Publicidade Topo

notícias

Lions Club de Irati arrecada alimentos para Campanha de Natal

Alimentos, doces e brinquedos estão sendo arrecadados até este sábado (18)/Karin Franco, com reportagem de Paulo Sava e Rodrigo Zub

 Presidente do Lions Club de Irati, Maria Inez Kozlik Robaszkievicz, ao lado do vice-presidente Emiliano Rocha Gomes. Foto: Rose Harmuch

O Lions Club de Irati está apoiando uma Ação Entre Amigos com o objetivo de arrecadar alimentos para famílias carentes do município. A ação está recebendo doações de alimentos não perecíveis, brinquedos e doces até este sábado (18). “Com a finalidade de darmos um suporte neste momento difícil que atravessamos de pandemia, onde a crise social e econômica afetou tantas famílias e nós, de certa forma, queremos ajudar algumas famílias que precisam com alimentos neste Natal”, disse o vice-presidente do Lions, Emiliano Rocha Gomes, durante entrevista à Najuá.

Os pontos de entrega que recebem as doações em Irati são: Faculdade São Vicente, Hospital dos Olhos de Irati, autoescola Senno, Boheme Bar e Gastronomia e os supermercados Ivasko e G-Center.

Emiliano explica que a ação já foi realizada no ano passado de forma independente, mas que a entidade recém-criada em Irati está apoiando a iniciativa. “A campanha foi escrita e elaborada pela coordenadora Andreia Moleta. No ano passado, ela coordenou um grupo chamado Ação Entre Amigos. A campanha de Natal se chama Ação entre Amigos e essa campanha, no ano passado, arrecadou cinco toneladas de alimento. É muita coisa”, disse.

A arrecadação é feita principalmente com empresas que queiram apoiar o projeto. “E ela está fazendo a captação de recursos das empresas e essas empresas estão contribuindo para que essa ação ganhe volume”, contou o vice-presidente do Lions Club de Irati.

A iniciativa também aceita doações de pessoas físicas nos pontos de entrega e por meio de Pix. As doações podem ser feitas por Pix no número (42) 9-9996-8316.


A expectativa é que a campanha arrecade mais do que no ano passado. Porém, Emiliano destacou que a quantidade de arrecadações não deve ser superior neste ano. “Talvez não tanto porque o momento, nós sentimos que não são todos que estão podendo contribuir. Nós entendemos pelo momento de dificuldade que todos estão passando”, analisa.

Ainda não há definição sobre o destino das doações da campanha. Segundo Emiliano, os membros do Lions Club querem entrar em contato com outros grupos que também estão realizando campanhas para que diversos bairros do município sejam contemplados. “De repente, nós focamos em dois bairros, outros grupos focam nos mesmos bairros, então a ideia é que todos os grupos se convirjam, de certa forma, e consigamos fazer uma distribuição organizada dessas doações”, explicou.

Essa não é a primeira ação que o Lions Club de Irati realizou no município. O clube já organizou a campanha “Despertando a solidariedade na infância” junto às escolas. “Arrecadamos mais de mil brinquedos, distribuímos esses brinquedos. Isso foi no mês de outubro, no dia 12 de outubro, no Dia das Crianças”, contou.

Outro projeto foi o de “Leitura Carcerária”. “É um projeto que está em andamento. A arrecadação passou mais ou menos de 40 livros. Pessoal está bem mobilizado”, afirma.

Essas ações são debatidas entre os membros do clube. “Essas ações estão sendo propostas e debatidas dentro do clube, com a aprovação e deliberação de todos os associados, essas ações estão sendo aprovadas mediante discussão”, contou.

Lions Club: O Lions Club é um clube de serviços que procura ajudar as comunidades em que estão. “O Lions Club é o maior clube de serviços do mundo hoje. Reúne 1,4 milhão de voluntários ao redor do mundo. Iniciou nos Estados Unidos, em Illinois, em 1956, pelo seu fundador Melvin Jones. Na época havia uma crise nos Estados Unidos e eles decidiram reunir pessoas, que não fosse pelo meio público, que pudesse ajudar a comunidade. Esse clube, assim como outros clubes de serviço, começou a crescer ao redor do mundo”, explica Emiliano.

Em Irati, uma filial do Lions Club chegou a ser montada há aproximadamente 40 anos, mas a iniciativa durou apenas por quatro anos. Neste ano, o Lions Club voltou à ativa em Irati, há cerca de três meses, tendo sua fundação efetiva há um mês.

A iniciativa surgiu com o Lions Club de Guarapuava, criado há dez anos. Os integrantes convidaram a atual presidente Maria Inez Kozlik Robaszkievicz e o vice-presidente do Lions, Emiliano Rocha Gomes, além de outros membros para compor o clube. “Nós convidamos mais ou menos uns 30 a 33 associados e fizemos a fundação, tem em torno de um mês e meio. Veio todos do Lions Club de Ponta Grossa, de Curitiba, Guarapuava, enfim. Do distrito LD1, que chamamos. Irati hoje faz parte do Distrito LD1. É um clube extremamente organizado, tem sua governadoria. Nós temos um governador do clube que é desse Distrito que é o LD1. Mas praticamente o que fazemos é algo extremamente básico: cooperar e ajudar a cidade. Quem tiver interesse de trabalhar, ou seja, despertar esse espirito de solidariedade será muito bem-vindo a participar conosco dentro do Lions Club de Irati”, explica.

As reuniões do Lions Club de Irati ocorrem na Faculdade São Vicente uma vez por mês presencialmente. Já a reunião da diretoria é realizada semanalmente no mesmo local.

Emiliano destaca que as ações do clube visam ajudar a comunidade, mas entende que não é a solução para todos os problemas. “Claro, que não é um trabalho que vai revolucionar o mundo. Mas estamos cientes que o pouco que fizermos, as ações pequenas são as ações que contribuem para um mundo melhor”, disse.

Além do trabalho com a comunidade, o Lions Club de Irati também quer atuar no próximo ano em uma ação de intercâmbio cultural que é feito entre os clubes. “Esse intercâmbio prevê que possamos enviar algumas pessoas para o exterior e recebendo pessoas. Nós queremos através do Lions Club promover intercâmbios para o nosso município”, contou Emiliano.

Quem deseja se filiar ao Lions Club de Irati pode mandar uma mensagem demonstrando interesse por meio das redes sociais. Link para a página do Facebook e do Instagram.

Mais informações podem ser encontradas nos sites: http://lions.org.br/ e http://distritold1.lions.org.br/.

Confira a composição completa da diretoria do Lions Club de Irati: 

Maria Inez Kozlik Robaszkievicz - Presidente;
Emiliano Gomes - Vice-Presidente; 
Leonardo Barroso - 2º Vice-Presidente;
Taylor Cabral - Tesoureiro;
Camila Schaefer - 1ª Secretária;
Daniele Ukan - 2ª Secretária;
Nelson Susko - Diretor Social;
Edelcio Stroparo - Coordenador de LCIF (Fundação);
Danielle Stroparo - Assessora GST (Equipe de Liderança Global);
Jhonathan Matheus - Assessor GMT (Aumento de Associados).