Publicidade Topo

notícias

1ª Conferência da Fumicultura de Rio Azul acontece nesta sexta-feira

Entre os assuntos a serem discutidos durante o evento, estão o apoio aos fumicultores, as dificuldades e as soluções para o crescimento da fumicultura no município
1ª Conferência de Fumicultura de Rio Azul será realizada nesta sexta-feira, 03, a partir das 13 horas. Foto: Divulgação

Acontecerá nesta sexta-feira, 03, a 1ª Conferência da Fumicultura de Rio Azul. O evento será realizado no salão paroquial da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus a partir das 13 horas. Na oportunidade, serão discutidos o apoio aos fumicultores, o desenvolvimento nos aspectos socioeconômicos, as dificuldades e as soluções para o crescimento da fumicultura no município.

Durante a conferência, também serão tratados temas como a negociação do preço do tabaco, diminuição da classe, manutenção da rede elétrica nas comunidades rurais, impacto financeiro para os municípios produtores de fumo e o futuro da prática.

Será realizada uma palestra com Francisco Eraldo Konkol, representante da Comissão de Acompanhamento e Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Tabaco (CADEC) em Santa Catarina. O presidente do Sindicato Rural de Irati e representante da CADEC no Paraná, Mesaque Kecot Veres, também estará presente. Participarão do evento deputados estaduais e federais, além de autoridades e especialistas do setor do tabaco.

José Natal Pichibileski, um dos organizadores do evento, ressalta que os produtores precisam ser mais valorizados, pois sem eles as empresas não teriam produto para beneficiar. "Estamos falando de pais de família, de mães, de jovens e do futuro da fumicultura. Precisamos debater estas questões porque o produtor está vendo que cada vez mais está ficando com menos lucro, rentabilidade, e do jeito que está indo, a fumicultura vai se acabar. Não é que o produtor queira parar de plantar fumo, mas vai ser obrigado por questão de custo", frisou. 

Maiores informações sobre o evento podem ser obtidas com Fábio Souza, secretário municipal de Indústria, Comércio, Cultura e Turismo, pelo telefone ou WhatsApp (42) 99111-0474, ou pelo e-mail fabiosouzapr002@hotrmail.com.