Publicidade Topo

notícias

Câmara de Irati aprova moções de aplauso para comunidades polonesa e ucraniana

Neste ano, foram comemorados 130 anos da imigração ucraniana e 150 anos da vinda dos poloneses para o Paraná/Paulo Henrique Sava
Câmara aprovou moções de aplausos para as comunidades polonesa e ucraniana de Irati. Foto: Assessoria Câmara

A Câmara de Irati aprovou por unanimidade em única votação as Moções de Aplauso números 01 e 02/2021, que serão entregues para representantes das comunidades polonesa e ucraniana da região. Neste ano, foram comemorados 130 anos da imigração ucraniana e 150 anos da vinda dos poloneses para o Paraná. As duas etnias estão presentes na região. A entrega da homenagem para a comunidade polonesa será feita nesta terça-feira, 14, às 18 horas, na Câmara.

A vereadora Terezinha Miranda Veres, que propôs as duas homenagens, destacou que a primeira moção é uma forma de homenagear a imigração polonesa. “Estes imigrantes contribuíram muito para a formação do povo brasileiro, e desde o Século XIX, quando começou a se intensificar a imigração para o país. Neste ano, aconteceu a comemoração na qual os poloneses comemoraram 150 anos de imigração para o Paraná. É uma forma de prestarmos uma homenagem a estes imigrantes que tanto contribuíram para a formação do Brasil, do Paraná, e, em especial, do município de Irati”, frisou.

Já sobre a homenagem para os ucranianos, a vereadora ressaltou que a etnia celebrou 130 anos de imigração para o estado. “Nós temos que também prestar homenagem a estes imigrantes, que deram grande contribuição com a sua força de trabalho para o desenvolvimento do Brasil, do Paraná e, em especial, do nosso município de Irati, tanto no setor rural quanto nas áreas industriais, comerciais e culturais. Desta maneira, queremos prestar homenagem a estas etnias que tanto contribuíram para o nosso país, para o Paraná, a nossa cidade e município de Irati”, comentou.


O vereador Nei Cabral (PV), líder do prefeito na Câmara, falou sobre a importância da presença dos imigrantes na região. “Trouxeram muitos ensinamentos para nós, que hoje estão sendo utilizados para todo mundo. Gostaria de reforçar a minha gratidão a todos os poloneses e ucranianos do nosso Paraná, em especial de Irati e parabenizar os vereadores pela moção”, pontuou.

O presidente da Câmara, Hélio de Mello (PV) também destacou a importância das duas homenagens e lembrou que o município foi criado através da chegada dos imigrantes nesta região. As famílias contam até hoje histórias de luta e superação de seus ancestrais. “A própria história conta e são ouvidas nas conversas de muitas famílias uma história de luta, de superação, foram verdadeiros desbravadores que precisaram da força braçal para construir suas residências, seu meio de sobrevivência, constituir e formar suas famílias, dar educação, foram verdadeiros guerreiros”, enalteceu.

Segundo Hélio, a entrega das moções representa uma forma de agradecimento e valorização da história dos imigrantes no município. “São pessoas que acreditam, acreditaram e em quem vemos muita esperança. Nós já tivemos a denominação de ‘terra dos polacos’. Então, a Câmara Municipal vota, registra e reconhece, e com certeza nas próximas sessões, faremos a entrega destas homenagens”, finalizou.