Publicidade Topo

notícias

Passeio ciclístico marca fim da campanha Outubro Rosa em Fernandes Pinheiro

O passeio teve o objetivo de conscientizar sobre exames preventivos e hábitos de vida mais saudáveis/Lenon Diego Gauron, com reportagem e fotos Sidnei Jorge (Sidão)

Ciclistas percorreram aproximadamente sete quilômetros durante o passeio ciclístico. Foto: Sidnei Jorge (Sidão)

A Prefeitura de Fernandes Pinheiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou um passeio ciclístico que marcou o fim da campanha Outubro Rosa, voltada à prevenção e diagnóstico do câncer de mama e câncer de colo do útero. No mesmo dia, o município deu início as atividades da campanha Novembro Azul, que é o mês mundial de combate ao câncer de próstata. 

O passeio que teve um trajeto de aproximadamente sete quilômetros, contou com 28 inscritos e 12 pessoas que trabalharam na organização do evento. Os alimentos arrecadados durante o passeio serão repassados para a Associação do Núcleo de Apoio ao Portador de Câncer de Irati (ANAPCI).

Em entrevista à Najuá, a prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, destacou que as ações do Outubro Rosa tiveram o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a prevenção. A própria prefeita participou do passeio após permanecer quase dois anos sem pedalar. "Muito feliz de ter aguentado esses sete quilômetros de pedal depois de bastante tempo sem praticar esse esporte, mas realmente estamos tentando levar conscientização à nossa população de que a prevenção é o melhor remédio”, afirmou.

Cleonice destaca que a campanha Outubro Rosa fez com que muitas mulheres do município procurassem por exames preventivos. A prefeita espera que os homens tomem a mesma atitude. “Foi uma coleta muito expressiva que nós tivemos, inclusive nos plantões à noite, a participação da população foi muito boa e agora aguardamos para que os homens venham fazer os exames preventivos e assim garantir a qualidade da sua saúde”, ressalta.

Apesar de muitas vezes existir um tabu, Cleonice espera que os homens continuem realizando exames preventivo contra o câncer de próstata. “Nós já temos há vários anos um trabalho de conscientização e os homens têm respondido de maneira muito positiva. Esperamos que esse ano não seja diferente e que eles venham ao encontro da equipe médica para garantir a sua saúde e fazer os seus exames preventivos”, orienta a prefeita.

Prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, participou do passeio ciclístico. Foto: Sidnei Jorge (Sidão)

No ponto de vista de Cleonice, os exercícios físicos são uma das melhores formas para prevenir doenças. Ela também ressaltou que o município oferece suporte profissional para quem busca um estilo de vida mais saudável. “Nós temos uma profissional de Educação Física desenvolvendo vários projetos e vale aí a vontade da população em participar das atividades nas academias de saúde, nos encontros da melhor idade e também no Parque da Prainha. Esperamos cada vez mais a participação da população e uma resposta positiva nessas atividades que previnem muitas doenças. Quanto mais atividades e exercícios fizermos, mas com a orientação de um profissional de saúde, como é oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde, com certeza se faz de forma mais correta e efetiva”, descreve.

De acordo com Cleonice, um outro passeio ciclístico deverá ocorrer no mês de novembro. “Já deixamos agendado para novembro mais um pedal e agradecemos à equipe Pedal Irati, que veio nos motivar, e convidamos a população de Fernandes Pinheiro para que venham participar conosco no mês de novembro. A conscientização da prevenção é o que mais vale para a preservação da nossa saúde”.

Confira mais fotos do passeio ciclístico