de Rio Azul que disponibilizou os profissionais para estarem junto com a gente. Nós temos em torno de 20 a 25 seguranças privados no local para estar auxiliando para que as pessoas possam brincar e brincar com segurança”, afirmou.