Publicidade Topo

notícias

Mais de 100 pessoas participam da Caminhada Franciscana

Participantes recolheram lixo reciclável durante trajeto de sete quilômetros

Mais de 100 pessoas participaram da caminhada franciscana. Foto: Vanderlei Kawa

Mais de 100 pessoas participaram da Caminhada Franciscana na manhã de domingo, 12, em Irati. O evento ocorreu pelo 13º ano com organização dos franciscanos de Irati com apoio da Ordem Franciscana Secular e Pastoral da Comunicação da Capela São Francisco, que pertence à Paróquia Nossa Senhora da Luz. Os participantes percorreram um trajeto de aproximadamente sete quilômetros com quatro paradas para descanso. Durante o caminho, as pessoas recolheram os materiais reciclados que haviam sido jogados nas ruas.

A saída aconteceu às 6 h na Capela São Francisco. De lá, os fiéis seguiram até o Campus da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), onde foi realizada uma missa com a presença dos freis Antoninho e Daniel, que possui 81 anos e reside no bairro Mercês, em Curitiba. Apesar da idade, ele conseguiu percorrer todo o percurso caminhando e até se surpreendeu com o desempenho. “Estou admirado de caminhar tudo aquilo. Foi bom demais”, disse Daniel em áudio encaminhado para o franciscano, Vanderlei Kawa, que é um dos organizadores da caminhada.


O evento teve como objetivo refletir sobre a vida, paz, família e ecologia. Também foi realizada uma homenagem às pessoas que faleceram durante a pandemia de coronavírus. Os amigos e familiares também foram lembrados pelo sofrimento e dor em função da perda de entes queridos. A caminhada também é uma forma de celebrar o nascimento de Jesus Cristo durante o Natal que se aproxima. 

Durante o evento, os participantes recolheram lixo reciclável. Segundo Vanderlei, a quantidade de produtos recolhidos encheu 15 sacos de lixo de 50 litros. Moradores de cidades vizinhas como Rebouças e Teixeira Soares participaram da caminhada. O prefeito de Irati, Jorge Derbli, também esteve presente. Vanderlei agradece a todos que dedicaram um tempo do domingo para refletir sobre aspectos da sociedade no dia dedicado à Nossa Senhora de Guadalupe.

Missa foi realizada no auditório da Unicentro. Foto: Vanderlei Kawa

Caminhada foi concluída na Unicentro. Foto: Vanderlei Kawa

Foto: Vanderlei Kawa

Foto: Vanderlei Kawa

Foto: Vanderlei Kawa