Publicidade Topo

notícias

Cantora iratiense lança sua primeira música autoral

Single “Dona da Festa” é a primeira música de trabalho da cantora iratiense Any Soarez. Música fará parte do álbum “Seu Poder”, que será lançado em 2022/Karin Franco, com reportagem de Juarez Oliveira e Paulo Sava

Any Soarez lançou o single "Dona da Festa" no início de dezembro. Foto: Rafaela Scremin

A cantora iratiense Any Soarez lançou seu mais novo single intitulado “Dona da Festa”. A música faz parte do álbum “Seu Poder”, que será lançado no próximo ano.

Em entrevista à Rádio Nájuá, Any destacou que a música quer trazer uma mensagem de empoderamento às mulheres. “A ‘Dona da Festa’ é uma música que fala muito sobre liberdade. Principalmente, focado na mulher, na liberdade que a gente tem diante de fazer o que nós quisermos. De trabalhar com o que a gente quiser, de usar a roupa que a gente quiser. Então, fala muito sobre inúmeras mulheres que passam em relacionamentos abusivos, que sofrem algum tipo de violência física, psicológica. A minha música mostra que é possível de sair de relacionamentos, superar essas dores e voltar a viver com plenitude e felicidade”, conta.

A música “Dona da Festa” foi escrita pelo pai de Any, Luiz Cezar Soares. Segundo a cantora, a composição foi um presente de seu pai que a motivou procurar um modo de deixá-la eternizada. “Ele escreveu baseado em relacionamentos que eu já passei ao longo da minha vida. Durante a pandemia, a gente ficando mais em casa, trabalhando de casa, não podendo sair, ele acabou desenvolvendo esse lado de escrever, compor músicas. Ele escreveu Dona da Festa, me deu dê presente e falou: ‘Ó filha, faça o que quiser com essa música, se quiser lançar é tua’”, disse a cantora.


Com a letra em mãos, Any conta que foram cinco meses trabalhando na melodia da música, que tem a produção de Dyan Lohan. “Eu o conheci por causa dessa música. Ele é um grande amigo de um amigo meu. Entreguei a letra para ele e falei: ‘A gente precisa fazer alguma coisa com essa música’”, conta.

O processo de composição e produção foi um período enriquecedor para a cantora. “É um processo muito bacana. De você primeiro pensar sobre o que quer falar, qual tema você quer abordar, escrever sobre isso, levar para um estúdio, pensar junto com o produtor, que tipo de ritmo vai ficar legal, o que o pessoal vai gostar de ouvir. É muito bacana”, destacou.

O single “Dona da Festa” foi lançado no início deste mês e já pode ser ouvido na programação da Rádio Najuá, além das plataformas de streaming. O clipe também já foi lançado no YouTube e pode ser assistido neste link

A música estará no primeiro álbum de estúdio de Any Soarez que será lançado no próximo ano de um modo diferente. A cada mês, uma música do álbum será lançada. “Cada música minha vai falar sobre algum tipo de história, de tema relacionado às mulheres. A próxima música que vou lançar fala sobre os corpos das mulheres, a questão da nossa autoestima, a gente se sentir poderosa, se sentir grande. Eu tento trazer para as minhas músicas um debate sobre a gente livre e se sentir dessa forma”, revela.

O álbum marca a retomada de um sonho de infância. Natural em Irati, Any morou parte de sua infância em Inácio Martins. E foi na região que teve a oportunidade de participar de diversos festivais de músicas em CTGs, Festa do Pinhão, Rodeio de Irati, entre outros.

Porém, com 17 anos, Any se mudou para Curitiba onde cursou e se formou em jornalismo. Morando há dez anos na Capital, a cantora trabalhou neste período como repórter e assessora de imprensa.

Any conta que trilhou o caminho do jornalismo para poder contar histórias. “Entrevistar alguém, conhecer a história dela. Isso tudo eu sempre achei legal e bom. Vou fazer jornalismo para contar história de outras pessoas. Eu trabalhei muito nesta área, ainda trabalho como jornalista, eu trabalho com assessoria de imprensa. É uma carreira que eu gosto bastante e que me ajuda bastante na carreira como cantora. Entender de comunicação, a forma de se comunicar nas redes sociais, que tipo de conteúdo produzir”, conta.

A retomada na carreira aconteceu por causa de sua família. A composição do seu pai e experiências familiares durante a pandemia de Covid-19 fizeram com que ela retomasse o sonho de cantora. “Quando ele escreveu ‘Dona da Festa’, eu nem sabia que ele estava escrevendo uma música, foi uma surpresa muito grande. E a minha mãe. No começo desse ano, minha mãe teve Covid e ela quase faleceu, foi internada. Foi um momento muito difícil para a gente e quando a minha mãe recebeu alta, a gente conversou aqui em casa em como a gente vai adiando alguns planos da nossa vida, vai deixando a vida adulta atropelar. Trabalho, coisas e preocupações e esquece um pouco dos sonhos que a gente tem”, disse.

Antes do lançamento do trabalho autoral, Any publicou alguns covers de Vanessa da Mata, Glória Groove e Luisa Sonza em seu canal no YouTube. “Quando a gente começou a gravar ‘Dona da Festa’, eu falei: ‘Não adianta eu só lançar essa música do nada. Eu preciso pensar em alguma estratégia para que as pessoas me conheçam antes, conheçam a minha voz antes. Aí comecei junto com a minha produtora, La Vista, a produzir esses covers. Gravar em estúdio, bem produzido. Tenho um amigo que fez as filmagens para poder publicar para que o pessoal antes de lançar ‘Dona da Festa’ já conhecesse minha voz, já entendesse que estilo eu vou trazer nas minhas músicas”, conta.

Confira a música “Dona da Festa” de Any Soarez



Any Soarez vai lançar o seu primeiro álbum em 2022. Foto: Rafaela Scremin