Publicidade Topo

notícias

IFPR abre inscrições para Processo Seletivo com vagas de Ensino Médio

Inscrições estão abertas até o dia 2 de janeiro de forma gratuita para os cursos técnicos de Agroecologia e Informática, integrados ao Ensino Médio

Processo Seletivo do IFPR para ingresso no Ensino Médio está com inscrições abertas até o dia 02 de janeiro. Foto: Divulgação IFPR

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) abriu Processo Seletivo para matricular alunos no Ensino Médio em 2022. Até o dia 2 de janeiro, os jovens que concluíram o Ensino Fundamental em 2021 poderão se inscrever de forma gratuita para os cursos técnicos de Agroecologia e Informática, integrados ao Ensino Médio. Para fazer a inscrição, o aluno precisa preencher um formulário no site do IFPR Campus Irati com todas as suas informações. Ele precisa ter concluído o Ensino Fundamental para ter direito à vaga.

Segundo a diretora do campus Irati, Ana Cláudia Radis, neste ano, por questões de segurança, a seleção dos estudantes será feita por sorteio público, o que possibilitou a oferta das vagas de forma gratuita. Neste ano, por conta da pandemia, não haverá a aplicação de provas. Serão duas turmas de manhã e outras duas à tarde. Ana explicou como funciona a metodologia de ensino da escola. “Nossos cursos de Ensino Médio já são integrados ao curso técnico, não temos a opção de o estudante fazer só o Ensino Médio: ele já tem as disciplinas focadas para a sua formação profissional também”, frisou.

Além das disciplinas do Ensino Médio regular, os estudantes que ingressarem no curso técnico de Agroecologia terão aulas sobre produção animal e vegetal, de solos, entre outras. Já o curso de informática, que tem foco no desenvolvimento de sistemas, oferece as disciplinas técnicas voltadas para a área de web designer. Serão 40 vagas por turma.


A diretora solicita que os estudantes que se inscreverem façam a matrícula também em uma outra escola antes de serem chamados pelo IFPR. “Alguns estudantes já fizeram matrícula em outras escolas. Não tem problema, nós até indicamos que façam a matrícula em outras escolas, e, se for sorteado, entramos com o processo de pedido de transferência para o IFPR. Caso haja necessidade de envio de documentos, isto será solicitado durante o preenchimento do formulário”, comentou Ana.

Mesmo com o sistema de sorteio público, a política de cotas para os estudantes está mantida para estudantes de escolas públicas, negros, pardos, indígenas e pessoas com baixa renda, segundo a diretora. “Ele [estudante] precisa analisar todas as opções que estão disponíveis no formulário. Ele precisa ler com muita calma, junto com seus pais ou responsáveis, para analisar em qual cota ele se encaixa. O sorteio será feito dentro de cada uma delas”, frisou.

Dentro de cada turma, serão oferecidas oito vagas para ampla concorrência; as demais serão distribuídas entre as cotas. O sorteio público será realizado no dia 12 de janeiro, com transmissão pelo canal do Youtube. A divulgação da listagem será feita no site institucional do IFPR. Mais informações podem ser obtidas pelo canal de WhatsApp exclusivo para o Processo Seletivo. O telefone é (42) 9-9869-3914.