Publicidade Topo

notícias

Procura pela 2ª dose da vacina contra a Covid-19 está abaixo do esperado em Irati

Segundo o setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Irati, somente 193 pacientes procuraram os postos de saúde para completar o esquema vacinal com a vacina da Pfizer em todo o município no início desta semana/Paulo Henrique Sava

Movimentação na Unidade Volante do Parque Aquático de Irati na tarde desta quarta-feira, 10. Foto: Paulo Henrique Sava

A procura pela segunda dose da vacina contra a Covid-19 está abaixo do esperado em Irati. Segundo dados do setor de Epidemiologia da secretaria Municipal de Saúde, 464 pacientes receberam a 1ª dose da vacina da Pfizer entre os dias 12 e 14 de setembro; entretanto, menos da metade deles (193 pessoas) compareceram no início desta semana para completar o esquema vacinal. 

A enfermeira-chefe do setor de Epidemiologia, Denise Homiak Fernandes, pede que toda a população fique atenta ao calendário de vacinação que vem sendo divulgado constantemente pelo município. “Mais uma vez reforçamos o pedido à população para que fique atenta ao calendário de vacinação que vem sendo divulgado, para colocar em dia o quanto antes a 2ª dose da vacina, garantir o esquema vacinal completo e consequentemente a imunidade e a proteção contra a Covid-19”, frisou, 

Ainda não foi possível contabilizar o número de pessoas que deixaram de tomar a 2ª dose da vacina da Astrazeneca, produzida pelo laboratório da Fiocruz, porque o município deixou de aplicar as primeiras doses deste imunizante no início de agosto. Para que o número de faltantes seja contabilizado, é necessária uma atualização no sistema de registro. Já em relação à vacina da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, o município recebeu poucas doses. Por isso, não levou em consideração o número de pacientes que não receberam a 2ª dose. 

 Quer receber conteúdo local da Najuá? Confira a descrição do grupo  

Já a busca pela 3ª dose por parte das pessoas que estão nos grupos elencados também está baixa. Até agora, completaram o esquema vacinal 1052 trabalhadores que atuam nos serviços de saúde, 51 idosos com mais de 60 anos que vivem nos asilos, 117 pessoas com mais de 90 anos, 505 entre 80 e 89 anos, 764 entre 75 e 79 anos, 1075 entre 70 e 74 anos, 212 entre 65 e 69 anos e apenas cinco entre 60 e 64 anos. Ainda não foi contabilizado o número de faltantes entre as pessoas imunossuprimidas. 

A Secretaria de Saúde lembra que, desde a última sexta-feira, 05, pessoas com mais de 60 anos podem receber a 3ª dose, desde que tenham recebido a 2ª dose há seis meses ou mais.